quarta-feira, 6 de julho de 2016

Docinhos de festa - 2 receitas fáceis, diferentes e deliciosas!

Oi gente! 

Vem que hoje tem receita boa!



Meu último post no blog foi falando da linda festinha de 3 anos do Théo. Nele, prometi que em breve voltaria com as receitas dos docinhos que eu mesma fiz para a ocasião. Promessa é dívida! Estão aí hoje, então, duas receitas de docinhos diferentes, deliciosos, baratinhos e descomplicados de fazer.

Vamos lá?

Tortinha de Limão no Copinho

Rendimento: 40 copinhos







Ingredientes

  • 1 pacote de biscoito maizena;
  • 80 g de manteiga com sal (aproximadamente);
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 caixinha de creme de leite;
  • Suco de 2 a 3 limões (usei o vermelho, mais conhecido por aqui como limão capeta, mas você pode usar tahiti ou siciliano também);
  • Raspas da casca dos limões;
  • Chantilly (eu usei aquele em pó da Yoki, que é delicioso, mas você pode fazer o seu batendo o creme de leite fresco na batedeira).
Modo de Preparo

  1. Prepare o mousse de limão batendo no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o suco dos limões. Atenção: coloque o suco aos pouquinhos e vá provando para não correr o risco de ficar muito ácido. Leve para gelar por pelo menos 4 horas.
  2. Triture os biscoitos no liquidificador ou no processador até que virem uma farofinha (bata aos poucos para não estragar seu eletrodoméstico). 
  3. Junte numa tigela o biscoito triturado com a manteiga até obter uma farofa molhadinha (o ponto é quando ao ser apertada, a farofa forma uma espécie de massinha).
  4. Prepare o Chantilly de acordo com as instruções do rótulo (ou compre pronto, ou bata creme de leite fresco com açúcar).
Montagem

  1. No fundo dos copinhos de acrílico, coloque um pouco da farofinha de biscoitos;
  2. Por cima da farofinha, coloque o mousse de limão geladinho até atingir a metade do copinho. Eu usei uma manga de confeitar pro acabamento ficar melhor (o que não fiz com o chantilly e a apresentação ficou feiosa), mas você pode usar uma colher pequena.
  3. Por cima do mousse, coloque o chantilly (aconselho usar manga de confeitar pra ficar bonito, eu não usei e ficou feiosinho demais).
  4. Decore com as raspas do limão e leve à geladeira até a hora de servir (ou até a hora de arrumar a mesa).

Beijinho de Maracujá

 Rendimento: 30 a 40 docinhos





Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 50 g de chocolate branco picadinho;
  • 75 g de coco em flocos (pode ser o ralado, mas o em flocos aparece mais, além de dar mais sabor e textura);
  • 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo misturada em 3 colheres de sopa de creme de leite;
  • aproximadamente 8 colheres de suco concentrado de maracujá.
Modo de preparo

  1. Numa panela de fundo grosso, misture o leite condensado, o chocolate branco picado, o coco em flocos e a mistura de farinha e creme de leite (essa mistura deixa o doce mais cremoso e menos puxento);
  2. Acenda o fogo e cozinhe a mistura em fogo médio baixo até o ponto de brigadeiro (que é quando desgruda totalmente do fundo da panela).
  3. Passe o doce para um prato e espere-o esfriar naturalmente.
  4. Quando o doce estiver em temperatura ambiente, coloque-o em uma tigela e misture o suco concentrado de maracujá aos poucos (vá provando para que não fique nem sem gosto nem muito ácido). É preciso esperar o doce esfriar para que não haja o risco de ele talhar.
  5. Volte com o doce para um prato, cubra--o com filme plástico e leve à geladeira até chegar numa consistência boa para enrolar.
  6. Faça bolinhas e passe-as no coco em flocos ou ralado (acho que o ralado deve ficar mais bonito, mas usei os flocos mesmo).

Esses docinhos foram os que fizeram mais sucesso na festa do Théo. Os outros dois foram o brigadeiro de paçoca e o bar de brigadeiro (brigadeiros no copinho que podiam ser incrementados com ovomaltine, confete ou paçoca), que ficam para outro post. 

Por hoje é só, pessoal! Espero que gostem das receitinhas! Façam e nos contem o que acharam, por favor!

Beijocas,



G.
_

Um comentário:

Obrigada!
Volte sempre!