terça-feira, 16 de maio de 2017

Mãe Solteira? Você quis Dizer Mãe Solo!

Quem não acha linda uma família de papai, mamãe e filhinhos? Até descobrir que por trás desse padrão existem N problemas e pessoas que precisam "manter a aparência" para não virarem motivo de escândalo entre familiares, vizinhos, sociedade! 

Existem famílias "tradicionais" que são lindas! É verdade! Mas existem famílias que fogem desse padrão e que são lindas também. Não é porque a família segue uma outra "configuração" que ela é infeliz. Temos que admitir! Seguir o padrão tradicionalmente aceito não significa, necessariamente, ter/ser uma família feliz ou que não tem lá seus graves problemas. 

Família é uma dupla, um trio, um quarteto, um grupinho que tem grau de parentesco e/ou são ligados por laços afetivos. Então, no quadradinho chamado lar, cabem inúmeras formas de amor que podem ter ligações muito mais fortes do que as tradicionais. 

Hoje vou falar sobre a família de "mãe solo". O que é? Vou explicar!

Mãe Solo - Thaiz Leão

Quem nunca ouviu alguém chamar uma mãe de "mãe solteira" ou mesmo tratou de chamar? 

Pois é! É comum! Ainda é! É aquela história bem pejorativa... Fulana é tão bonitinha, mas é mãe solteira... Coitado de fulano! A filha é mãe solteira... De boa família e mãe solteira... Imagina os pais dela! Que desgosto ter uma filha que é mãe solteira...

- E você tem filhos? 
- Sim!
- Ok. Estado civil?
- Solteira.
- Ah, sim! Vou anotar... Mãe solteira!

E o "pai solteiro"? Já ouviu isso? Juro! Eu nunca vi ninguém ser chamado de pai solteiro.

Mãe Solo - Thaiz Leão

É a reprodução de uns conceitos que ficaram lá no passado. Estranho como conseguimos evoluir tanto em tantos aspectos, mas alguns pensamentos e ideias parece que ficam na herança genética, porque não conseguem desaparecer. 

Não parece, mas já passamos há algum tempo da época em que as mulheres eram obrigadas a casar, que suas vidas eram resumidas em seguir ordens e ser um bom produto para a venda, ops! Uma boa moça para um bom rapaz (de preferência de boa família). Deveria saber cuidar da casa e ter muitos filhos. Era um tempo onde as famílias pagavam até "dotes" para quem decidisse casar com sua filha. Quem prestou atenção na aula de história do colégio deve lembrar: mulheres são seres inferiores, de cabelos longos e ideias curtas. 

É! Acho que sim! Por causa dos meus ideais eu teria sido jogada na fogueira, decapitada na guilhotina... Mas precisamos falar sobre isso! Porque por baixo de todo esse julgamento e toda essa expectativa social existem mulheres que são mãe solo, que precisam levar uma vida como qualquer outra pessoa. 

Mãe Solo - Thaiz Leão

O que é uma mãe solo? É aquela mulher que se responsabiliza pela maior parte da criação de um filho. Ainda não entendeu? É aquela mulher que:

 foi abandonada pelo pai da criança;
 separou, mas o pai não entendeu que separou dela e não da criança;
 separou, mas a criança fica a maior parte da semana, do mês ou do ano com ela;
 quis ter uma criança com uma pessoa qualquer só porque queria ter e criar um filho;
 adota sozinha uma criança;
 decidiu fazer uma inseminação artificial porque não queria um parceiro, mas um filho. 

Ah! Está pensado que não se enquadra na definição? Calma! Uma mãe solo também é aquela mulher casada, mas que cuida mais da(s) criança(s) do que seu parceiro. Já pensou sobre isso? O quanto da criação de uma criança é compartilhada? Mãe solo é uma definição para uma mulher que é a principal investidora dos cuidados dos filhos. Não é apenas sobre questão financeira, apesar de ser uma variável fortemente associada, mas sobre tempo e esforço, sobre disponibilidade. 

Mãe Solo - Thaiz Leão

Então, não é mãe solteira que diz. Ser mãe independe do estado civil, do status de relacionamento. Mãe não é estado civil!

Por algum tempo estive rascunhando sobre esse assunto, porque é impossível pensar na luta feminina e na luta materna e simplesmente anular a concepção de "mãe solteira" que é recorrente no convívio social.

Mãe Solo - Thaiz Leão

Eis que recentemente começaram a surgir nas redes algumas histórias e debates sobre o assunto, então tratei de tirar o rascunho da gaveta e não deixar mais para depois. 

Uma notícia recente foi sobre um experimento social em um aplicativo de relacionamento. Uma mãe solo foi fortemente condenada pelo simples fato de ser mulher, separada, mãe e utilizar um aplicativo de relacionamento. 

O que aconteceu? Foi julgada! Como acontece diariamente com milhões de mulheres. Recebeu vários comentários afirmando que ela foi irresponsável por ter tido filho, que "além de mãe, é burra", que tem problema por utilizar um aplicativo de relacionamento, que coitada da criança que tem uma mãe assim, que se ela tem filho e não passou pelo casamento é indício de que "não vale"... 

Não! Não precisa perguntar cadê o pai. Não precisa ter pena de filhos de mães assim. Eles são amados! Vão crescer, desenvolver e promover um bom modelo social, sem discriminação, onde as mães solos não são mal vistas, mas sim respeitadas. 

Mãe Solo - Thaiz Leão

PS: as imagens do post são da Thaiz Leão, uma ilustradora que aborda com humor e ironia a maternidade. Ela é fundadora do projeto "Mãe Solo". 






_

2 comentários:

  1. Parabéns a vocês pela excelente matéria.Como sou mãe solo a " mais tempo" sei bem como é pejorativo o termo "mães solteira" vivi essa experiência na pela.Mais uma vez parabéns.Bjs Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana! Realmente! Só quem é mãe solo sabe o que passa diariamente para enfrentar os julgamentos sociais e criar seus filhos em paz. É uma realidade "silenciosa" que precisa ser mais debatida. Essas mulheres guerreiras precisam ser mais ouvidas e menos julgadas. Fique à vontade para nos mandar seus relatos: contato@mamaesortuda.com #força Abraços!

      Excluir

Obrigada!
Volte sempre!