segunda-feira, 11 de abril de 2016

Vem aí uma coluna recheada de coisa boa: Mamãe Funcional


2016 chegou com aquela famosa listinha de "coisas que devemos fazer em 2016!". Tanto na minha, quanto na da Helô, podia-se ler: "Cuidar mais de mim!"
O primeiro ano de um filho é trabalhoso, intenso e exige muita dedicação. Não que com o passar dos anos não nos dediquemos aos nossos filhos, mas com o tempo eles vão para a escolinha e conquistando espaço e independência. Tudo tem a sua hora. Passado esse ano de infinitos, aqui estamos nós, cuidando da gente num projeto de vida saudável 4ever!



Mas antes de entrar em detalhes desse ano, que veio para mudar nossa saúde, é preciso lembrar que a preocupação com a alimentação familiar surgiu com a gravidez e com mais afinco com a chegada das meninas. 
Grávidas, em geral,  lêem muito sobre alimentação saudável, as informações chegam através do seu obstetra, do amigo, mãe, cachorro, papagaio e periquito. Mas mudar hábitos alimentares de anos para a saúde do feto é um desafio. eu cometi vários deslizes e comi muito doce na minha gravidez, por exemplo. Ficamos entre realizar os famosos desejos que maioria das grávidas tem ou se alimentar de maneira disciplinada e correta.
Chega o bebê com uma penumbra de que a qualquer instante, no menor dos deslizes alimentares lá está você causando uma crise intensa de cólica em seu filho. Eu cortei TUDO de leite durante 3 meses, fora café, feijão, pimenta... Lia, me falavam ou tinha no mínimo um mito, não comia. 
Então, é chegada a hora do bebê comer frutinhas, papinhas, tudo direitinho até a frase de seu querido pediatra: "Agora ele pode comer o que você come!" 
E aí? Vocês repensaram na alimentação de vocês?


Eu não sou das pessoas mais disciplinadas e o que eu resolvi fazer foi um seguinte: em casa eu regro tudo! Doce, açúcar, refrigerante nem pensar, bolachas recheadas, bolinhos e outras coisinhas nem entram aqui, mas se estou na casa de amigos o familiares que a oferecem e tem outras crianças comendo, não sou tão rigorosa. Tem dado certo, ela comer fora de casa não atrapalha o seu paladar aqui. Sou muito seletiva nos lanches que mando para a escolinha também, sempre mando uma fruta e pedi para as professoras todos os dias oferecerem esta primeiro.
Viu como é mãe? Apresentei a coluna com um desejo de ano novo de "Cuidar mais de mim!" e aqui estou eu falando e falando sobre a alimentação da minha filha. Onde quero chegar?
A alimentação saudável não pode ser enxergada para se ter um corpinho bonito, focada na vaidade, ela deve ser uma mudança de hábito para a vida e para família! A sua relação com o alimento faz toda a diferença. Resolvemos criar a coluna Mamãe Funcional baseada em novos hábitos que surgiram com a  vontade de nos cuidar e fazer da nossa alimentação uma aliada para nossos desejos que não se limitam a nós, e  vão de filhos adoecerem menos à uma barriga negativa.


Não podemos deixar de fora o exercício físico que é primordial para uma saúde exemplar. E essa foi nossa grande conquista esse ano, termos uma hora para fazer exercícios por dia! Que coisa boa! Para mim, ano passado era algo impraticável e hoje aproveito o meio período que a Cecília está na escolinha e tiro uma hora para mim, para minha saúde.
Ansiosas? Aguardem que os posts estarão aí para inspirar, ajudar e encorajar vocês!


Beijos,


Aline Caldas Viterbo



_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!