terça-feira, 25 de setembro de 2018

Pilates na Gestação!

É muito comum recebermos em nosso estúdio, gestantes que foram orientadas a praticar Pilates pelos médicos que as acompanham.
Você sabe porque este método é tão recomendado por especialistas?

Pilates na gestação
Fonte: Blog Pilates
Flexibilidade, força, consciência corporal, relaxamento e respiração. Quando você pensa nos cinco elementos trabalhados pelo Pilates fica mais fácil entender porque ele pode ser um grande aliado durante a gestação e como preparação para o parto!
Durante a fase da gestação, o corpo da mulher passa por diversas mudanças físicas e hormonais, que necessitam de uma atenção especial. Essas alterações podem gerar dores e desconfortos para as gestantes e por isso é muito importante o acompanhamento de um profissional qualificado durante a prática de qualquer atividade física.
O método Pilates, além de proporcionar inúmeros benefícios, traz a segurança e tranquilidade que a gestante precisa para realizar sua prática. Individualizamos e personalizamos cada atendimento, com todo cuidado e atenção necessários. Cada aula é elaborada de acordo com as indicações clínicas, objetivos, nível de condicionamento físico e riscos a serem avaliados. Portanto, cada gestante terá um atendimento único, respeitando seu limite e sua evolução em cada trimestre gestacional.
Dentre os diversos benefícios do Pilates para as gestantes, encontram-se:

1- Manutenção de uma boa postura
As mudanças que ocorrem na gestação, levam a mulher a modificar o centro de gravidade, o que altera também a sua forma de andar, sua postura e sobrecarga. Apesar de não conseguirmos impedir essas alterações, através do Pilates ensinamos a gestante a conhecer melhor o seu corpo e se sentir preparada ao trabalhar seu condicionamento, fortalecimento, resistência, alongamento e consciência corporal.

2- Alívio de dores e desconforto
Por ser um exercício de "baixo impacto" e que pode ser adaptado para diferentes condições, o Pilates permite uma atuação específica para alívio dos desconfortos que podem aparecer durante a gestação. A prática do Pilates, se bem orientada, pode agir também como meio de prevenção dessas dores.

3- Melhora da qualidade do sono e disposição
O exercício regular é frequentemente recomendado por especialistas como uma forma natural de superar problemas de sono. Além disso, o alívio das dores e desconforto promovido pela prática do Pilates proporciona um sono mais tranquilo e adequado.

Pilates na gestação
Fonte: Blog Pilates
4- Fortalecimento e controle dos músculos do assoalho pélvico
Esse item é muito importante. Todas as mulheres precisam desses músculos fortalecidos para um bom trabalho de parto e uma boa recuperação pós-parto. Porém, os exercícios devem ser bem específicos para cada gestante. Algumas já tem esses músculos fortes, então precisamos ter o cuidado para não estimulá-los demais e causar uma hiperatividade. Algumas inclusive já tem essa hiperatividade, o que dificulta o trabalho de parto, necessitando de exercícios para relaxamento e controle. Somente uma boa avaliação e um acompanhamento adequado vão nos direcionar para o objetivo e atuação corretos.

5- Aumento da resistência física
O trabalho de fortalecimento e resistência muscular auxiliam bastante na melhora do condicionamento físico. Associados ao treino aeróbico/ cardiovascular conseguimos excelentes resultados. Tudo com indicação e acompanhamento!

6- Auxilia no controle do peso
Durante a gestação é natural que a gestante ganhe alguns quilinhos, mas isso também deve ser controlado para evitar complicações para a mãe e o bebê. A alimentação adequada associada a prática do Pilates proporciona um controle eficaz!

7- Aprende-se a respirar melhor de maneira profunda e controlada
Com a prática do Pilates aprendemos a controlar nossa respiração, reconhecemos as suas fases, os músculos que usamos para respirar, treinamos esses músculos e nos conscientizamos da sua importância para nossa saúde e bem estar! Tudo isso auxilia durante a gestação, onde esses músculos sofrem alterações com o aumento da barriga e também durante o parto, onde a respiração adequada traz muitos benefícios e auxilia bastante!

Pilates na Gestação
Fonte: Blog Pilates
8- Melhora da circulação sanguínea
A prática regular do Pilates age contra o inchaço, através da reeducação do movimento, aumento da flexibilidade, estímulo e melhora da circulação sanguínea.

9- Bom Humor!
Além de todos os benefícios citados anteriormente, que contribuem para o bom humor, trabalhamos a consciência corporal, alinhando a prática física com o relaxamento mental e exercícios conduzidos de forma fluida e controlada, coordenados com a respiração, promovendo um grande bem estar!

10- Rápida recuperação no pós-parto!
Eu vivi essa experiência. Na minha primeira gravidez era sedentária e assim continuei. Tive vários desconfortos, precisei ficar de repouso nas duas ultimas semanas devido ao inchaço extremo, encontrei dificuldades no momento do parto e no pós parto também. Pouca disposição, muito cansaço! Nenhuma gravidez é igual a outra. Mas a minha segunda, foi muito diferente! Já praticava Pilates e assim continuei durante toda a gestação. Trabalhei até dois dias antes do parto, não tive nenhuma intercorrência, os desconfortos foram muito menores, a minha recuperação foi excelente (mesmo precisando passar por uma cesárea) e com 2 meses de pós parto já tinha retornado a prática do Pilates (assunto para outros posts!)
Então, além da teoria em que me baseio para indicar e estimular todas as gestantes que conheço, eu pude vivenciar todos os benefícios do Pilates na minha segunda gravidez e passei a admirar e gostar ainda mais desse método que faz parte da minha vida há 7 anos!

pilates na gestação
Fonte: Blog Pilates
Sabemos que algumas gestantes podem ter alguma complicação pré-existente, ou ainda, desenvolvem alterações além das fisiológicas durante a gestação. Essas mulheres precisam de ainda mais atenção e  cuidado e assim como as outras, autorização médica e acompanhamento pré-natal adequado para uma prática segura de qualquer atividade física!

Abraços fraternos!

Segunda Gravidez!



_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!