quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Desvendando o sexo do bebê no exame de Translucência nucal


A grande maioria das mamães fica ansiosa para saber o sexo do bebê, não é?! Alguns médicos “chutam” no exame de translucência nucal, mas não costumam dar 100% de certeza. Sabe por que? Porque os órgãos genitais do bebê ainda não estão formados!
Não sou médica, mas pelo que li e pelo que médicos me falaram nas duas gestações, geralmente só a partir de 14 semanas que é possível perceber através de ultrassons as diferenças dos órgãos sexuais masculino e feminino. 
translucência nucal, como saber o sexo do bebê, sexo do bebê, Nasceu uma Mãe, Ultrassonografia, Tubérculo Genital Fetal
Menino ou Menina?

O exame de translucência nucal (TN) é um exame de rotina utilizado para detectar o risco de síndrome de Down e outras anomalias cromossômicas. O médico mede um espaço específico na nuca do bebê. Se o acumulo de líquido for maior nesta região, indica que o bebê pode ter alguma anomalia. O médico também verifica a presença do osso nasal (a ausência desse osso também pode indicar anormalidade).

O exame é feito entre 11 semanas e 13 semanas e 6 dias. Nossa vontade é de fazer o mais tarde possível, para conseguir ver o sexo, mas não marque o exame para o dia em que você completa 14 semanas ou depois disso, pois a época da TN é determinada pelo comprimento do bebê (entre 45 e 84 mm de comprimento cabeça-nádega) e, a partir de 14 semanas, o espaço a ser medido deixa de ser transparente na imagem do ultrassom.
Ou seja, não deixe para o último dia pois quando você for fazer o exame os médicos podem não conseguir ver o que precisam mesmo ver. Lembre-se que o sexo é só um bônus, não é o principal!!!

translucência nucal, como saber o sexo do bebê, sexo do bebê, Nasceu uma Mãe, Ultrassonografia, Tubérculo Genital Fetal
Fotos retiradas da internet

Eu só faço ultrassom aos sábados. Então, consegui fazer o TN com 13 semanas e 3 dias. O bebê estava de costas. A médica tentou de tudo e ele(a) não se virou. Ela tentou fazer endovaginal, mas o bebê estava de cabeça de baixo. Ela consegui ver o osso nasal e mediu a nuca, mas o sexo não deu para ver!
Então, ela me explicou que todos os bebês têm um “palitinho” no meio das pernas (chamado de Tubérculo Genital Fetal). Em meninos e meninas o tubérculo genital fetal é muito parecido até a 14ª semana, por isso os médicos não conseguem ter certeza absoluta então, eles dizem o sexo baseado no ângulo que este “palitinho” está. Mas para terem certeza, o bebê precisar estar de perfil, ou seja, é bem difícil para eles conseguirem a posição correta do bebê para dizer o sexo.

translucência nucal, como saber o sexo do bebê, sexo do bebê, Nasceu uma Mãe, Ultrassonografia, Tubérculo Genital Fetal
Posição do tubérculo genital
O ângulo do tubérculo genital masculino tem uma angulação de 30º em relação a coluna do feto, enquanto o tubérculo genital feminino é reto em relação a coluna. 
Gente, se o médico não quiser chutar ou chutar errado, não o culpe! A posição do bebê pode mesmo não colaborar!!!

Além disso, precaução nunca é exagero. Independentemente da época em que você descobriu o sexo, quando for comprar o enxoval não tire a etiqueta dos produtos! Já ouvi muitos casos de erro de sexo. Aguarde um segundo exame para confirmar o sexo fetal. 
Entre 20 e 24 semanas, um exame deve ser feito: o morfológico. Depois dele você terá uma confirmação do sexo do bebê e ainda terá bastante tempo para comprar e lavar as roupinhas do bebê!!!

Qualquer duvida durante a gravidez sobre seus exames, pergunte ao seu médico! 



Beijooo,

@minhas24horas


_

8 comentários:

  1. Alguém já fez esse exame e deu certo?

    ResponderExcluir
  2. Gente da pra fazer esse exame faltando 3 dias pra 11 semanas?

    ResponderExcluir
  3. Amei seu artigo
    Me ajudou muito
    Estou d 11 semanas e 2 dias quero logo fazee a TN

    ResponderExcluir
  4. Sera q dar pra ver o sexo do meu estou com 11 semanas 2 dias

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz a eco morfologica com 12 semanas e o médico deu mais chances de ser menina mais não garantiu nada pois ainda está se desenvolvendo o sexo do bb

    ResponderExcluir

Obrigada!
Volte sempre!