terça-feira, 12 de abril de 2016

Sendo confundida com grávida (sem estar grávida)


Diferente de algumas mães, e parecida com outras, eu não tive facilidade em voltar o meu corpo após o parto. Escutei a minha vida inteira: "Quem amamenta emagrece!". Aonde gente? hahahaha! Não colou essa comigo. Me falaram também sobre o parto normal, que pode ajudar no retorno do corpo. Bem, o meu foi cesárea e isso pode ter influenciado, mas o fato é que não foi nada fácil para mim.


Eu vivenciei um fenômeno, muito comum a alguns casados recentes: casei e engordei. kkkkkkkkk. Em 5 meses, 6 kg a mais. Logo após, engravidei. Fui uma grávida bem disposta e muito animada! Não senti enjoôs e me alimentei de forma saudável, levava minha saladinha para o trabalho para complementar o almoço e comia de 3 em 3 horas. O resultado foram 12 Kg e uma barriguinha linda! Me senti uma grávida linda, mas confesso que quando cheguei ao final da gravidez eu já estava com os 12 kg + 6 kg (do casamento), ou seja, 18 kg a mais que o meu peso comum. As últimas semanas foram de muitas dores nas articulações, e a bursite, problema antigo, atacou, e não havia posição que me deixasse confortável.

Nesta foto eu estava realmente grávida, ok? =)

Marina nasceu, muitos kg foram embora no parto. Me senti meio desconjuntada mas pensei que logo passaria, e estaria em forma novamente. Sabe aquela sensação de olhar no espelho e se sentir um "e.t.", mas à espera de um milagre? hahahaha! Estou sendo sincera pois foi assim que me senti. Os meses foram passando e nada, pelo contrário, o silicone natural foi diminuindo, o quadril continuou meio fora de medida, as roupas pareciam não serem minhas... 6 meses, 8, 9 ....1 ano, 1 ano e 3 meses... Por momentos pensei que não seria possível voltar ao que era antes.

Ao mesmo tempo em que estava insatisfeita, nada eu estava fazendo para melhorar esta situação, Confesso que a rotina louca me deixou sem disposição alguma para fazer qualquer atividade física, tão quanto, me alimentar corretamente. Eis que em um dia abençoado, estava em meu antigo trabalho e saí no corredor e uma colega gritou:

 "O QUÊ? NÃO ME DIGAAAA! 
(Todos já estavam olhando para mim.
Faltou apenas uma luz branca vir do céu e um coro gregoriano "Ohhhhhh") 
DE NOVO? 
VOCÊ ESTÁ GRÁVIDA DE NOVO?"

E a vontade de enfiar a cabeça embaixo da terra e ficar por lá alguns segundos. Fiquei estática, com os olhos esbugalhados e naquele momento até eu mesma estava acreditando que estava grávida, de tão enfática que ela foi. Todas as pessoas que estavam no corredor já estavam me dando parabéns! kkkkkkkk. Juro! Não foi fácil. Falei que não estava, fiquei chateada (óbvio) e fiquei com aquele "ovo" na garganta. Se alguém me perguntasse "O que fooooooi?" Eu choraria três dias direto. 

No mesmo dia, minha pequenininha passou mal e foi preciso levá-la à urgência do hospital. Entrando no consultório a médica disse: "Lá vem mais um bebê aí!", e passou a mão na minha barriga, com um sorriso largo no rosto.


Oh geeeente, melhor comentário não havia de ter né?

Mas sabe que existem dias que são marcos, e esse foi o dia em que comecei a mudar. Percebi que milagres não iriam acontecer sem o meu esforço. E tenho que agradecer a estas duas abençoadas pelos "elogios" pois eles me fizeram abrir os olhos para algo que eu mesma já estava acostumada. Já havia me acostumado àquela estranha forma corporal. E foi preciso mudar! E foi bom mudar! Muito bom!

Comecei fazendo meia hora de caminhada após o almoço. Os tão inocentes 30 minutos estavam me fazendo um bem danado! A respiração melhorou, tinha tempo comigo mesma para colocar as ideias em ordem, conhecia o comércio próximo ao trabalho (tá bom, isso não é nada bom! kkkkkk) e sobretudo, comecei a cuidar de mim! Os primeiros resultados começaram a vir e o principal deles: melhorei a minha relação comigo mesma! Cuidar de si é tão importante quanto cuidar de um filho! 

E parece que quando queremos mudar o universo conspira ao nosso favor! Em janeiro, eu e a Aline fizemos o curso de Culinária Natural, Consciente e Funcional, da Patrícia Pádua, da Om Mani. Descobri um universo de possibilidades para alimentações, que nunca havia imaginado, e todas elas pautadas na qualidade do alimento, na potencialização da saúde através deste e no bom funcionamento do corpo com alimentos que são necessários e corretos! É impressionante a contribuição que cada um pode deixar para o próximo! E desta vez, uma feliz e gostosa contribuição!


Comecei a mudar a alimentação e em pouco tempo os resultados começaram a aparecer! E foi aí é que a motivação maior surgiu! Fiquei tão empolgada que comecei a fazer atividades físicas frequentes, mais intensas, e acompanhamento com uma nutricionista funcional e esportiva.

Nos próximos posts contarei à respeito dos exercícios físicos e do acompanhamento nutricional. Vocês vão poder acompanhar por aqui como andam as metas, resultados, receitinhas etc, tudo com boas pitadas de amor! Vai vir muita coisa bacana na coluna Mamãe Funcional! E um dos projetos para este ano, que estou achando desafiante e instigante, é montar o cardápio para o aniversário da Nina, usando alimentação natural e funcional! Como será que vai ser isso hein? Então não deixe de nos acompanhar por aqui pois prometemos contar nossas peripécias e trazer muito conteúdo legal!

Para finalizar quero compartilhar alguns aprendizados desta nova fase, que compartilho com muito carinho:

1) Ginástica e boa alimentação são aliados PERFEITOS! Mais do que uma questão estética, é uma questão de saúde!
2) Exercitar-se por uma hora por dia representa apenas 4% do tempo diário.
3) Se não houver esforço não há resultado positivo.
4) A alimentação balanceada precisa se tornar uma rotina comum, e não uma obrigação. 
5) Prepare sua comida com amor!
6) Faça atividades físicas que lhe dão prazer. Dance, caminhe, pule corda, ande de patins... descubra aquilo que lhe deixa motivada!
7) Prepare sua comida com antecedência. No domingo, aqui em casa, monto o cardápio da semana, já deixo as carnes temperadas, lavo os vegetais, faço leite de coco, já deixo picadas ou raladas parte das saladas etc. Isso economiza um tempão durante a semana!
8) Seja persistente! 
9) Se quer mudar, mude. Não coloque obstáculos, muito menos ache que com outras pessoas é mais fácil, e que com você não vai funcionar. Foque em seus objetivos e conquiste os seus resultados! 
10) Somos a obra mais linda de Deus! Poder ser mãe e ter uma vidinha linda nesse mundo para amar é maravilhoso. Tantas coisas positivas chegam junto com um filho! Mudanças vão acontecer na vida, no corpo e nas rotinas. Com o tempo as coisas vão chegando no eixo e vamos conseguindo colocar nossos projetos, sonhos, ideias e metas em andamento!

Se você quer melhorar a sua saúde e também a da sua família, 
não deixe de nos seguir!

#mamãefuncional
#mamãesortuda


Um beijo! 


_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!