sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Projeto DIY: Gaveta que Vira Armarinho para Livros

Você também é dessas que quando vê um móvel antigo ou que perdeu a utilidade fica logo pensando em dar uma repaginada? Que guarda potes de vidro para fazer enfeites ou garrafinhas para fazer arranjos de flores? 

Eu sou dessas! Os verbos reutilizar e reaproveitar fazem parte da minha vida. Sempre guardo alguma coisa e traço um plano para ela não acabar no lixo. Além do "lixo" ganhar alguma utilidade em casa, também ajudo o planeta (mesmo que só um pouquinho). 

Hoje vou partilhar uma ideia bem legal que tive para dar nova vida para gavetas que estavam perdidas em casa... Um projetinho para colocar os livros do quarto da criança.



Você vai precisar de gavetas! As minhas eram de uma cama que acabou quebrando.

Lista de materiais...
 02 gavetas (ou quantas você quiser).
 Um pedaço de madeira para "segurar" os livros na gaveta (que seja suficiente para todas as gavetas que você pretende reformar).
 Tinta branca (ou a tinta de sua preferência).
 Corante para tinta (eu usei vermelho e amarelo para chegar no laranja) ou a tinta pronta na cor que você desejar.
 Pincel para as tintas e vasilhas para o preparo das mesmas.
 Pregos e martelo/furadeira.
 Papel contact com a estampa que desejar.
 Materiais para o papel contact: régua e/ou trena, tesoura, lápis de escrever e pano.

Modo de fazer...
 Antes de mais nada, verifique o tamanho de suas gavetas e o espaço da parede onde pretende colocar. Gavetas costumam ser grandes. Faça um planejamento prévio!

 Pegue o pedaço de madeira e coloque na frente da gaveta, faça com o lápis de escrever a marcação de onde deverá cortar e onde pretende fixá-lo na gaveta. Lembre-se que se ficar muito na parte inferior da gaveta os livros podem cair. O ideal é pegar o maior livro que pretende colocar no armarinho e medir onde a madeira deve ficar para que esse livro não sofra queda.   

Na foto abaixo está o pedaço de madeira que fixei para os livros não caírem e o espaço que deixei, mas lembre-se que esse pedaço de madeira será fixado após o papel contact ser colocado.


 Após limpar bem as gavetas, pinte com a cor de sua preferência e deixe secar. Eu pintei de branco para combinar com os demais móveis do quarto de Davi.



 Depois que a tinta branca (ou sua tinta de fundo) secar, é hora de dar uma cor para a gaveta. Fiz um laranja com os corantes amarelo e vermelho para combinar com o quarto do filhote (que é verde e laranja). Utilizei essa cor para pintar as laterais da gaveta e o pedaço de madeira que, posteriormente, foi fixado na frente da gaveta para evitar a queda dos livros. 




 Quando as gavetas estiverem com a tinta seca, coloque no fundo delas o papel contact com as estampa de sua preferência e meça o tamanho adequado para cobrir todo o fundo da gaveta. Utilize a régua/trena, marque com o lápis no verso do papel contact e depois é só cortar o tamanho adequado. 




 Agora é o momento mais chato. Tenha paciência para "colar" o papel contact no fundo da gaveta. Utilize um pano e uma régua para evitar bolhas e tenha muita calma para o alinhamento ficar bom. 


 Com o auxílio dos pregos e do martelo, fixe o pedaço de madeira que você pintou anteriormente na frente da gaveta para evitar que os livros caiam. 

 Agora é só pendurar as gavetas no local desejado. Minha gaveta tinha a madeira superior um pouco maior que sua profundidade, com isso, foi só bater um prego da parede e pendurar, como um quadro. Você terá que avaliar como é a parte traseira de sua gaveta para pensar na melhor forma de pendurar. 



 Depois que as gavetas estiverem bem fixadas, é hora de colocar os livros e pronto! 





Lembre-se que a gaveta pode não suportar todos os livros que sua criança tiver ou os livros mais pesados. As nossas não comportaram todos os livros (sim! Temos muitos!), mas aliviou a bancada de atividades do filhote e deu um novo ar para o quartinho.

Espero que tenham gostado!  

Fez um projetinho DIY? Tire fotos e conte para nós: contato@mamaesortuda.com

Beijos!!!



_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!