quarta-feira, 8 de julho de 2015

Quarto da Cecília 2: Tapete e Rodízio de Brinquedos

Para o quarto da Cecília resolvi deixar uma parte maior forrada com tapete antiderrapante, que eu achei mais prático e higiênico que o tatame. Esse tapete é vendido em tiras de 60 cm, comprei 2m de cada tira, então fiquei com um espaço de 1,8 m X 2 m. Tenho uma pequena parte em tatame, que já havia encomendado, se eu pudesse voltar no tempo, faria tudo com antiderrapante.



Nesse espaço é onde a brincadeira acontece! Onde ela comigo, minutos sozinha ou com sua amiga Manu, ama estar e se descobrir. Onde eu aprendi a fazer o rodízio de brinquedos e perceber suas preferências. Mas não é porque a deixo neste tapete com os "brinquedos da vez" que ela permanece nele. Cecília engatinhou aos 7 meses e explora bem todo o quarto. Mudei o lugar de algumas coisas e quase sempre faço alguma melhoria observando o seu dia a dia ali. 


A observação e a interação é muito importante para que a brincadeira aconteça e a criança sinta-se feliz. É através do brincar que a criança se desenvolve e é estimulada. Ela precisa de você! Interagir com afeto é o toque final de qualquer atividade com crianças, principalmente até os dois anos. Para o rodízio de brinquedos cada idade vai ter sua especificidade e maneira de conduzir. Para a Cecília tudo é festa e eu não preciso esconder tanto as coisas, preferi dividir no ambiente. Foi o suficiente.



Ela tem uma piscina inflável que fica com suas bolas, um nicho no chão com os seus livros, a família Pepa de pelúcia no cantinho do painel da casinha, a coleção de minions também disposta no nicho, e um baú com diversidades que eu abro quando o "bicho ta pegando" e nada mais interessa a pessoa, ou quando estou tentando deixar tudo no lugar e juntar somente o que fica no baú e outras coisinhas. 
Fotografei um pouquinho dela com seus brinquedos e sua amiga Manu para que vocês consigam ver o rodízio de brinquedos acontecendo de acordo com a sua idade. As vezes preciso mudar de brincadeira cerca de 10 minutos, outras 1 hora ou somente em outro dia. 

Cecília e o quebra-cabeça:


Elas e as revistas:

  
 

Elas e as pelúcias:


Elas e os livros:


Cecília e as bolinhas:



Cecília e a caminha na casinha depois de um dia exaustivo brincando com as bolas:


Gostaram? Aguardem mais posts sobre o quarto montessoriano da Cecília.

Beijos



Aline Caldas Viterbo
contato@mamaesortuda.com



_

Um comentário:

  1. Olá boa tarde! Parabéns, excelente dica. Quartinho lindo e funcional. Por favor, você poderia me informar o que seria este material do rodapé, parecendo macarrão de piscina cortado ao meio?

    ResponderExcluir

Obrigada!
Volte sempre!