terça-feira, 15 de maio de 2018

A chegada da segunda filha....



Quando dizem que “Nenhuma gestação é igual a outra”, é verdade mesmo! E nenhum parto é igual ao outro também.
Se você teve um parto difícil, não se prenda a isso como empecilho para ter outro. Você pode se surpreender!
Se você teve um bom parto, vá na fé que outros também serão, mas se prepare para tudo!

Minhas 24 Horas, gestação, gravidez, cuidados na gravidez, dicas para segunda gravidez, segunda gravidez, Nasceu uma Mãe, maternidade real,


Eu sempre quis ter duas filhas e com idade próxima. Deus foi bom demais comigo e consegui exatamente o que queria. Mas confesso que é nada simples!

Gravidez não é fácil (enjoo, desconforto, dor, alteração de humor...).
Segunda gravidez então, nem se fala! Além de tudo que uma gravidez traz, ainda temos que cuidar do primeiro filho, cuidar melhor da casa, das roupas...
No primeiro filho, podemos dar uma relaxada nas atividades domésticas, no segundo não podemos fazer isto, pois há uma pessoinha que depende de nós!

Minha segunda filha, por exemplo, quis nascer a partir de 32 semanas. Tive que usar remédio e fazer repouso para segurá-la no forninho por mais um tempo.
Remédio: ok.
Repouso: fiz o que foi possível! Minha filha pedia colo, pedia para brincar com ela, pedia para jogar bola, sentar no chão, ir ao banheiro, dar banho... Como privá-la de tudo isso?

Mas, se você pretende engravidar de novo, saiba que vale muitooo à pena!
Apenas encontre um jeito de suprir as necessidades do(s) filho(s) que já tem, cuidando do que está na barriga!

Só quer ficar grudada na "rimãzinha"

Por aqui foi assim:

Gestação: As duas foram relativamente tranquilas. Eu tenho hipotireoidismo, então tenho que ter um cuidado maior. Mas, não tive nada grave em nenhuma das gestações. 
Durante a primeira, fiz pilates e na segunda não consegui e isso fez muita diferença. Se você puder fazer atividades físicas, faça. A diferença é bem grande!


Enjoos: Na primeira gravidez, emagreci 6kg no início, de tanto enjoo. Na segunda gravidez, foi tudo muito tranquilo!!!


Duração: Dizem que a segunda costuma adiantar. Já vi que depende. Conheço quem teve o primeiro com 38 semanas e o segundo com 41, por exemplo. Não faça planos pensando que vai adiantar. Deixe as coisas acontecerem naturalmente, tudo no tempo do filhotinho...
  • Primeira: 38 semanas e 2 dias
  • Segunda: 37 semanas e 4 dias



Peso e altura: As minhas princesas nasceram bem parecidas (pequenas e magras), mas o tamanho dos bebês pode variar bastante. O peso e o comprimento do bebê sofrem influencia as condições maternas, como idade, alimentação e nutrição, estado da placenta, diabetes, hipertensão, uso de drogas, tabagismo...
  • Primeira: 47cm; 2,850kg
  • Segunda: 46cm; 2,600kg



Trabalho de parto: Ouvi, desde sempre, que o segundo filho "sai" mais fácil e mais rápido. Médicos me disseram isso várias vezes (principalmente pelo meu risco de parto prematuro). Mas isto também foi bem parecido nos dois partos. 
  • Primeira: Chegada ao hospital: 2h; Internação: 6:30h; Nascimento: 10:48h.
  • Segunda: Chegada ao hospital: 5h; Internação: 8:30h; Nascimento: 12:45h.



Dificuldades durante o parto: Contei aqui sobre os dois partos. Tive dificuldade nos dois. Mas, a maioria dos casos não passo por este tipo de coisa. Então, relaxe.
Caso queira ler meus relatos: parto (a)normal 1; Parto normal 2.
  • Primeira: Cordão enrolado no pescoço
  • Segunda: Fibrose no episiotomia do parto anterior



Anestesia: os tipos de anestesia comuns no parto são peridural e raquidiana, que permitem que a mãe fique insensível à dor do peito para baixo, mas permanece consciente durante todo o processo. Eu tomei a raqui durante uma cirurgia e tive muitos efeitos colaterais, como fortíssima dor de cabeça. Então, nos dois partos, solicitei a peridural. Caso não saiba a diferença entre elas, converse com seu médico, leia sobre e converse com o anestesista do parto!
  • Primeira: Não pegou. Eu acho que recebi 7; meu marido diz que foram 9 (ele deve estar certo, pois eu não estava muito em condições de contar, rs) e nenhuma pegou, nem a local para costurar e então me sedaram!
  • Segunda: Anestesiada e feliz. Tomei 3 doses que foram suficientes para o trabalho de parto e parto.



Amamentação: Aqui escrevi sobre minha mastite. Devido a essa dificuldade, frequentei bancos de leite, maternidades. Aprendi muito sobre. Talvez seja por isso também que tudo ficou mais fácil desta vez.
  • Primeira: Não conseguia sugar, feriu meu seio e tive que usar bico de silicone.
  • Segunda: Pegada perfeita desde a primeira hora de vida



Tempo no hospital: dizem que após parto normal a saída é em 24 horas e após cesariana a saída é em 48h, mas isso não é totalmente verdade. Vários fatores podem influenciar como o estado da mãe, o estado do bebê, o horário de alta no hospital...
  • Primeira: 24h; Anna nasceu ás 10:48. O horário para dar alta era até 11h. Já tinham dado 24h, então nos liberaram.
  • Segunda: 45h; Maria nasceu às 12:45. O obstetra tinha até 9h para liberar e o pediatra até 11h para liberar o bebê. Como era inferior à 24h, optaram por nos liberar no dia seguinte.



Apgar: Conhecido como a "nota do bebê". Teste que consiste na avaliação de 5 sinais do recém-nascido, atribuindo-se a cada um dos sinais uma pontuação de 0 a 2. O teste, aplicado duas vezes (no primeiro e no quinto minuto após o nascimento), é utilizado para avaliar o ajuste imediato do recém-nascido à vida extrauterina, sendo que os sinais avaliados são: frequência cardíaca, respiração, tônus muscular, irritabilidade reflexa e cor da pele. 
  • Primeira: 8 / 9
  • Segunda: 3 / 9



Com a irmãSe tem uma coisa que aprendi é que com o segundo filho o amor não se divide, ele multiplica!!!
Mas, gente, tenho dois bebês em casa, né?! A diferença é de 2 anos e 7 meses!
Anna é chorona. Praticamente todas as vezes que ela chora, a Maria chora também. A minha vontade é chorar junto!
E quando uma está mamando e a outra quer também? É uma no peito e outra no colo, tomando mamadeira.
Aí vou trocar fralda de uma e a outra quer ir ao banheiro.
E por aí vai. 
Tem que ter muito jogo de cintura e bom senso, para o filho mais velho não se sentir enciumado. 

Assistindo desenho após a escola
Ajudando a fazer o kit higiene

Pediu para virar um "pacotinho", como a irmã
Minhas 24 Horas, gestação, gravidez, cuidados na gravidez, dicas para segunda gravidez, segunda gravidez, Nasceu uma Mãe, maternidade real,


Sabe o que facilitou muito esse segundo parto? Conhecimento! Eu conversei muito com minha médica e com a médica que fez o parto, eu entendia os procedimentos, eu sabia o que queria e o que não queria.

Portanto, leia, converse com pessoas... Saiba como são feitos os partos. Procure por pessoas que tiveram filhos no hospital onde você pretende dar a luz e converse sobre tudo a respeito do lugar, visite a maternidade antes do parto, saiba regras... Vai te ajudar muito a ter um parto tranquilo!

@minhas24horas






_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!