segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá: Entorno do Castelo e Passeios

Em outubro, estive em Araxá para representar o Blog Mamãe Sortuda na Blog Trip que rolou no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá. Já contei um pouquinho sobre a cidade e sobre as deliciosas Termas (clique AQUI para ler). Agora vou partilhar sobre o entorno do Castelo e alguns passeios que fiz pela cidade. 

Existe um limite na parte de trás do Tauá que apenas os hóspedes podem frequentar, mas todo o seu entorno, composto por bosques, fontes e pistas, é aberto ao público. Esse entorno é extremamente verde e muito recomendado para quem busca paz na natureza. 

Assistir ao pôr do Sol entre as árvores dos bosques é um verdadeiro atrativo para quem estiver por ali. 


Primeiro, vamos ao mapa da área que cerca o Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá. Das maiores vantagens do local estão o fato de ser uma área rica em natureza e possuir muitas opções de lazer e diversão.

Você pode escolher pela caminhada entre as trilhas, um passeio de bicicleta, a prática de outros esportes, um cantinho para um piquenique ou para tirar fotos. Encontrei diversos casais fazendo suas fotos de casamento por lá.



Seguindo pelo lado esquerdo do castelo, existe um bosque onde fica um playgroud e também é possível encontrar diversas mesas de madeira. O local ideal para um piquenique!

Divulgação: Comunicação do Tauá






Próximo a esse bosque estão os cavalos e as charretes para quem quiser fazer um passeio sem muito esforço físico. Também é possível avistar a Praça de Esportes do Tauá, que abriga, além da piscina olímpica, quadras para a prática de tênis, vôlei, peteca e quadra poliesportiva. O acesso, entretanto, é restrito aos hóspedes.

Uma das estradas da lateral esquerda do Tauá levam até o espaço para a prática de arco e flecha, uma das atividades orientadas que o hotel oferece aos hóspedes.




Seguindo a caminhada, pedalinhos estão disponíveis na imensa lagoa planejada para ter o formato do Brasil e caiaques na Ilha dos Amores, de onde é possível ter uma vista privilegiada do Tauá Grande Hotel. 



Divulgação: Comunicação do Tauá

Subindo mais um pouquinho, chegamos à fonte Dona Beja. Contei um pouco sobre a história das águas medicinais do Barreiro no texto sobre Araxá e as Famosas Termas do Tauá Grande Hotel. A fonte leva o nome da famosa e desejada Dona Beja, mulher à frente de seu tempo, que se banhava rotineiramente nas fontes da região e que atraia muitos olhares por causa de sua beleza, contatos e influência na sociedade do século XIX. 

Divulgação: Comunicação do Tauá

Divulgação: Comunicação do Tauá



São três mirantes no local: um em cima da fonte Dona Beja, um logo em sua frente e por cima da ducha cascata, onde é possível tomar um banho gelado com água que vem da fonte, e outro se você continuar a caminhada pela estrada que contorna a lagoa.


Subindo uma trilha perto da fonte Dona Beja chega-se em uma estrada que leva à área das ruínas do Hotel Rádio.

O local já foi um hotel glamouroso e hospedou importantes atores da história do país, assim como o Tauá. Existem muitas versões sobre o que de fato aconteceu com o hotel, algumas parecem mais um conto de terror, mas vale fazer uma visita ao local (durante o dia de preferência rsrs).

Se você sair do Tauá a pé, esteja pronto para uma boa caminhada até as ruínas. É uma subida generosa! Coloque um tênis e uma roupa confortável para a caminhada e não esqueça de água, pois é uma região quente e abafada. 








Descendo para o Tauá pelo outro lado, encontramos a cascatinha e uma região de muitos bosques. Até chegarmos na lateral das Termas e no bosque Burle Marx, que leva o nome do arquiteto e pintor que foi um dos grandes responsáveis pelo projeto paisagístico do Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá.

Ao lado direito de quem chega ao Tauá está a fonte Andrade Júnior de águas sulfurosas. Também é possível encontrar outra pequena lagoa.









Divulgação: Comunicação do Tauá

Ao fundo, avista-se a Igreja Nossa Senhora das Graças. A visita também é muito recomendada, para conhecer um pouco mais da arquitetura e história da região e também a feirinha de artesanato local que existe ao lado da igreja.



Saindo um pouquinho da área próxima ao Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, fui conhecer os famosos Doces Joaninha. A loja/fábrica fica no centro de Araxá e foi um passeio literalmente delicioso.

A produção é artesanal e foi iniciada para comercialização em 1970 por Dona Joaninha. Sua especialidade são os doces em compotas, mas na lojinha é possível encontrar um pouco de tudo que é mais tradicional em Minas: doces de fruta, em barra, na palha e cremosos, biscoitos, conservas, pimentas e molhos, geleias, farinhas e queijos artesanais. 










Se você estiver por Araxá não pode deixar de passar por lá para comprar uma lembrancinha para alguém ou mesmo saborear essas delícias. E o mais legal: da loja é possível conferir a produção dos produtos por um vidro. 

Para saber mais sobre os Doces Joaninha clique AQUI






Saindo da área urbana de Araxá e seguindo em sentido Uberlândia, encontra-se a fazenda de queijos Só Nata. 

O queijo minas artesanal produzido por lá é famoso pelo sabor suave e textura delicada e quanto mais curado, mais cremoso fica seu interior. 

Foi uma experiência bem diferente, nunca tinha conhecido uma linha de produção de queijos, que é um alimento tão comum na mesa mineira. 











Araxá é um lugar encantador, de boa gastronomia e belíssima paisagem. Um destino turístico para mineiros e toda pessoa interessada nas águas medicinais do Barreiro, mas não só nelas: na cultura, artesanato e riqueza histórica da região.

O Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá é sem dúvida a opção ideal de hospedagem. É um lugar completo: da tranquilidade das termas às diversas opções de atividade e lazer. A área verde de bosques e trilhas ao seu redor valoriza ainda mais o estabelecimento e é um grande diferencial para quem deseja fugir do agito da cidade.

Aguardem, pois ainda tem mais! Contarei em minha próxima postagem sobre o castelo e suas instalações.

Destino ideal para as festas de fim de ano e férias de verão que estão chegando!!!



_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!