quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Um olhar diferente para o Ensino Público Infantil - Parte I


Outro dia, vi em uma postagem em um dos muitos grupos de mães que tenho no facebook, perguntando como era o funcionamento das UMEIS. Li comentário por comentário. Vi alguns que falaram que a UMEI não é adequada para as crianças, vi alguns falando que a escola serve só para brincar e MUITOS outros comentários foram a favor da UMEI e de toda a dedicação para com nossos filhos.

Eu sou muito suspeita para falar sobre a escola!!
Desde a primeira vez que vi uma escola, pela grade azul, com meus 16 anos, quando era estagiária da PBH, me peguei apaixonada e tinha certeza que algo de muito legal Belo Horizonte tinha a ganhar.

E assim foi, desde os primeiros meses de vida da minha pequena Laura fiz a inscrição e aguardava de dedo cruzado por uma vaga para ela. A mesma aconteceu com o Pedro, todos os anos eu fiz a inscrição e cruzava meus dedos. Ate que ambos, conseguiram quando completaram seus 3 anos. Antes disse eles estudavam em uma escola particular e ficavam o dia inteiro para que eu fosse trabalhar. E quando a vaga da Laura saiu em 2014 eu fiquei SATISFEITA, MARAVILHADA, ME SENTINDO ECONÔMICA - afinal era uma mensalidade a menos - E COM MEDO!

UMEI

Medo sim, pois a única coisa que escuta das pessoas ao meu redor e das professoras dela era: “ não faça isso, a UMEI só brinca, não ensina, não alfabetiza e bla bla bla... Aquela pulguinha ficou na minha orelha. Contei para André, compartilhei meus medos e agora até angustias eu tinha! E se a Laura não souber ler? E se ela não souber escrever? E se ela não souber o básico para entrar no primeiro ano do ensino fundamental?
Lá estava eu sofrendo por um futuro incerto! Lá estava eu chorando e sendo acalantada pelo André!
Mas eu vi que precisava deixa o rio seguir seu percurso, vi que precisávamos viver um dia de cada vez! E assim fui deixar a Laura em seu primeiro dia de aula.

Quando chegamos na porta da escola, meu coração disparou, meus olhos lacrimejaram, Laura segurou minha mão firme e entramos. A professora já estava na cantina da escola com o restante da turminha, se apresentou e disse de sorriso aberto o quanto éramos bem vindas na escola. Laura olho pra mim, esticou os braços, me abraçou e chorou. E aí eu chorei! Chorei e não queria largar de Laura. Mas era necessário que eu fosse embora. Laura gritava e eu sai correndo e liguei para André.
Esperei ansiosamente os minutos passarem ate as 17:20. 
Como que dói né gente?!

Enfim, chegou a hora de buscar Laura na escola. Fui na porta da sala dela, lá estava ela, sentada em sua cadeira, com mais 3 meninas em sua mesa. Me viu, me abraçou e disse que aquela escola era fofinha! Me contou que suas mais novas amigas se chamavam Letícia, e as gêmeas Larissa e Izabella. Contou mais um tanto de coisa e vi o quanto o meu choro foi meio que atoa. A noite passou e mais um dia veio. Já me fortalecendo e sendo forte para não chorar na frente dela. Chegamos na porta da escola e ela me fala: “ mamãe, pode deixar que vou sozinha. Até depois da aula” . Me deu um beijo, pegou sua pequena mochila e foi. Desceu o morrinho, olhou pra trás e jogou um beijo.

Gente, cadê aquele neném que chorou ontem? Que gritou 'MAMÃÃÃÃÃE'?

Já o Pedro foi tudo muito tranquilo, como ele via a Laura indo para uma escola diferente da dele, sempre teve o sonho de estudar na escola da Laura. E em seu primeiro dia de aula, mal queria que eu levasse ele na porta de sua sala.

Mas nós dois, André e eu sempre fomos MUITO presentes na vida escolar dos meninos. Em todas as reuniões estávamos juntos. Sempre fomos atendidos, fosse pra tirar dúvida, sugerir algo para a escola ou fazer alguma reclamação. Sempre andamos lado a lado com a escola e aos poucos fomos pegando o ritmo da UMEI e entendendo o funcionamento da mesma.

A UMEI tem realmente a metodologia de brincadeiras lúdicas e eles ensinam SIM, ensinam brincando! E tem algo mais saudável que isso? Os meninos nunca tiveram PARA CASA EM EXCESSO! Confira a quantidade de atividades para cada criança abaixo:

QUANTIDADE DE PARA CASA
1º SEMESTRE
2º SEMESTRE
3-4 ANOS
NENHUM PARA CASA
1 PARA CASA
4-5 ANOS
1 PARA CASA
2 PARA CASA
5-6 ANOS
2 PARA CASA
3 PARA CASA

A UMEI tem uma visão de que criança precisa ser criança antes de ter uma vida acadêmica formada! Vejo que muitas escolas particulares já enviam para casa todo dia após a escola. No primeiro instante é lindo, fofo e engraçado. Mas será que realmente é necessário? Aulas extracurriculares,
aula de inglês, natação, espanhol, piano, de canto e por ai vai... e quando é a hora dela ser criança? Precisamos SEMPRE pensar nisso!


Via: Mamãe Tagarela
Sem contar as festas da família, festa junina, feira de cultura que a escola planeja com tanto carinho!

Festa Junina

Festa Junina




Festa Junina

Em 2016 foi o último ano da Laura na UMEI, e em 2017 o último do Pedro (texto parte II em breve!!! E ambos saíram lendo e escrevendo. A UMEi é lúdica. Eles ensinam brincando. Eles tiveram duas professoras MA-RA-VI-LHO-SAS, com uma dedicação fora do comum. A UMEI foi o grande passo dos meus filhos para um futuro que logo estará aí. Digo que a UMEI foi uma página do livro da nossa família, que merece dedicatória! 
Só que gente, não podemos esquecer de que o sucesso dos nosso filhos é um conjunto. Entre escola e família! Sempre fomos presente na vida escolar dos meninos. Em todas as reuniões lá estávamos nós, os dois em meu a 90% de mães na sala. E André  lá, questionando, aplaudindo, chorando com a primeira escrita livre deles, a partir da figura do lado, perguntando qual o próximo projeto da professora. 

Hoje em dia vejo muitos pais culparem SOMENTE  a escola pelo mal desempenho do filho. Mas não é assim... O filho tem que estudar, a família tem que ser presente e a escola acompanhar e ensinar! Porque educação VEM DE CASA!

E aí, que tal conhecer uma UMEI? Não julgar tanto um ensino público? 

Obrigada UMEI São João Batista, por todo seu esforço. 

Meu muito obrigada desde a diretora até a cantineira!

Um beijo bem grande, mamãe de dois,

Carol














_

Um comentário:

  1. Muito bacana seu texto. todas as pessoas que conheço falam muito bem das UMEI. Contudo esta cada vez mais difícil conseguir uma vaga. Liguei na prefeitura para me informar melhor sobre as vagas do maternal e a funcionaria me explicou que foram extintas muitas vagas do maternal, pois por lei a prefeitura têm que ter as vagas para alfabetização infantil para atender a população e que alguns pais que não conseguiram vagas entraram na justiça para garantir o direito a alfabetização publica para os filhos e que o numero de inscritos para as vagas em geral foram o triplo das vagas ofertadas hoje em BH. Então a certeza que antes tinham de matricular minha filha agora fica na esperança e espera de conseguir uma vaga. Gostaria que fizesse também um post sobre escolas particulares. Pois estas temos tantas opções que fico confusa. Qual será melhor? Próximo de casa ou uma que ofereça um ensino de alta qualidade? como analisar o perfil de cada escola, seus parâmetros de educação individual, social, pedagógica...
    Obrigada, bjus!

    ResponderExcluir

Obrigada!
Volte sempre!