quarta-feira, 15 de maio de 2019

Carta para Rafael - Comemorações e radioterapia

Bom dia meu amor! Você deve estar se perguntando o porquê da mamãe estar saindo todos os dias de manhã e vou te contar, mas antes, quero te contar sobre as comemorações da remissão completa. 

Quando recebi o diagnóstico, prometi não comer chocolate até o dia da cura e algum tempo depois, a tia Nat postou uma foto dela comendo a torta de chocolate da Fany e eu brinquei que era para ela respeitar quem estava de promessa e ela respondeu que era a última vez que estava comendo e na próxima, ia comer só quando eu pudesse comer com ela! 
Assim que recebi a notícia do tio Enaldo, mandei mensagem pra ela falando: 

“Vamos comer a tortaaaa, uhuuuu!!!” 

Eu nunca tinha comido aquela torta e estava deliciosaaaa! Ainda passeamos um pouco pelo shopping e ela me deu um pingente da Vivara, um cacto para marcar a amizade e representar resiliência: 

“Algumas pessoas são como cactos. Costumam ter uma aparência árida e são cheias de espinhos (ela toda).  Contudo tem dentro de si a capacidade de se alimentar e ajudar aos outros. Sua resistência lhes confere uma resiliência única. Pessoas cactos sobrevivem à condições que nenhuma rosa ou girassol imaginou ver. É preciso dar tempo ao tempo, que em meio à tantos espinhos, uma flor brota.” 

 

Eu amei o presente e o significado! 

Também aproveitei e mandei mensagem para a Boca do Forno lembrando da promessa que eles tinham feito de me dar uma torta Três Mousses inteira e realmente, foi a torta mais gostosa da história da Boco do Forno na minha opinião!!! Sem palavras para agradecer!!! 


Na semana seguinte eu ia começar a radioterapia e estava muito aflita, já tinha feito o planejamento e estava com as marcações no corpo e fomos com a vovó Magda para Aparecida do Norte agradecer a graça alcançada e o papai foi pagar a promessa de andar de joelhos, foi ótimo e nós ficamos o tempo todo ao lado dele! A mamãe adora ir lá, a energia é muito boa e a gente sente uma paz incrível! 


Aproveitei e pedi sabedoria para passar pela radioterapia tranquila igual as quimioterapias e por incrível que pareça, é o mês que mais está passando rápido, a programação é fazer 25 seções de segunda e sexta, a preparação demora mais que a seção em si e realmente tem sido bem tranquilo! 
Ainda faltam 3 sessões para terminar e a mamãe está cuidando bem da pele com o creme que o tio Nazir deu! Tenho passado de 3 a 4 vezes por dia e a pele está um pouco vermelha e só! 


“A radioterapia é uma modalidade de tratamento que utiliza a radiação para eliminar as células tumorais. Esse tipo de tratamento é indicado para curar, aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Ela emprega o uso de feixes de radiações ionizantes a um volume de tecido tumoral e tem como objetivo erradicar todas essas células “doentes” e em contrapartida causar o menor dano possível ás células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada.

Para que esse efeito, de atingir o maior número de células neoplásicas e a tolerância dos tecidos normais seja respeitada, a dose total entregue ao paciente é habitualmente fracionada em doses iguais e diárias. 

Essas radiações ionizantes nada mais são do que ondas eletromagnéticas ou em alguns casos, corpusculares e tem o poder de carregar energia. Ao interagirem com os tecidos, dão origem a elétrons capazes de ionizar esse meio criando efeitos químicos como a liberação de radicais livres e/ou a ruptura do DNA. Dessa forma ocorrerá a morte celular que poderá se por inativação dos sistemas vitais dessas células ou até a perda da sua capacidade de reprodução.

A radioterapia pode ser indicada como um método de tratamento exclusivo ou pode ser associada a outros métodos, por exemplo, em combinação com a cirurgia ou ser indicada antes, durante ou logo após a quimioterapia. 

Quando o objetivo da radioterapia é a cura total do tumor, dizemos que ela pode ser radical ou curativa. Já a remissiva é apenas utilizada para reduzir o volume tumoral e a paliativa quando se pretende reduzir os sintomas tais como dor, sangramento e compressão de órgãos. 

Efeitos adversos da radioterapia
A radioterapia tem os efeitos bem tolerados, claro desde que os princípios de dose total de tratamento e as aplicações fracionadas sejam realizadas de acordo com a prescrição dada pela equipe médica. Todos os tecidos podem ser afetados, em graus variados pelas radiações. Esses efeitos podem ser classificados de como efeitos tardios ou imediatos. Os efeitos imediatos só acontecem em tecidos que estiverem incluídos no campo de irradiação e são observados nos tecidos que apresentam maior capacidade proliferativa, como as gônadas, a epiderme, mucosas dos tratos digestivos, urinário e genital e a medula óssea. 

Já os efeitos tardios são raros e normalmente só são sentidos quando as doses de tolerância dos tecidos normais são ultrapassadas. As alterações de caráter genético e o desenvolvimento de outros tumores malignos são raramente observados.

O paciente fica radioativo?
O paciente que é submetido a radioterapia não fica radioativo e não há problemas de contato com os familiares e amigos. A radiação que é emitida durante o tratamento, atravessa o corpo do paciente e não impregna (contamina) o seu interior. “


As marcações na pela são feitas para marcar exatamente o local aonde será feita a radioterapia, a máquina tem uma luz que inside da pele e coincide com as marcações e no meu caso, também foi feito “um molde” do meu corpo em um colchão de ar. 

Muito tranquilo e passa muito rápido!!! Como tudo, afinal: 

Tudo passa!!!




_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!