segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Empadinhas


Receita para anotar no caderninho de receitas e fazer sempre! Vale um empadão ou empadinhas!  O recheio fica de acordo com a sua criatividade. Costumo usar restinhos de carne para criar novas receitas. Vale até aquele estrogonofe que sobrou do almoço, sabe?! Seja criativa e invente combinações diferentes, reaproveite e crie lanchinhos recheados de delícias! Aqui em casa a partir desse ano de 2018 temos uma meta de usar o máximo dos alimentos que temos, não deixar as coisas se perderem na geladeira, inovar nas receitas para não enjoar daquela comida que sobra para mais refeições, usar e abusar da criatividade para comermos com alegria por aqui!

Caderninho de Receitas, Mamãe Chef, tem criança na cozinha, empadinha, empadão, empada, culinária, empadinha mais fácil do mundo


200 gr de manteiga gelada cortada em cubinhos
250 gr de farinha de trigo
sal à gosto (quando a manteiga já tem sal eu não coloco nada na massa, mas fica ao seu critério)
50 ml de água em temperatura ambiente
1 gema para pincelar sobre as empadinhas


1) Misture a manteiga com a farinha com as pontas dos dedos até formar uma farofa com os dois ingredientes. A manteira precisa estar gelada para que você consiga fazer essa farofa. 
2) Acrescente a água e o sal. Amasse até obter uma massa consistente e homogênea.
3) Abra a massa com rolo (capricha para ficar bem fininha a massa hein?) e forre as forminhas de empadinhas (unte-as primeiro com azeite), recheie com o sabor de preferência e coloque a tampinha. Se tiver forminhas de biscoitos aproveite para fazer enfeitinhos para as suas empadinhas. 
4) Bata uma gema e pincele sobre as empadinhas montadas.
5) Asse em forno pré-aquecido por a 180º até ficar bem douradinha!
6) Desenforme e se divirta!

Nunca contei quantas empadinhas dão essa receita, acredita? hahahaha! Toda avacalhada! Mas da próxima vez que fizer já deixo anotadinho aqui. Para empadão rende uma forma 30x30. Serve bem 6 pessoas!

Falando em diversão, por aqui temos uma pequena que já adora ficar ajudando na cozinha! É muito legal ter a companhia dela pois nos incentiva ainda mais a fazer novidades e a estarmos juntos nos preparos das refeições. A cozinha é um ótimo lugar para se ensinar sobre divisão de tarefas, organização, consciência alimentar, higiene pessoal, com os alimentos e espaço da casa, além de ser uma atividade lúdica, sensorial e divertida. Colocamos a cadeira ao lado da pia e ela vai nos ajudando em tudo que é possível. Da gordice à alimentação saudável, há dia para tudo e em tudo as crianças podem participar!

Caderninho de Receitas, Mamãe Chef, tem criança na cozinha, empadinha, empadão, empada, culinária, empadinha mais fácil do mundo

Caderninho de Receitas, Mamãe Chef, tem criança na cozinha, empadinha, empadão, empada, culinária, empadinha mais fácil do mundo



_

Um comentário:

  1. Super fácil, vou testar para fazer no meu chá de fralda! Gratidão ��

    ResponderExcluir

Obrigada!
Volte sempre!