terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Os 05 Primeiros Anos de Vida

05 anos! Num estalar de dedos! Meia década de maternidade! Sem contar as 42 semanas de gestação. 

Sempre que dezembro chega eu consigo sentir tudo que eu sentia naquele dezembro. O cheiro de panetone, as luzes de Natal, a árvore na sala, os sinos na porta... Tudo neste mês faz eu lembrar da primeira vez que os olhos do meu filho abriram para o mundo (já contei nosso parto AQUI).

Foi outro dia que eu estava olhando para aquele bebezinho que não sabia falar e imaginando quando chegariam e como seriam as próximas fases. 

Era tão pequeno, dependente e tudo era tão novo. Ainda é! É verdade! Ele é meu único filho, não sei como serão as coisas pelos próximos mil anos (porque era tudo que eu queria que ele vivesse), mas, com o passar dos anos, ficamos mais confiantes na maternidade. 

5 anos, Os primeiros 5 anos de idade


Nesses 05 anos ele aprendeu a falar. E como fala! Passa o relatório diário das horas na escola. Faz perguntas, está na fase do famoso "por quê?", faz comparações, pede explicações de como as coisas funcionam e confesso que algumas vezes preciso estudar para dar uma explicação mais científica. Risos!

O bebê que nasceu com 50 e poucos centímetros e 3 Kg, hoje tem quase 1,20 de estatura e 23 kg.  

5 anos, Os primeiros 5 anos de idade


Aprendeu sobre tantas coisas na escola, nos livros, na rua... Parece até estranho quando vejo ele fazendo contagens, falando de letras, sílabas. Outro dia era um bebezinho que nem sabia falar. E ele surpreende! Costumo abrir gavetas e encontrar cartinhas dele com seu costumeiro "mamãe Fernanda", um desenho e seu nome completo. Ele sabe escrever algumas coisas sozinho! Isso porque até outro dia eu pensava "como meu filho vai aprender a escrever? A ler?". 

Pois é! Acontece! De repente seu bebê (que não é mais um bebê) já sabe fazer coisas que você tinha medo dele não conseguir fazer. 

5 anos, Os primeiros 5 anos de idade


Ele é bem mais independente. Veste roupas e sapatos... do lado contrário, do lado errado, todo bagunçado, raramente acerta sem perguntar sobre os lados, mas ele tenta.

Expõe seu ponto de vista. Tem teorias para tudo na vida. É um observador. Fala sobre o comportamento das pessoas. Questiona sobre certo e errado. Ao mesmo tempo em que é sensível, romântico e amante das estrelas. Por esses motivos eu costumo achar que ele tem o perfil das ciências humanas. Risos! 

Já sabe a hora que está com fome, com sono, com vontade de ir ao banheiro e até mesmo quando está doente. Isso facilita tanto a vida! As coisas eram tão mais difíceis quando tínhamos que descobrir o que o choro significava. 

Ele já sabe o que gosta de fazer, o que gosta de brincar, onde gosta de ir e tem suas amizades e parentes "preferidos", não que ele fale, mas é possível perceber sua preocupação excessiva por algumas pessoas.  

5 anos, Os primeiros 5 anos de idade


Ele gosta de contar sobre seus sonhos noturnos (e eu fico desconcertada quando ele diz que sonhou com irmãozinhos hahaha) e, apesar de não declarar o medo (que ele não explica sobre o que é), ele gosta de manter fechada todas as portas de todos os cômodos da casa de noite. Ele tem suas manias!

Quando seu filho chega aos 5 anos você já percebeu o quanto é capaz de influenciá-lo. Acho meu filho extremamente parecido comigo. Tá bom! Pode ser que seja coisa de mãe coruja, mas acredito mesmo que nos parecemos e tenho evidências para achar isso.

Outro dia recebi um relatório da escola e coisas como "é desinibido para expressar suas opiniões", "lidera as atividades em grupo", "valoriza o diálogo como forma de lidar com os conflitos", "é observador e curioso" fizeram com que eu acreditasse mais ainda que somos muito parecidos. 

Somos muito grudadinhos! Isso influencia! Já contei sobre a nossa amizade AQUI

Sei que, assim como estes 05 anos que passaram rapidamente, os próximos anos continuarão a voar. Sei que ele vai continuar crescendo e aprendendo. Sei que ele será cada dia mais independente. Sei que algum dia ele pode questionar coisas que hoje eu explico e ele acha que é a verdade absoluta, mas sei também que toda base de relacionamento que construímos até agora será para a vida toda. 

5 anos, Os primeiros 5 anos de idade


É, papai e mamãe, vocês influenciam muito suas crianças. Com 05 anos já terão percebido isso e sentirão o quanto o tempo nos é inimigo, tomando rapidamente os anos em que nossos filhos são tão dependentes de nós. Faz parte crescer! Mas que o amor da família seja sempre uma dependência muito necessária. 

Um dia vou estar aqui contando sobre os 10, 15, 20, 25 anos do meu filho. Hahaha! 

5 anos, Os primeiros 5 anos de idade


Vida longa para nossas crianças! Lembre-se: cada criança desenvolve em seu tempo e da sua forma. Qualquer dúvida consulte o pediatra. 



Fernanda G.
_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!