domingo, 6 de agosto de 2017

Carta para a Maria



 Quando um recém nascido aperta com seu pequeno punho, pela primeira vez, o dedo do seu pai, este fica preso para sempre.G. G Márquez



Querida Maria,
 
Eu nasci como pai no dia 28 de Maio de 2006.Sim, nascemos um para o outro no mesmo dia. Eram 12 horas e 12 minutos de um domingo ensolarado de Outono.
Ouvi seu choro , senti seu cheiro e chorei como criança quando te acolhi no meu colo.Você era tão frágil, tão linda, tão nossa!
Quando te vi amei-te já muito antes, disse Fernando Pessoa. O verso cabia perfeitamente naquele momento. Amei-te desde a sua concepção. Desde que soube que seria seu pai.
Eu participei de toda gestação da mamãe. Ficamos grávidos juntos ! Tive desejos,acompanhei pré natal, escolhi roupinha, aprendi o que era "pagãozinho " e cueiros", troquei fraldas, cantei e contei histórias para você."Curei" umbigo, cortei unhas, pus para arrotar, dei inúmeros banhos,levei você em consultas médicas e vacinação. Acordei e acordo à noite para cuidar de você , quando está com medo ou doente. Não faço mais que a minha obrigação, eu sei disso. Eu sou seu pai e não ajudante da mamãe, mas queria que você soubesse que fiz e faço tudo por você porque te amo infinitamente .Porque é meu dever dividir as tarefas com a mamãe. Ela é uma super mulher, super mãe e profissional . Precisamos dividir tudo para que ela não fique cansada e nem nervosa.rs.
Ela passou noites em claro,teve dores nas costas, mudou o corpo para te gerar e te alimentar. Não pude contribuir tanto assim. Seu vínculo com ela é muito forte e, se seu apenas ajudar na sua criação serei coadjuvante na nossa história. Quero e posso fazer mais por você, por mim, por ela ... por nós!
Deixa eu te contar...naquele domingo,você me olhou bem nos olhos e eu me apaixonei i- me-di-a-ta-men-te, mas foi uma paixão receosa. Tive medo de que você não me amasse. Tive medo de não corresponder às suas expectativas. Tive medo de não corresponder às expectativas da mamãe. Tive muito medo de tudo e de nada.
Sabe, Maria Eduarda, eu quis ser pai de uma menina. Quis muito. Muito mesmo.Deus ouviu as minhas preces e me presenteou. Ele sabia que eu precisava crescer como homem e como ser humano. Na nossa sociedade , muitos pais querem filhos, meninos, para reproduzir várias coisas com eles. Acham que somente os homens podem tudo. Eu quis ser seu pai para desconstruir e construir um monte de coisas e te ver mais livre e mais solta, filha. È um desafio criar uma menina numa sociedade em transformação. Entretanto , quando nasce uma menina, deve nascer um pai engajado na luta pela igualdade entre os gêneros.
O papai teve uma criação muito machista, mas não foi culpa do vovô. Ele também foi criado assim e achava que era o certo. Eu e o titio podíamos fazer tudo: brincávamos livres pelas ruas.Aprendemos muito de geometria, física e habilidades motoras construindo pipas, brincando de carrinho de rolimã e futebol. Aos meninos era permitido o espaço público e a rua foi uma verdadeira escola. Suas tias não tiveram a mesma criação e foram tolidas de um monte de coisas. Eu não tinha paciência com as meninas e às vezes era grosseiro com elas. Eu não sabia que elas podiam nos ensinar tantas coisas, inclusive a amar, a chorar, a sentir a vida de forma mais intensa.
Na nossa casa vocês são a maioria. Me encantam , me estressam, me enchem de amor. Admiro a capacidade que vocês têm de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e de trocarem tantas experiências e saberes comigo. Isso é muito legal: cada um com sua personalidade, com seus sonhos,seus medos, defeitos e  com suas contribuições.... Nos completamos e aprendemos muito juntos.Acredito que essa diversidade é fundamental para fortalecer nossos laços de amor e amizade.
Eu procuro todos os dias ser um pai bacana para você e fazer um mundo mais justo e igualitário para as mulheres. Dia a dia eu vou desconstruindo meu machismo e abrindo caminho para a igualdade . Não é fácil, mas, felizmente, o planeta roda, as gerações mudam , as pessoas evoluem, as ideias surgem, os paradigmas são quebrados. Não basta um mundo extraordinário para os filhos. Precisamos de filhos extraordinários para o mundo. Taí uma máxima que é verdadeira.
A mamãe fala que você será minha companheira de aventuras e sabe... eu me orgulho tanto disso. Me orgulho do ser humano incrível que você está se transformando. Você , ainda, não sabe, mas temos muito mais que o DNA que herdamos dos pais. Nossos pais deixam marcadas profundas na nossa alma. Espero que minhas marcas sejam mais positivas que negativas.Não quero ser ser seu super- herói, porque eu sou falho e humano, mas quero ser um exemplo importante para você, principalmente quando você escolher seus amores. Os braços e o colo do papai sempre estarão disponíveis para você, querida!
Você ama cor -de- rosa, bonecas e seu mundo arco -íris . Torce para o "Galo", faz trilhas, brinca nas águas geladas de cachoeiras, toca violino, faz penteados no meu cabelo, me coloca de filhinho nas suas brincadeiras....São tantos momentos de cumplicidade e amor....
Confesso que não gosto quando você inventa de brincar de salãozinho, mas adoro quando você canta as músicas dos Beatles, viu?
Amo seu jeito doce e suas pintinhas no rosto. Amo cada pedacinho seu . Amo ser seu pai , te ensinar tantas coisas e aprender tantas outras com você.
Lembre-se...Se coloque no lugar dos outros, sempre. Cuide do planeta e dos seus rins. Coma frutas e veja o nascer e o pôr do  sol.Agradeça por tudo. Viaje e conheça mundo, culturas e pessoas. Honre seus pais e não perca sua fé. Construa a sua história e seja humilde para a prender. Sonhe os seus sonhos e não os meus sonhos ou os da mamãe. Conquiste seu espaço com sabedoria e honestidade. Isso tudo é importante.
Minha Maria, neste dia dos pais, eu queria que soubesse que você é meu melhor presente e que esse mundo é seu, pequena. Não peça licença, entre de cabeça e seja feliz!
Com carinho,
Papai
















_

2 comentários:

  1. Que descoberta MARAVILHOSA desse Pai e que esperança ao ver que são atitudes como essa que poderão combater e desconstruir o "machismo". São as construções nas relações de forma igualitárias e respeitosas que terão forças em fazer essa transformação em nossa Sociedade.

    ResponderExcluir

Obrigada!
Volte sempre!