quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Moda infantil: Adultização da infância

Até onde vai a moda para a criança?
Os pais devem impor uma maneira de vestir para seus filhos?
Existem restrições de acessórios para a saúde infantil?
Maquiagem, esmalte, escova em salão, tingir o cabelos... Há limite para a vaidade na infância?
Daí por diante os questionamentos são infinitos e devem ser perguntados para profissionais da saúde física e emocional de sua confiança.
Eu AMO emperiquitar a Cecília, mas respeito os seus nãos. É difícil ter uma mãe que não faz da sua filha uma bonequinha, escolhe sua roupa e combina acessórios com seu toque, jeitinho e amor. Pra mim é uma das delícias de ter uma menina.
Então, surgem os medos de acidentes com alguns acessórios: pulseirinha que pode prender a circulação, strass que pode soltar de acessórios parar no olhinho ou ser engolido, etc. Percebemos que a saúde, bem-estar e conforto estão em primeiro lugar sempre!



Sou do time das mães peruas. Cecília não usa a pulseira diariamente ou dorme com ela, mas usa. Também não está sempre usando acessórios com miudezas, mas vez o outra um brilho faz parte. Me contive para não comprar os bicos customizados e mamadeiras, pois logo que a Cecília nasceu veio o alerta de que era um perigo, então preferi evitar e investir em bicos e mamadeiras fofas sem muitos detalhes. Tive um limite, mas é aí que chegamos num território difícil, cada um é cada um e cada qual é cada qual, não é? Só não devemos esquecer que nosso filho faz parte dessa individualidade que deve ser respeitada e compreendida. 
Não é porque só uso roupa preta e acho lindo, que meu filho em pleno sol de meio dia deve estar assim para brincar no parque. Ou porque vamos para uma festa com um vestido tubinho que minha filha precisa sofrer a vácuo e sem ao menos conseguir brincar. Hello mamães, o negócio tá ficando sério! Vejo imagens de crianças com roupas extremamente desconfortáveis, como vejo fotos de roupas mãe e filha, pai e filho e vice-versa, apaixonantes.


Criança precisa ter espaço para ser criança em sua plenitude. Os pequenos recebem exemplos e informações de todas as partes e se espelham nisso. As intervenções ideológicas estão aí, na internet, televisão, escola, amigos, parentes, mas lembre-se os pais são o grande exemplo e guia. Por isso precisamos enfatizar a importância delas viverem a infância com fantasia, criatividade, imaginação, brincadeira e alegria.
Há meninas esportistas que detestam vestidos de princesas, outras vão se encantar e incorporar a Cinderela ao vestir seu modelito rodado e te pedirão um sapatinho de cristal. Ajude-a a se encontrar e entenda se não for da maneira que esperava. Se interesse pelo mundo infantil e conte todas as vantagens de ter a sua idade. Aproveite para recordar da sua infância contando causos e mais causos divertidos. Será uma delícia para você e seu filho.


Cecília em seu 1 ano e 5 meses já demonstra certo interesse pelo feminino. Adora um chapéu, óculos, pega pinça para brincar que está fazendo sobrancelha, ama sua penteadeira, pede pra gente lixar sua unha, etc. "Miquiage" , maquiagem em cecilês, é uma paixão! Serve para tudo que da cor após assistir minha irmã me maquiando. Lápis? "Miquiage"! Caneta? "Miquiage"! Pincel de qualquer coisa? "Miquiage"! Sem ao menos passar de verdade e somente brincar com pincéis, ela já sabe quando eu passei rímel ou algo diferente. Me divirto! Para sair sempre penso numa combinação que está na moda preservando o seu lado infantil mesmo com um jeans mais certinho. Acho fofo! Roupa de menina é lindo demais, não precisamos transformar suas roupinhas para parecerem mini-adultas. Em seu dia a dia vive como uma moleca correndo pra lá e pra cá muitas vezes descalço.


Preserve a brincadeira e a diversão. E não esconda deles que ser adulto dá trabalho demais!

Beijos






_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!