quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Gravidez e a amamentação

Desde que contei pra vocês que estou gravidinha novamente, a pergunta que mais recebo de vocês é se pode continuar amamentando na gravidez!! Então preparei esse post especial para esclarecer as dúvidas!!
gravidez, amamentação, amamentação tandem, amamentação prolongada, amamentar grávida


Acho super legal falar sobre o assunto, porque criou-se o mito que a mulher que amamenta não engravida e que a mulher que está grávida não pode amamentar. Antes de começar a tentar engravidar novamente, fiz uma bateria de exames e conversei com o médico que iria me acompanhar  a respeito da amamentação! Eu não quero e não pretendo desmamar a Isabella!! Vamos ver o que os especialistas dizem sobre o assunto???

“Amamentar durante a gravidez não representa risco para o bebê, tampouco para a mãe. A regra geral é que não existe problema se a gestação for normal e a mulher estiver saudável. As cólicas não devem ter relação com a amamentação, pois a liberação de ocitocina, hormônio secretado durante as mamadas, não é capaz de provocar contrações uterinas dolorosas e duradouras antes da 38ª semana de gravidez. Até essa idade gestacional, o útero tem proteções especiais que impedem seus efeitos.


gravidez, amamentação, amamentação tandem, amamentação prolongada, amamentar grávida
Grávida de 6 semanas e amamentando!


Por precaução, muitos médicos indicam a suspensão da amamentação em gestações de risco, especialmente quando existem contrações uterinas prematuras, partos prematuros prévios, sangramento vaginal ou ganho insuficiente de peso. O bebê também pode desmamar espontaneamente, em razão das modificações no sabor e na quantidade de leite materno, devido às oscilações hormonais da gestação.”

Confesso que há umas duas semanas estou com uma sensibilidade excessiva em ambos os seios! É como se a Isabella tivesse fazendo a pega errada, mas não está! É normal por conta dos hormônios da gestação! Logo eles estabilizam e acredito que a sensibilidade irá diminuir! Além disso, eu senti uma enorrrrme diferença no fluxo de leite! Eu sempre tive muito muito leite, mas agora ele diminuiu muito!


gravidez, amamentação, amamentação tandem, amamentação prolongada, amamentar grávida
Grávida de 19 semanas e amamentando!


Meu sonho é amamentar os dois ao mesmo tempo! Então, da minha parte não pretendo conduzir o desmame durante a gravidez! Se ele acontecer, será natural e porque ela quis assim!! Por hora, já são 21 meses de amamentação e 21 semanas de gestação!! Puro amorrrr! ❤️❤️❤️

*Importante: Esse post não pode e nem deve substituir a orientação médica. Cada caso é um caso! Esse post tem carater informativo e relata o meu caso clínico.


Fonte: adaptado Revista Crescer

Beijos









_

Um comentário:

  1. Amei o texto. Então quando seu bebê nasceu vc continuou amamentando os dois? Minha bebê está com 21 meses e estou de 21 semanas exatamente igual a vc.kk meu medo é que ela tenha muito ciúmes quando meu bebê nascer.Como foi sua experiência. Obrgda. Fico no aguardo.

    ResponderExcluir

Obrigada!
Volte sempre!