terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Roteiro de Férias: Passeios pelo Ceará

Janeiro! Mês de férias! Ou uma folguinha! Ou um fim de semana de Sol! 

Se você quer um bom roteiro para viajar, mesmo que nas próximas férias, a dica da vez é o Ceará, um lugar privilegiado pela beleza de seu litoral, mas também pelas lagoas entre as dunas. 

Já partilhei um pouco aqui no Blog sobre a região de Jericoacoara. Sobre a vila (clique aqui para ler) e sobre alguns passeios próximos à vila (clique aqui para ler). Jeri, como é carinhosamente chamada por todos os apaixonados pelo lugar (não conheço ninguém que tenha conhecido Jeri e não ame o lugar), é uma das grandes atrações do Ceará.

Além de Jeri, as lagoas próximas à região também merecem muito destaque. São encantadoras, de água quente e de beleza incomparável.



São muitas lagoas para prática de esporte e lazer no Ceará e, no período de chuva, diversas lagoas menores e de águas cristalinas podem ser encontradas entre as dunas. Assim, se você não conhece bem a região o melhor é contratar um guia e fazer o deslocamento em um veículo 4x4 ou contratar um passeio (feito em buggy, por exemplo). 

É muito comum o transporte em "pau de arara" pelo Nordeste, mas vale lembrar que, apesar da aventura e de ser tão comum pela região, é um meio de transporte irregular, que costuma abrigar muitos passageiros e, frequentemente, não possui cinto de segurança. Então... Cada um avalia seu próprio risco!

Aproveite as rotas dos motoristas pelas dunas para brincar um pouco no mar de areia (lê-se descer rolando pela areia) e também faça algumas paradas pelas lagoas menos famosas. Aquelas que surgem com as chuvas, às vezes bem pequenas. São lindas, quase sempre desertas e impressionam por águas tão claras.











A mais famosa da região é a Lagoa do Paraíso, de água doce e cristalina. Os carros de passeio ficam em uma praça, de lá até a lagoa o trajeto é andando por uma pequena trilha, coisa de menos de 5 minutos.

Tudo é muito organizado, limpo e decorado. Existe um vestiário com duchas que é uma gracinha, depois, para chegar à Lagoa do Paraíso, é preciso descer um deck em meio às árvores. Passar por um portal que é a verdadeira passagem secreta para o Paraíso.





Não esqueça do óculo de Sol, pois a areia é branca, o ambiente é muito claro e incomoda bastante os olhos. Não esqueça também o protetor solar porque as temperaturas na região são sempre elevadas.

Um aviso para os turistas... Na Lagoa do Paraíso, quase todos os serviços ofertados são de um determinado estabelecimento e como o lugar é um pouco distante das vilas é bom estar preparado para os preços mais altos. Pelo menos a estrutura é boa! 









Na água, é possível encontrar redes para descanso e algumas sombras para escapar do Sol. Também existem os tradicionais bancos de madeira, um pouco distante da margem e em uma área de cera de 1,70 de profundidade. É uma caminhadinha que pode ser um pouco perigosa para quem não sabe nadar ou crianças desacompanhadas.

Na água também ficam algumas empresas oferecendo dispositivos para a prática de esportes. Os ventos na região favorecem bastante as aventuras.











Apesar da água cristalina, a sensação na Lagoa do Paraíso é ora que ela é azul da cor do céu, ora que é verde como a natureza em sua volta. As cores mudam com a posição do Sol e a quantidade de nuvens, mas o nome faz juz ao lugar. É um paraíso! 











Outra lagoa famosa na região é a Lagoa Azul. Particularmente, gostei mais dela! O vento não estava tão forte e a água estava mais calma, por isso, aproveitei mais o mergulho por lá. Parecia uma imensa piscina.





A água não é tão cristalina como a Lagoa do Paraíso, mas é quentinha. Os estabelecimentos são mais estilo bar e carros de som param com frequência. A estrutura é mais simples, comparada ao luxo que a Lagoa do Paraíso proporciona, mas eu gostei!



Os pontos favoráveis da Lagoa Azul são os fatos dos bancos de madeira que ficam dentro da água serem mais próximos da margem, ao contrária da Lagoa do Paraíso, e as crianças poderem nadar/brincar com mais tranquilidade porque a água é menos agitada.





Saindo um pouco das lagoas, outro passeio indicado é à praia do Preá, onde os ventos são um atrativo para os amantes do kitesurf. Outra característica favorável da vila são os bares e restaurantes, que apresentam preços mais convidativos que os dos estabelecimentos de Jeri. 




Por fim, antes de voltar à vila de Jeri, vale fazer uma parada pela Árvore da Preguiça, que é ponto tradicional para foto de todo turista que passa pela região. Na verdade, existem várias "árvores da preguiça" entre as dunas, mas uma específica é a famosa e mais robusta, o que favorece as fotos. Já ouvi falar que no tempo de seca a árvore não fica mais tão bonita... Mas acho que vale a parada se estiver de passagem.




Se você quer saber mais, recomendo a leitura das outras duas postagens que fiz sobre a região, onde partilho sobre as famosas Pedra Furada e Duna do Pôr do Sol (clique aqui para ler). 

Jeri, a região aos arredores da vila e todo o Ceará são lugares maravilhosos, que devem ser conhecidos e explorados. É um local que guarda muitas belezas, muita cultura e muitos passeios divertidos. Além de tudo, tem temperaturas elevadas e Sol, muito Sol!


Contei um pouquinho sobre o passeio por lá e espero que tenha gerado curiosidade. Quem sabe não será seu próximo destino de férias?!

Boas férias e abraços!



_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!