quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A Volta às Aulas e o Lanchinho

“Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Pra ficar fortinho, pra ficar fortinho
E crescer! E crescer!”


A volta às aulas foi no início do mês e o meu filhote acabou de passar para o maternal I. Até o fim do ano passado eu nunca precisei me preocupar com a alimentação dele: o berçário oferecia uma fruta às 8:30h e o almoço às 11:30h, tudo bonitinho. A partir desse ano, no entanto, ele não tem mais o almoço e a merenda é por conta dos responsáveis.
É claro que isso foi uma grande mudança na nossa rotina e exigiu um cuidadoso planejamento. Não sou a mãe mais natureba do mundo, não sou radical com a alimentação do Théo, mas queria fazer bonito na merenda. E apesar de o suco de caixinha, o petit suisse e os biscoitinhos recheados serem os mais fiéis amigos das mamães, preferi investir um tempinho na preparação da merendeira do meu pequeno, deixando esses produtos apenas para situações de emergência.
“Mas Giulia, eu trabalho fora, faço faculdade, preciso arrumar a casa, ir para a academia, preparar o jantar, cuidar do fulaninho... Não tenho tempo de pensar nisso!”

A-HÁ! É pra isso que eu existo! (hihi)

Ao longo dos nossos encontros por aqui vou trazer algumas dicas rápidas, fáceis e saudáveis pra você arrasar e matar a mãe de todos os coleguinhas de inveja! O melhor? Você vai ter tempo de fazer tudo (tem coisa que dá pra fazer até no fim de semana e congelar)! 
Não tem desculpa não, viu? 
Vamos lá?

A lancheira ideal




Fonte: Delas

Pronto! Simples assim: um carboidrato (fonte de energia), uma fruta (fibras e minerais), um lácteo (fonte de proteína) e uma bebida (hidratação).
O importante é o seguinte: procure sempre variar o lanche, não só para que o seu bebê conheça outros sabores, mas também para que ele não se enjoe depressinha do que vai todo-santo-dia na merendeira e pare de comer.

Fiz um cardápio para ajudar, mas eu sei que você é super prendada e criativa e vai fazer ainda melhor. Dá uma olhadinha:


Dicas de Mãe:

 Para não sobrar e nem faltar comida, coloque porções condizentes com o apetite do seu filho. Nas primeiras semanas, observe a merendeira para ajustar as quantidades e identificar as preferências do pequeno; 
 Cuidado com alimentos perecíveis, como os embutidos e principalmente a maionese! Prefira usar requeijão e sempre usar uma merendeira térmica; 
 Sanduíches e pães de queijo podem ser preparados cedinho antes de sair de casa. Os outros elementos da merendeira podem ser preparados à noite e guardados na geladeira já nas vasilhinhas que vão para a escola; 
 Se o seu filho for maior e não aceitar o lanche mais saudável, estabeleça um dia na semana para as guloseimas e os outros dias ficam com a alimentação mais leve (procure opções saudáveis que satisfaçam o paladar dele). 
 Na escola do meu filho, a fruta é coletiva. Mando a fruta lavadinha e a professora se encarrega de picar e colocar num pratinho para as crianças comerem juntas. Verifique como isso funciona na escola do seu filho. Caso a fruta seja individual e você tenha que mandar picada, aqui tem uma dica super legal de como fazer isso! 

Por fim, é claaaaaaaro que eu vou dar uma receitcheenha, né mãezinha?! Pretendo dar um monte de receitas boas por aqui, e vou começar pela parte que gera mais dificuldade e bota a gente de cabelo em pé: a bebida!
A dica aqui embaixo vai fazer com que o suco ainda esteja geladinho na hora do lanche, e o melhor: com todas ou pelo menos boa parte das propriedades da fruta!


Cubinhos de Suco




Esse suco que eu fiz foi o de mamão com laranja, mas você pode fazer com quase qualquer fruta. Já fiz com manga, maracujá, melancia...
O negócio é pá-pum:
Ingredientes:

 1 xícara e meia de mamão picadinho 
 2 laranjas cortadas em 4 e sem as sementes (tire as sementes para não correr o risco de amargar o suco) 
 açúcar a gosto 

Modo de preparo:

1. Esprema as laranjas no copo do liquidificador. 
2. Despeje os quadradinhos de mamão.
3. Bata tudo até virar uma papinha.
4. Adoce a gosto (pode ser açúcar branco, mascavo ou demerara).
5. Despeje a polpa na forminha de gelo (as de silicone são ótimas! O gelo sai super fácil).

Na hora de mandar para a escola, é só colocar os cubinhos e completar com água. É importante lembrar que a proporção de água depende da fruta que você usou. Faça um teste, ok?

Então é isso! Qualquer dúvida é só escrever pra gente! 

Um beijinho, mãezinhas!
Até logo!

UPDATE: Na primeira semana de aula o Théo estranhou a nova rotina e estava comendo muito pouco na escola. A professora até me ligou pedindo que eu enviasse biscoito passatempo. Conversei com ela sobre essa adaptação dele e afirmei que ele está acostumado a comer tudo o que eu envio.
Sim, estou enviando o biscoito passatempo (todos os coleguinhas levam, e se ele não leva acaba comendo dos outros) e também um potinho de iogurte. Ainda assim, mando todos os dias um sanduichinho, um charutinho (enroladinho de peito de peru e muçarela) ou queijo branco em cubinhos... Ele tem comido super bem! 
O importante é sempre manter o contato com a professora e estar atenta ao seu filho!
Agora sim: tchauzinho e até mais! Senão fico até amanhã falando aqui com vocês sobre essa coisa boa que é ser mãe. ;)


Giulia Lage


_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!