quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Araxá e as Famosas Termas do Tauá Grande Hotel

Araxá, o lugar alto onde primeiro se vê o Sol, mas não só ele! O nome indígena denuncia tudo o que uma pessoa pode encontrar por esse lugar que é porta de entrada do Triângulo Mineiro: a conexão com a natureza! Conhecida por suas águas termais e a famosa lama negra, Araxá é o destino ideal para quem busca paz espiritual e descanso próximo à natureza.

O Blog Mamãe Sortuda foi carinhosamente convidado para a Blog Trip do Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá e, com muito prazer e alegria, eu fui a designada da vez para representar o Blog. Vou tentar partilhar com vocês um pouco da experiência surpreende e indescritível que tive. Missão muito difícil porque é preciso vivenciar para entender, mas vamos lá!

Antes de falar do castelo do Tauá Grande Hotel vou começar pelas Termas, pois carregam um tanto da história de Araxá. Na verdade, ir ao Tauá é uma viagem no tempo. Como dizem por lá, o encanto com certeza é pela grandeza da construção e pela riqueza da história.

Araxá, Tauá, Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, Termas, Termas de Araxá, Viagem, Viagem em Família, Minas Gerais, Roteirinho de Sorte,


Os primeiros estudos sobre os efeitos medicinais das águas do Barreiro, como é chamada a área onde o castelo está construído, surgiram na primeira metade do século XIX, evidenciados pelo naturalista alemão Barão Wilhelm Ludwing von Eschwege, que estudava a geologia e mineralogia do país. A conclusão sobre o valor medicinal das águas só foi oficialmente apresentada no fim desse século, pelo médico e botânico Joaquim Monteiro Caminhoá.

Alguns anos foram requeridos para estudo e pesquisa até concluir que Araxá possuía uma posição privilegiada pelas águas minerais sulforosas, bicarbonatas, sódicas e termais.

Araxá, Tauá, Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, Termas, Termas de Araxá, Viagem, Viagem em Família, Minas Gerais, Roteirinho de Sorte,

A região também é conhecida por causa da famosa Dona Beja, que se banhava nas fontes e atraia muitos olhares pela sua destacada beleza. Foi uma personalidade muito influente na região e fora dela no século XIX.

A construção do Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá foi no início do século seguinte, entre 1938 e 1944, com a participação de profissionais de várias lugares do Brasil e do mundo, sobretudo países Europeus. Muitos materiais importados foram trazidos, como pedras italianas e portuguesas, cristais tchecos, ferragens belgas, banheiras, cadeiras e queimadores norte-americanos, entre outros. A construção das Termas foi concluída primeiro e conta com 17 mil metros de área construída.

O local é um verdadeiro templo de devoção ao silêncio, ao relaxamento, à saúde, à beleza e à tranquilidade. Corpo e mente são trabalhados de diversas maneiras e, com o uso das águas sulfurosas e radioativas, todo o poder da natureza é aproveitado para tratamentos medicinais, energizantes e estéticos. 


Atualmente, a gerência das Termas fica com a Gladys Sayegh. Tive a oportunidade de conhecê-la e o amor pelo que faz é perceptível em seu olhar e fala. Na verdade, isso é um grande diferencial do Tauá: todos os funcionários estão sempre felizes, receptivos, cordiais e amam o que fazem. Conversei com outros funcionários das Termas e do Hotel e são todos assim. Fiquei encantada!

Para quem vem de fora, o acesso é pela lateral do Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá e a entrada é encantadora e muito acolhedora. Tudo por lá é de uma grandeza que faz os olhos brilharem.

Moradores locais podem até fazer uma espécie de Cartão Termas que dá acesso à diversos serviços todo mês.



Araxá, Tauá, Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, Termas, Termas de Araxá, Viagem, Viagem em Família, Minas Gerais, Roteirinho de Sorte,

Já para quem está hospedado no Tauá, é possível ir às Termas caminhando pelo elegante corredor que integra as edificações, composto por incríveis obras de paisagens e pontos turísticos de Minas Gerais e com iluminação natural quem vem das aberturas no teto.





Divulgação: Comunicação do Tauá

O corredor leva ao segundo piso da cúpula e logo algo surpreendente espera pelos visitantes: os vitrais no teto!

Divulgação: Comunicação do Tauá


Os vitrais são resultado do trabalho do artista belga François Frank Urban contando a histórica da Estância de Araxá. Pela cronologia histórica, cada vitral representa o seguinte:

(1) o vulcanismo, pois o Barreiro repousa sobre um vulcão extinto há 90 milhões de anos;
(2) a pré-história com animais que habitavam a região há milhares de anos e que tiveram fósseis encontrados durante as obras do complexo. Na Bacia do Barreiro viveram mamíferos pré-históricos!!!
(3) a cena religiosa dos índios Araxás;
(4) a ocupação pelos brancos;
(5) a descoberta das águas;
(6) os primeiros banhistas;
(7) os fazendeiros que levavam o gado para beber as águas salinas;
(8) as primitivas casas de banho do início do século XX.

Divulgação: Comunicação do Tauá
No segundo piso, as telas representam os banhos dos povos: os banho de cascata dos tempos bíblicos; os banhos quentes dos egípcios; os banhos de água corrente dos assírios; os banhos no Ganges, dos hindus; os banhos públicos dos gregos; os banhos públicos dos romanos; e os nossos banhos atualmente.

Divulgação: Comunicação do Tauá

Divulgação: Comunicação do Tauá



No primeiro piso está a encantadora mandala. O piso é feito de mármore com pedras pretas e brancas. A mandala de oito pontas fica ao centro, símbolo da relação entre homem e cosmo. No centro da mandala tem um fio de cobre, que é um bom condutor, que desce cerca de 30 metros dentro do solo, fazendo a conexão com que senta por ali e a energia da natureza.





Ao redor da mandala é possível encontrar vários bancos e sofás, disponíveis para que os visitantes passem algum tempo por ali. Local ideal para fecharmos os olhos e nos voltarmos para nosso interior. Todo o ambiente das Termas toca músicas relaxantes. Calmante natural!



Também durante os dias que estive por lá vi alguns alongamentos de yoga acontecerem na mandala para quem quisesse participar e, ao fim do dia, um músico do Tauá tocava um violão de forma bem serena e relaxante.



O mais impressionante é que tudo nesse espaço é em número oito: os vitrais, as colunas, as pinturas, as portas... Lembra algo? Os oito caminhos nobres para uma vida plena, segundo Buda. São eles: a fala, a compreensão, a conduta, a aspiração, o esforço, a atenção, a subsistência e a contemplação.


Quantos aos serviços das Termas... são inúmeros! Você pode conhecê-los pelo site das Termas (clique aqui), pelo Instagram (clique aqui), fazendo uma ligação (34-3669-7006) ou indo pessoalmente às Termas. Vou falar um pouquinho sobre alguns deles...

Piscina Emanatória

A piscina emanatória de gases sulfurosos tem cerca de 37º com águas radioativas que estimulam o metabolismo e a circulação, sendo indicada para relaxamento e fisioterapia.

Divulgação: Comunicação do Tauá

Divulgação: Comunicação do Tauá
Fiquei muito confortável na piscina, porque amo águas quentinhas. Não tenho muita disposição para água gelada e meu banho é sempre quente. Foi super relaxante e prazeroso! Para os adeptos das águas geladas, pode ser que não fiquem tão confortáveis, lembra muito a sensação de sauna, mas acho que vale a experiência. Não é como uma piscina convencional! O ambiente também é silencioso e tranquilo.



Mas nas Termas também tem a sauna e ducha escocesa hidroterápica.

Terapias de Lama

São utilizadas as propriedades medicinais da lama, que ajudam no tratamento de dores musculares, como artrite, artrose, bursite, problemas de pele, inflamações, além da retirada de células mortas e descanso corporal. Tem o banho e as terapias.

Experimentei o famoso banho de lama e foi um tanto divertido porque nunca tinha feito algo parecido na vida. Confesso que o cheiro forte da lama causou certo desconforto no início, mas é impossível sair do banho sem sono de tão relaxada que a pessoa fica. É da seguinte forma: (1) cerca de 20 minutos na banheira de lama; (2) ducha para retirar o excesso de lama; (3) cerca de 15 minutos na banheira de água radioativa; (4) ducha; (5) e, com a pele molhada, deita-se num divã, onde uma coberta daquelas de frio intenso é colocada sobre o corpo por mais 15 minutos.



Existem algumas recomendações para o banho:


Não fique triste se você é gestante ou lactante! Existem algumas massagens específicas para vocês.

Terapias Relaxantes

Os banhos relaxantes são uma opção para aliviar a tensão do corpo. Tem o famoso Banho de Pérola, com duração de 20 minutos, feito em uma banheira equipada com um estrado de madeira no fundo, por onde sai ar comprimido dos tubos de inox perfurados. As pérolas são as bolhas que são formadas. O borbulhar resulta em uma massagem por toda a superfície corpórea. O banho pode ser de água sulforosa ou radioativa.

Divulgação: Comunicação do Tauá
Experimentei o Banho de Alecrim e foi o melhor banho da minha vida! O processo é semelhante ao Banho de Pérola, mas, primeiro, o corpo é massageado com sal grosso e óleo de alecrim. A água da banheira era sulforosa e, após os 20 minutos do banho, um creme hidratante foi passado por todo o corpo. Minha pele nunca ficou tão macia e perfumada! Um processo de relaxamento incrível que traz calma para o corpo e a mente.



Massoterapia

Existem diversificadas opções de massagens nas Termas. A mais completa delas é a Massagem Mais Vida, com mais de uma hora de duração. Inclui aromaterapia e escalda-pés, com massagem nos ombros e pescoço. Na maca, pressão nos pontos dos meridianos, alongamentos e manobras de Tui Na (massagem chinesa que pode ser feita com outras técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa). O procedimento elimina a tensão e revitaliza o corpo com as manobras e drenagem linfática. Tem também a Massagem Modeladora Indiana e a Massagem com Pedras Quentes.

Divulgação: Comunicação do Tauá
Tratamentos Estéticos

Com uso de tecnologias, como o Cellutec, espécie de drenagem vibratória que promove remodelação corporal e combate à celulite, além de relaxamento. São vários os serviços: tratamentos faciais, como a Argiloterapia Facial, drenagem linfática manual, peeling de cristal...

Terapias Infantis

Pensou que as Termas era um lugar só para gente grande? As crianças também têm uma atenção especial! Uma das terapias disponíveis é a Massagem Infantil com o objetivo de relaxamento, que acalma e reduz ansiedade. Também tem o Banho Infantil, realizado em banheira de hidromassagem com espuma, essência e ornamentos infantis, voltado para a limpeza de pele, diversão e relaxamento.

São muitos os serviços e produtos das Termas. Por lá também é possível comprar produtos de lama, tais como cremes e sabonetes.

As opções incluem todas as idades e o atendimento é um diferencial: muito cuidado com que está por lá. É possível encontrar algumas mesas com frutas e líquidos para hidratação por todo o ambiente.


Enfim, não dá para passar pelas Termas e ser a mesma pessoa!

Minha percepção é de que as Termas são, na verdade, um verdadeiro hospital espiritual. É impossível passar por lá e não sentir uma energia que revigora nossa caminhada por essa vida, não sentir uma conexão com as belezas e riquezas da natureza, não sentir a força que existe em nosso interior e o quanto nossa alma pede por socorro por meio dos sinais do corpo.

As Termas nos traz reflexões! Não dá para não perceber o quanto vivemos em função do tempo, das inúmeras atividades do cotidiano, do agito das grandes cidades e da dependência das tecnologias e, por causa de tudo isso, não conseguimos ouvir os sons da natureza, não conseguimos ouvir nosso silêncio interior.

É um lugar onde o tempo para. Um lugar de (re)encontro consigo mesmo. Um lugar para respirar, relaxar, pensar, acreditar e voltar para a "vida normal" com mais energia para buscar coisas boas para si e aqueles que estão em sua volta.

Um lugar que nos mostra que temos sempre que recomeçar, melhores! Sem esquecer que à natureza devemos muito respeito.

Aguardem, pois ainda tenho muito para contar sobre o Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá.

* As informações deste post são de anotações que fiz enquanto estive por lá, a partir do tour cultural pelo castelo com o guia Tiago (um funcionário que é um verdadeiro historiador, sabe tudo, TUDO sobre Araxá), também do livro do Tauá e do Instagram das Termas.









_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!