terça-feira, 31 de julho de 2018

Dieta nossa de cada dia...


Sabe esses desafios do Instagram? Pois é, fiz um deles, que eram 30 dias sem carboidrato. Adorei o resultado e fiz mais 30 dias. Depois voltei à minha vida normal e o que aconteceu? Engordei outra vez!
Na realidade, não voltei à vida normal, pois esse desafio me ajudou a aprender a me alimentar corretamente. Mas, porque engordei?

Resultado após 30 dias

Resultado pós 60 dias de dieta

Conversei com um nutrólogo que me disse que dietas restritivas facilitam o ganho de peso posterior porque elas mexem com o equilíbrio do organismo. Um nutriente faltando ou sobrando pode comprometer todo o funcionamento fisiológico e metabólico do corpo. 

No consultório dele, fiz um exame chamado bioimpedância, conhecem?
Com esse exame, a gente obtêm uma maior precisão sobre a composição do corpo: possibilita o cálculo de volume exato de água, quantidade de massa magra massa e massa gorda.
Após o resultado (vem com outras informações além das apresentadas abaixo), o médico viu que meu metabolismo é lento (entre outras coisas) e me deu uma "dieta" de 2300 calorias. Isso mesmo, 2300. Ele disse que comer menos não me faria emagrecer. Achei estranho, mas o médico é ele, né?! Encarei e emagreci 8kg em 2 meses!
O legal era que eu não tinha que ficar contando calorias das coisas. Ele me perguntou o que eu gostava de comer e fomos negociando a melhor forma e quantidade de comer aquilo e possíveis substituições. Ficou uma coisa leve, simples de seguir. Era mesmo uma reeducação alimentar!

Aqui em casa, amamos comer e amamos cozinhar para nós e para os outros. Aprendi que quando transformamos os alimentos em quantidade de calorias ou proibidos (a não ser que tenha intolerância, alergia...), acabamos não apreciando as refeições e perdendo esse convívio social e hobby.

Parte do meu resultado de exame



Aí, como uma boa cidadã do mundo, fui pesquisar no Google porque engordamos após dietas e encontrei informações como:

  • Dieta do suco, dieta da lua, dieta do chá, dieta seca barriga… No fim das contas, todas essas dietas são muito restritivas, deixando seu organismo carente de nutrientes e calorias.
  • Pode até ser que você perca alguns quilos na primeira semana, mas é impossível seguir uma dieta restritiva por muito tempo e você vai acabar engordando tudo de novo. 
  • Seguir à risca uma dieta restritiva é colocar expectativas irreais sobre você mesma. Você é uma pessoa, não uma máquina!
  • Em uma dieta restritiva, é muito provável que você “caia em tentação” e “fure” sua dieta, jogando sua autoconfiança lá pra baixo. 
  • A restrição calórica podem deixar seu metabolismo mais lento, dificultando sua perde de peso em longo prazo. 
  • Quando deixamos de fornecer combustível suficiente para o nosso corpo, ele vai começar a armazenar energia para garantir suas funções vitais. Ou seja, quando você voltar a comer, o corpo pode armazenar uns quilos extras como uma "precaução" em eventuais dietas futuras. 
  • Ironicamente, o ato de fazer mais dietas e restringir alimentação faz nosso corpo elevar esse ponto de equilíbrio, aumentando sempre os quilos extras em caso de a pessoa voltar a sentir fome.
  • 95% das pessoas que fazem dietas restritivas voltam a engordar e os outros 5% desenvolvem transtornos alimentares.
Lembrando que os dados acima são coletados de sites encontrados no Google. Peguei os dados que mais se repetiam e que faziam sentido de acordo com o que médicos já me falaram, mas não posso garantir que sejam 100% verdadeiros, ok?!


Resultado da dieta sem carboidrato. Diferença gritante, não é?! Pena que seja apenas temporário...

Sem dieta, qual é a solução? A resposta é moderação.
A Aline mesmo diz "não como glúten no meu dia a dia". Mas, quando fui visitá-la, pedimos pizza. Ela não come no dia a dia, não faz parte da rotina dela, mas não é proibida de comer. Ela não perdeu o momento "pizza, discussão sobre política e crianças brincando na varanda"!

Resumindo, o negócio é fazer uma reeducação alimentar e praticar atividade física. 
  • Eu comia muito mal, até me casar. Meu marido me ajudou a me acostumar com o arroz integral, a farinha de aveia, o óleo de coco... Daí pra frente, criamos vários pratos legais e nos alimentamos da forma mais saudável possível, sem nos privar das coisas.
  • Aline sofreu muito com o efeito sanfona na adolescência (dieta x compulsão alimentar) e depois teve uma crise de gastrite crônica e precisou mudar! Então, ela foi além: até curso de culinária funcional já fez e prepara delícias na cozinha.

Temos essa pegada saudável há muito tempo e decidimos dividir com vocês. Então, a Aline e eu lançamos um desafio bem legal, para te auxiliar na perda de peso, comendo de tudo:


Daremos dicas para introduzir a reeducação alimentar na vida de vocês, como:
Prepare sua comida: Cozinhamos todos os dias aqui e isso ajuda muito. Jantamos e  preparamos a marmitinha para levarmos almoço para o trabalho no dia seguinte e isso evita irmos a um restaurante e exagerarmos ou comer um fast food.
Quando o tempo está apertado, fazemos marmita para a semana inteira e congelamos. A melhor parte disso é bagunça na cozinha apenas uma vez por semana, rsrsrs. E também, temos mais tempo para nossas filhas!

Faça atividade física em família, fica muito mais fácil!
Procure um nutricionista ou nutrólogo para te acompanhar nesta jornada. Assim, você saberá exatamente do que você precisa! Somente um profissional pode montar um cardápio adequado para seu corpo, seu metabolismo, suas necessidades. 

Por exemplo, na minha "dieta" com o nutrólogo, eu comida 2,5 pães de sal por dia. Ele perguntou se eu comeria integral e eu disse que não consigo, simplesmente não desce. Aí, ele liberou o pão de sal e compensou com outra coisa, por isso o acompanhamento com um profissional é importante!
Depois, fui trocando o pão de sal por outras coisas e agora como tapioca, crepioca, ovos mexidos, bolo funcional, panqueca low carb... A substitituição foi acontecendo gradualmente, sem esforço. Não ficou pesado, não foi desanimador e agora como bem. Por isso a reeducação alimentar é importante. E quando bate a vontade de comer um pão de sal, eu vou lá e como, sem culpa!

Atualmente, meu maior acompanhamento é feito com endocrinologista, pois tenho problema hormonal. Então, dependendo dos resultados dos exames (o hipotireoidismo tem causado colesterol e triglicérides alto), eu preciso fazer alguma dieta restritiva e/ou tomar remédios. Porém, com acompanhamento e por pouco tempo.

Reeducação alimentar é comer pensando na saúde, comer na medida certa e o emagrecimento vem junto. Alimentar-se bem vira um hábito e você não engordará de novo, como acontece com dietas que fazemos por curtos períodos!

Eu há 3 meses!


Vem com a gente nesse desafio!
Siga-nos nos Instagram para ver as dicas e poste usando a #pospartocorponovo


_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!