terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Tenossinovite de Quervain - Mais comum do que você imagina!


Entrei no consultório do ortopedista e relatei dor no pulso. Ele nem me olhou e perguntou: "Qual a idade do seu filho?". Claro que não entendi a pergunta,  mas respondi que ela tinha 7 meses. Então,  ele me explicou que todos os sintomas que eu tinham se relacionava à "tendinite da gravidez".


Pesquisei bastante e descobri que a tendinite, tenossinovite ou síndrome de De Quervain é uma inflamação na membrana que recobre o tendão do punho, conhecida como bainha tendinosa (estrutura que forma pontes ou túneis entre as superfícies ósseas sobre as quais deslizam os tendões). O processo inflamatório da bainha causa a diminuição do seu espaço, comprimindo os tendões.
Resumindo: dói!

Tenossinovite de Quervain, tendinite, dor no pulso, Nasceu uma Mãe, tendinite na gravidez, inflamação no pulso
Tendinite, tenossinovite ou síndrome de De Quervain - Imagem retirada da internet

Embora a tendinite de De Quervain esteja associada a movimentos repetitivos do punho e da mão (qualquer atividade como jogar tênis, mexer no celular ou pegar num bebê), lesões, distensões... também existem outras condições que predispõe ao desenvolvimento desta inflamação, como a gravidez, o puerpério, diabetes, gota, hipotireoidismo, artrite, tuberculose, reumatismo, alterações hormonais, distúrbios imunológicos... Mas, em muitos casos, não há uma causa bem definida.

Bem, tenho hipotireoidismo e a gravidez causa alterações hormonais. Juntou os dois e eu descobri uma doença nova! Rsrssrsrs
A maioria dos casos atinge mais frequentemente a mão dominante. Porém, não raramente, a síndrome de De Quervain pode ser bilateral (atingindo as duas mãos, como foi o meu caso).

Tenossinovite de Quervain, tendinite, dor no pulso, Nasceu uma Mãe, tendinite na gravidez, inflamação no pulso
Tendinite atacou os dois pulsos
Sintomas
O principal sintoma da tendinite de De Quervain é a dor, podendo ser acompanhada de inchaço e dificuldade de realizar movimentos.
Com o avanço da doença o paciente tem dificuldade para segurar objetos que exijam a posição de pinça do polegar (torcer roupa, abrir porta, abrir latas, segurar xícara, segurar um bebê...)

Certa vez, meu marido estava no banheiro e minha filha rolou na cama. "Dei um peixinho" e a peguei no ar, pouco antes que caísse no chão. A peguei e comecei a gritar pelo meu marido, pois eu simplesmente não conseguia segurar minha pequena.
Em outra ocasião, a joguei no sofá, por não ter força para sustentar o peso do corpinho. Tentei pegar, não consegui e a joguei no sofá pra que não caísse no chão.
Sem contar as inúmeras vezes que tive que pedir que a pegassem e me entregassem no colo, comigo sentada.


Diagnóstico
O diagnóstico da tendinite de De Quervain é essencialmente clínico e o médico identifica a potência dos movimentos e a intensidade da dor. E confesso, que é bem doloroso. O médico apalpa (dói muito só de encostar), segura o polegar e faz uns movimentos com ele e com a mão, dobra o polegar na palma da mão, dobrar os dedos para baixo em cima do polegar e vira o punho para o lado do dedo mindinho... Resumindo, dói!
Dói tanto que às vezes sentimos no antebraço e até no cotovelo, ficando mais difícil para nós sabermos exatamente de onde vem a dor.


Tratamento
A tendinite de De Quervain tem cura com o tratamento adequado e o tratamento é mais eficaz se realizado nas primeiras 6 semanas após o inicio os sintomas. Portanto, começou a sentir dor, corre para o médico!!!

Tratamento 1:
A primeira coisa a ser feita consiste na eliminação da inflamação dos tendões afetados: o médico costuma prescrever medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, proporcionando assim alívio da dor e recuperação da mobilidade e da função.

Tratamento 2:
Está junto à medicação: consiste em fazer repouso de atividades que desencadearam a doença. Para facilitar esta tarefa, podemos recorrer ao uso de tala, cinta ou até mesmo gesso, imobilizando o punho e o polegar. Como os movimentos ficam limitados, favorece a recuperação.
Tenossinovite de Quervain, tendinite, dor no pulso, Nasceu uma Mãe, tendinite na gravidez, inflamação no pulso
Eu usei isto para imobilização
Nos casos mais resistentes...
Tratamento 3:
Um tratamento pode ser feito com um fisioterapeuta para aliviar os sintomas, fortalecer o músculo e limitar a irritação do tendão. Mesmo aliviando a inflamação, raramente a fisioterapia é eficaz de forma isolada. Portanto, costuma-se repetir os tratamentos 1 e 2 durante o tratamento fisioterapêutico.

Tratamento 4:
O médico pode optar por fisioterapia, infiltração ou os dois.
A infiltração local (injeções) com corticoides podem ser aplicados na bainha do tendão para que haja a redução do inchaço.
Fiz infiltração nos dois pulsos e não senti dor. Fui ao pronto socorro (em um médico especialista em cirurgia de mão indicado pelo ortopedista que eu havia ido) com minha filha de 7 meses. Conversei com ele, falei tudo que já havia feito (incluindo remédio e imobilização) e ele optou por este procedimento.
Enquanto uma enfermeira cuidava da Anninha, o médico aplicou anestesia e depois o corticoide. Então, enfaixou meus pulsos e pediu repouso (me proibiu de segurar a filhota no colo). Como estava só nós duas, de ônibus, pedi a enfermeira que a prendesse em mim com o sling (ainda bem que o levei) e fui caminhando até onde meu marido trabalha. De lá para casa, ele ficou com ela e teve que cuidar dela nos dias de repouso. Eu a pegava apenas para amamentar, apoiando nos braços.
Tenossinovite de Quervain, tendinite, dor no pulso, Nasceu uma Mãe, tendinite na gravidez, inflamação no pulso
Pós infiltração

Para os casos bem resistentes...
Tratamento 5:
Quando a dor persiste após o período tratamento ou nos casos com grave comprometimento das atividades diárias, a cirurgia é o tratamento de escolha.
O médico sugeriu que eu fizesse, já que não estou 100% recuperada, mas como eu consigo fazer todas as minhas atividades, preferi não fazer. Ele me explicou que a cirurgia consiste em abrir a bainha fibrosa por onde os tendões passam, liberando a pressão para que o tendão possa deslizar livremente, acabando com a inflamação e com a dor.
Ele disse que a cirurgia é bem simples e rápida, com poucos riscos. Os pontos e a imobilização costumam ser removidos entre o 10º e o 12º dia de pós-operatório. Após isso, o paciente deve regressar progressivamente às suas atividades normais. A fisioterapia pode ser útil para fortalecer o músculo e evitar futuros problemas.


Agora, grávida pela segunda vez, me arrependo de não ter feito a cirurgia. Os hormônios começaram a mudar e já estou sentindo mais dor e dificuldade nos movimentos. Estou com muito medo de ter problemas para cuidar do novo bebê, problemas maiores do que tive na primeira gravidez...
Mas agora, tudo que resta a fazer é esperar!

dor no pulso, inflamação no pulso, Nasceu uma Mãe, tendinite, tendinite na gravidez, Tenossinovite de Quervain,
Apareceu um "ovo" durante a segunda gravidez


Atenção! 


NUNCA se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Somente ele poderá dizer qual medicamento, dosagem e duração do tratamento é o mais indicado para o seu caso em específico. 


@minhas24horas




_

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Não precisei. Durante a segunda gravidez, fiquei muito mal. Depois que ela nasceu, doía e eu tinha dificuldade em fazer algumas coisas. Agora, 6 meses após o nascimento, está super tranquilo e praticamente não sinto dor!

      Excluir
    2. Quantos dias teve em repouso depois da infiltração? Depois desses dias em repouso ficou logo boa e a poder fazer tudo com a mão? Estou com o mesmo problema e queria saber se avanço para a infiltração..

      Excluir
    3. Acabou que eu tive que fazer de novo, mês passado (devido a segunda gravidez). Nas duas vezes fiquei 3 duas de repouso e melhorou muito rápido!
      Hoje sinto nada. É como se nada tivesse acontecido.

      Excluir
  2. Estou com o mesmo problema que você. O que vc fez pra melhorar e não precisar operar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, às vezes ainda dói, mas está sob controle. A infiltração super ajudou.

      Excluir
  3. Tomei uma injeção no punhoe foi otimo. 8 meses depois voltou e esqueci o nome dela.. cm essa pandemia naonbou sair para ir ao médico. Se alguem souber qual é a injeção. Me avise porfvor. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A injeção no punho que tomei eles chamaram de infiltração. Pelo que o médico disse é um corticoide para diminuir a inflamação. Não sei se foi a mesma coisa que vc tomou...

      Excluir
  4. Olá! Fez a operação? Como foi? Tudo certo agora?

    ResponderExcluir

Obrigada!
Volte sempre!