quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Mãe Egoísta?


Ser mãe é viver numa eterna encruzilhada de decisões. É ter que avaliar o custo de oportunidade. Uma reflexão constante sobre as oportunidades renunciadas e uma reformulação contínua dos projetos de vida, dos sonhos, das definições de viver bem.

Era tudo tão mais fácil quando éramos apenas nós mesmas. Nós por nós! Mas a maternidade chegou e o que fazer com todos aqueles sonhos?



Um dos maiores (talvez o maior) desafios de ser mulher-mãe é enfrentar as normas e expectativas sociais impostas, com base no patriarcado, que costumam nos anular completamente e nos alegorizar “apenas” em mães quando parimos.

Tudo o que vem depois disso é uma cobrança sem fim da sociedade (e não é a parte mais distante da sociedade não! É a família, os amigos, os vizinhos...) para que estejamos integralmente comprometidas com as crianças.

Toda decisão será criticada, a mãe sempre será julgada! Enquanto continuarmos (mães, pais, famílias, escolas, rua...) reproduzindo machismo em nossas crianças.

E se nesse caminho a mãe retoma atividades suas, que trazem benefícios para si ou faz algo sozinha, longe de companheiro e/ou filhos, é rotulada como egoísta!

Bem, egoísmo é quando uma pessoa coloca seus interesses, desejos, necessidades em prioridade, em detrimento das pessoas que estão em sua volta. Então se levarmos ao pé da letra... Não é o que todo mundo faz com muita naturalidade? Quando as pessoas escolhem um emprego ou outro, quando decidem romper uma relação, quando fazem qualquer coisa que não vai de encontro com o desejo dos outros?

Não é o que grande parte dos homens/pais fazem? Ao obrigar mulheres ficarem em casa cuidando do lar e das crianças enquanto trabalham, encontram com os amigos para jogar, beber e viajar? Não é o que os pais que simplesmente abandonam os filhos aos cuidados das mães, não pagam pensão ou pagam uma miséria reclamando, não buscam os filhos para passarem um tempo com ele, não assumem qualquer responsabilidade ou cuidado com a criança fazem?

Então por que a mãe que decide fazer algo por si, realizar um sonho ou ter um tempo só é taxada de egoísta? Problemática? Que não ama o filho?

Porque existe um papel social que nos é implicado, muito bem delimitado para manter as estruturas de poder entre homens e mulheres, para manter a territorialidade ocupacional, para nos silenciar e adestrar. Para nos fazer sentir culpadas.

Precisamos sempre nos manter atentas na garantia dos nossos direitos, no clamor incessante de “lugar de mulher é onde ela quiser”.

E meu melhor conselho é: avalie as oportunidades, pense em seus filhos, mas pense em você! Sua vida é muito importante também! Seus sonhos são importantes! Então não desista!

Sei que não é fácil romper essas estruturas, ainda mais quando não temos uma rede de apoio e mesmo quando temos ela não deixará de nos julgar e condenar.

Em meus próximos textos vou contar como tem sido a grande transição que estou fazendo: de morar em outro Estado e deixar meu filho aos cuidados do pai.

Quando falo isso, as pessoas começam uma tempestade de comentários, mas a principal pergunta é: E SEU FILHO? E nós sabemos o quanto isso é perverso ao perceber que se fosse o pai em meu lugar provavelmente essa pergunta não existiria. O "problema" seria amenizado.

É isso, nosso modelo de poder e privilégio nos intoxica! Mas eu sei que tomando essa decisão, também serei o melhor exemplo para o meu filho aprender que mulheres são livres, que pais exercem o cuidado e que podemos todos voar em direção aos nossos sonhos.  





_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!