quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Manchas mongólicas: o que são?

Bella nasceu cheia de manchas arrocheadas! Eu acreditava que era devido a eu ter ficado 14 horas com a bolsa rota, e achei que sumiria em dois, três dias! Mas não sumiram! Ela tinha manchas nas costas inteiras e nádegas, nos punhos e tornozelos até metade da perna.

Manchas mongólicas, manchas de nascença, manchas roxas, mistura de raças


Ela nasceu em fevereiro, em pleno verão, então sempre estava com roupas mais curtas e confortáveis! Essas roupas deixavam de fora algumas partes que tinham as manchas o que muitas vezes gerava perguntas a respeito da origem das manchas.

Outras vezes, as pessoas olhavam com cara de susto ou de repreensão! Como se as manchas tivessem sido geradas por pancada. Imaginem só que absurdo imaginarem que eu estava batendo na minha pequena! Mas vi muitos olhares condenatórios!

A essa altura, eu já sabiam o que eram aquelas manchas! E para minha surpresa, elas tinham até nome: manchas mongólicas! Mas afinal, o que elas são?

É uma mácula que possui coloração azul/acinzentada bastante frequente em recém-nascidos de origem africana, asiática ou indo-americana. A mancha tem aspecto irregular e geralmente surge em áreas como as nádegas e as costas, podendo manifestar-se também, porém com menos frequência, nas coxas ou ombros.

A mancha mongólica acomete tanto o sexo masculino como feminino, sendo que possui regressão espontânea por volta dos 2 ou 3 anos de idade. Sua coloração azul/acinzentada se dá devido à localização dérmica dos melanócitos, tendo tamanho variável e uma textura geralmente como a da pele.

A condição é benigna e sua etiologia é congênita, estando desde o momento do nascimento já presente na criança. O diagnóstico é basicamente clínico e não é preciso realizar nenhum tipo de tratamento, já que a mancha tende a desaparecer com o tempo. No entanto, é muito importante que um médico seja consultado, para que o correto diagnóstico seja estabelecido. Fonte:saúdeemedicina.com.

Em outras palavras, a mancha tem origem da mistura de raças! Hoje Isabella tem 1 ano e 6 meses e as manchas praticamente sumiram! Ela ainda tem um pouquinho nas costas e nádegas, mas bem mais claras do que quando nasceu!

Eu sinceramente acho um charme as manchinhas dela!😍😍 E os bebês de vocês têm alguma mancha ou sinal de nascença???







_

3 comentários:

  1. Siim!minha bebê tbm nasceu com a mancha mangolica no bumbum e nas costinhas...clariou mais não saiu por completo ainda...pediatra falou q vai saindo.la pelos 2 anos.. hj ela tem 1 aninho.

    ResponderExcluir
  2. Sim. No bumbum, maior que uma moeda de 1 real. No hospital tinham me falado que era mancha de contato...

    ResponderExcluir
  3. Meu bebê tem no bumbum, costa e braços, e eu pensei que seria alguma pancada que os médicos tinha dado kk ou o tempo do parto kk mas graças a Deus já sei que é a machas mongólicas

    ResponderExcluir

Obrigada!
Volte sempre!