terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Coisa de mãe

Oi mãezinhas!

Como professora, sempre fico querendo ser a "dona" da educação do Théo. Sempre me impus mesmo! E desde que decidi mudar o Théo de escola, fiquei pensando na possibilidade de adiantá-lo do maternal I direto para o maternal III. Ele nasceu no meio do ano, em junho, e estava no maternal I no ano passado, quando na verdade deveria estar no II. Todas as escolas que procurei diziam que ele precisava ser adiantado, com exceção de uma. E foi nessa exceção que eu acabei por matriculá-lo. Mas por que eu fiz isso? Hoje vou explicar e compartilhar minhas razões com vocês.



Olha a cara de bravo!


O Théo é um menino incrível, super inteligente, super ativo. Tem uma memória excelente, sabe manusear aparelhos eletrônicos e às vezes se comporta como se soubesse ler. É muito comunicativo e já está falando de tudo, além de ter uma ótima coordenação motora. Tudo isso me fez pensar que ele deveria ir diretamente para o maternal III, para que pudesse se desenvolver melhor.

Quando fui conhecer a escolinha em que ele vai estudar neste ano, fiquei um pouco decepcionada ao ouvir da coordenadora que ele não poderia ir direto para o maternal III, pois ele precisava estar totalmente sem fraldas, sem usar bico e sabendo comer sozinho. E o Théo não faz nada disso!

Inicialmente, fiquei nervosa com a coordenadora e até risquei a escolinha da minha lista. "Meu filho é ótimo, é perfeito! Como alguém ousa dizer que ele é imaturo?" Achei um absurdo mesmo. Aos poucos, no entanto, fui conversando com amigas pedagogas, com mães mais experientes e com a minha própria mãe, que é professora também, e acabei mudando de ideia. E descobri algumas coisas: 

1. Estou supervalorizando as conquistas do Théo;
2. "Imaturo" não é sinônimo de "burro";
3. Cada criança se desenvolve de maneira diferente, e ele com certeza tem algumas habilidades mais desenvolvidas que algumas crianças, assim como ainda é imaturo em relação a outras.

Depois que finalmente entendi o ponto de vista da coordenadora da escolinha, percebi que essa questão de estar "atrasado" ou "adiantado" não pode ter como base apenas a idade da criança. Não adianta se prender a isso. 

A gente tem uma mania terrível de querer que os nossos filhos sejam adiantados em tudo. Que se formem mais cedo, que passem no vestibular de primeira, que sejam os primeiros alunos da classe, etc. Mas na verdade não funciona assim. Cada um tem uma habilidade diferente, um talento diferente, um desenvolvimento diferente. E não adianta lutar contra isso.

Não é a idade que importa, é o desenvolvimento. E daí se ele se formar com 19 anos? E daí se ele ainda não está apto para passar para uma série mais independente? Isso não quer dizer nada. O importante é que ele tenha todo o apoio da família e da escola para se desenvolver no seu próprio ritmo.

Que ótimo que o Théo vai para o maternal II. Que bom que ele vai poder continuar exercitando e consolidando sua sociabilidade, que bom que ele vai continuar melhorando sua coordenação motora, que bom que ele vai se preparar melhor para as próximas etapas de sua vida. Que bom que este ano será mais uma oportunidade de ensinar a ele os principais valores da nossa família, os principais preceitos da vida em sociedade.

Estou aproveitando as férias para treinar algumas habilidades, como ir ao banheiro e comer sozinho. Mas não vou pressioná-lo. Tudo tem que ser no tempo certo. Se ele estiver pronto, então vamos passá-lo para o maternal III no meio do ano. Se ainda não for a hora, ele vai continuar no maternal II. E é isso. Porque o importante mesmo é ter amor, e isso ele tem de sobra! E é com esse amor que ele vai aprender todas as coisas da vida, na hora certa.

Um beijinho,

Giulia Lage Amaral


G.



_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!