terça-feira, 10 de novembro de 2015

#SomosTodasSortudas


Eu sempre digo: O mundo mãe é cheio de "mimimi"!




Tudo começa quando você descobre que está grávida! Vem mil conselhos (uns com fundamentos, mas muitos sem). Coma isso, não coma aquilo, não faça esforço físico, faça alguma atividade física, e por aí vai. Quando o bebê nasce então? Meu Deus, mais uma infinidade de conselhos!

Mas para mim, pior que encher uma mãe de conselhos é julgá-la!

Quando eu estava grávida, li este post aqui: "Mãe não pode ser bicho cheio de mimimi", mas só fui ver o quanto ele é verídico quando eu ganhei meus filhos e mais ainda, quando pessoas próximas também ganharam os seus.

Esse post ilustra bem que o "mimimi" tem dois lados ou duas interpretações: Eu mesmo já vivi várias vezes os julgamentos (e ja julguei também)...

As vezes você está somente comentando algo sobre seu filho, e o "ouvinte" se sente ofendido como se você estivesse enfatizando que ele está errado. E as vezes você realmente enfatiza que o modo que o outro age é errado.



Meu parto foi feito por cesárea e a primeira pergunta que eu sempre escuto é: Mas não deu para ser normal não?

No meu primeiro parto realmente não deu, mas e se desse? Eu tinha o direito de escolher mesmo assim uma cesárea, não tinha? Eu fui menos guerreira porque eu tomei uma anestesia em que eu corro risco de ficar lesionada se os médicos erram, tive sete camadas de pele costurada, tomei mil remédios para a cicatrização? Quem teve todas as dores, sentiu o bebe sair, foi mais guerreira que eu? Não! Somos todas mães independente do tipo de parto!



Existem algumas imposições que são feitas que parece que se você não as segue, você é "menos mãe" que outras. Amamentar é uma delas... E eu sofri com isso!

Eu não gostava de amamentar (me julguem! rss...) e isso, durante minha primeira gravidez e lactação foi um motivo de desconforto muitoooo grande para mim! Era imposto que eu amaria amamentar, que eu iria ate chorar quando o bebê não quisesse mais mamar, mas comigo não foi assim. E isso gerou em mim uma culpa imensa! eu achava que eu realmente não era uma boa mãe, uma vez que eu não curtia tanto aquele momento (Só para constar, eu amamentei enquanto tive leite, porque por mais que eu não gostasse tanto eu sabia o quanto seria bom para eles). Já na segunda gravidez eu tive depressão pós parto e só amamentei porque tomei remédios...

Imagino então como fica a cabeça de uma mãe que não conseguiu amamentar, foi o que aconteceu com a jornalista Fernanda Gentil .



Se formos listar aqui os vários motivos de olhinhos tortos, teremos ainda com quem o filho fica para a mãe trabalhar, ou se ela não trabalha, se a criança come doces ou não, se dorme com você ou ja sozinho no quarto...

Vamos parar com os julgamentos... as vezes por trás de uma situação já mora um sentimento de culpa que, com o seu julgamento, só vai piorar! Nem sempre a situação que nossos filhos se encontram foram escolhas nossas, as vezes é o único meio de que dispomos!







E para encerrarmos de vez esses julgamentos, nós do Blog resolvemos lançar a campanha #SomosTodasSortudas, que na verdade já tinha começado no post do "Melhor ou pior: mãe que não trabalha." da Aline Caldas.

Levamos para nosso piquenique várias plaquinhas em que estavam escritas várias situações classificadas por mim como causadoras do "Mimimi"! E pedimos as mamães e famílias para acharem a que mais identificavam e tirassem fotos! O resultado foi lindo!!!

Todas as mamães que estavam lá são mães, independente de como foi o parto, de como o filho dorme ou com quem ele fica!



Quero agora fazer a vocês um convite:

Se você foi ao nosso piquenique e tirou fotos com nossas plaquinhas, pegue sua foto ai em baixo, coloque nas suas redes sociais com a hashtag #SomosTodasSortudas e relate se você já sofreu algum tipo de recriminação... seja pelo parto, amamentação, criação dos filhos... vamos mostrar as todo mundo, que independente de como você escolheu como seu filho vai ser criado, você é mãe... e diga-se de passagem, uma mamãe muito Sortuda.

E se você não foi ao piquenique e quer participar também, é só fazer sua plaquinha, tirar uma foto e postar com a nossa hashtag!


Confira abaixo as fotos maravilhosas que nossa querida Dione Lopes tirou para nós! Pegue a sua e compartilhe com a gente!


















Tem papai sortudo também!




Nós também amamos!



























Temos certeza disso!






































Tem mamãe sortuda de criança grande também!


Mais papai sortudo!




Gostosuras!!!!



Gostaram das fotos?

Nós vamos compartilhar em nas redes sociais as fotos que usarem a hashtag da campanha!
Vamos lá, abra o coração!

E lembre-se sempre: Menos julgamento e mais amor!

Beijos e mais Beijos 




Thaísa Freitas


_

2 comentários:

Obrigada!
Volte sempre!