quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Papai Noel: Eu Acredito!


Papai Noel existe.... Pelo menos aqui em casa! E pretendo que ele continue a existir por muito, muito tempo ainda!

Papai Noel Existe!
Lara, Papai Noel e Theo
Eu sou uma louca, alucinada, com o Natal e com o clima que ele nos oferece!

Eu acho que é uma época em que as pessoas estão mais abertas ao bem, ao próximo, ao outro e até a elas mesmas! Depois que tive meus filhos então, passo o ano esperando o Natal com eles!

Eu sempre incentivei os meninos a acreditarem no Papai Noel e nunca vi mal nenhum nisso! Acho muito lindo como eles encaram isso, como eles enxergam os "papais noéis" de shoppings, as perguntas sobre ele e o polo Norte (Ou Polo Sul, porque para a Lara ele mora é no Sul). Amo esse momento!

Me veio à cabeça a seguinte questão: Será que é saudável incentivar essa crença? Já que a gente enfatiza tanto para eles que não é certo mentir?

Papai Noel Existe!
Lara com Três meses

Na minha opinião não chega a ser uma mentira e nunca vi nenhum adulto traumatizado e fazendo terapia por ter acreditado no Papai Noel na infância!

Acho que faz parte da nossa infância! Imagina o quanto pode ser legal seu filho contando para seus netos como eram os natais em sua casa, como ele acreditava, e como ele descobriu que na verdade o Papai Noel era você, que acordava antes dele para encher a árvore de presentes?!?!?

O que eu acho que temos que ter cuidado, é não usar o Bom velhinho como uma "moeda de troca".

Vejam só o que a Psicóloga Joyce Freitas, disse a respeito dessa crença:

"Como Psicóloga, acredito que a figura do Papai Noel não é prejudicial as crianças e pelo contrário, pode até ajudar no desenvolvimento dos pequenos pois é uma forma de estimular a curiosidade, imaginação, criatividade e bondade. 

Quando os pais falam com as crianças é importante sempre lembrar que elas irão acreditar naquilo que está sendo dito, já que pra elas os pais são as grandes referências pessoais. Por isso, na minha opinião, ao falar do Papai Noel, os pais devem referencia-lo como um Exemplo de Bondade, Caridade, como um Senhor velhinho e de barbas brancas que passou toda a sua vida em função de ajudar as crianças, distribuindo os presentes que são na verdade a representação da alegria, do afeto e dessa caridade e bondade que já citei, e não como um Senhor que representa apenas a materialização de sonhos em bens de consumo, que representa uma troca, ou apenas a recompensa por um bom comportamento. (Ou você acha que as crianças sabem ou se lembram de todas as vezes que se comportaram bem ou mal ao longo do ano??). As crianças precisam aprender a ser boas, caridosas, justas, e não a ser manipuladas. Precisam aprender que o bom comportamento é algo natural das pessoas boas, assim como o Papai Noel. 

Muitos pais têm essa preocupação de estar mentindo para os filhos, mas não pensem assim, afinal, a maioria dos personagens infantis são fictícios e não foram criados para enganar as crianças e sim para serem exemplos e ensiná-las algo. E tem mais, não se preocupem também com o momento certo em contar para as crianças que o Papai Noel não existe, isso acontece naturalmente e com os anos as crianças vão se desenvolvendo e quando você menos imaginar ela já saberá da verdade e não te culpara por isso. Não me lembro de ter ouvido de meus pais que a Branca de Neve, Cinderela, Peter Pan, Pateta, etc...eram de verdade ou de mentira, eu mesma descobri, e isso foi a mesma coisa com o Bom Velhinho."




Joyce Freitas, Graduada em psicologia pela PUC Minas em 2009, Self & Profissional Coaching.








Eu concordo plenamente com o que ela disse, mas que as vezes me escapa: "Se você fizer isso o Papai Noel não vai vir!" Hahaha. Eu tento me controlar!

Aqui em casa fazemos cartinhas e colocamos na árvore... e sempre procuramos comprar o presente que os meninos pedem! Se eu vejo que o que eles pediram está fora dos meus padrões ou se não acho que seja legal, eu tento conversar com eles antes para que eles não se frustrem quando o presente chegar! Tento mostrar que determinado presente é bem mais interessante que aquele que eles pediram!

Mesmo que o presente escolhido seja comprado pela madrinha ou pela avó, nós os colocamos debaixo da árvore, na noite do dia 24 para 25 de dezembro, para que eles acreditem mesmo que o bom velhinho passou no meio da noite para deixar lá!

Papai Noel Existe!
Lara Abrindo Seus presentes no Natal de 2014
Quanto aos Papais Noéis de Shopping, Lara até acredita nos mais bem caracterizados, mas na maioria das vezes ela me diz: "Aquele ali não é o de verdade né?" E eu concordo com ela. Imagina? Um cara idoso estar em vários lugares ao mesmo tempo? Ele tem que ter uns sósias para ajudá-lo, não é? Mas sim, continuo alimentando essa fantasia!

Para finalizar, perguntei a Lara quem é o Papai Noel, e aí segue a definição dela:

"Ele tem um gorrinho vermelho, e ele entrega presentes, porque quando é o natal ele entrega presentes. Ele mora no Polo Sul, porque ele é feito de Neve, a casa dele é de neve. Sabe quem ajuda ele? Adivinha? DU-EN-DES! Duendes... e Também Fadas! Lá tem pinguins também!"

Papai Noel Existe
Lara, Theo e o Papai Noel (Que no caso era uma funcionária da Escolinha deles!)
Depois dessa definição dela eu tenho mais um motivo para que vocês incentivem seus filhos a crerem no bom velhinho, sabe qual é? Estimular a IMAGINAÇÃO!

Especialistas dizem que é papel dos pais facilitar o mundo da imaginação para os pequenos, oferecendo-lhes todas as possibilidades de sonho e fantasia. E o Natal faz parte disso!

A partir desse impasse de dizer ou não aos filhos a verdade sobre o Papai Noel, uma psicanalista austríaca Melanie Klein experimentou negar a fantasia aos seus Filhos. Ela, assim como muitos acreditava que não era certo mentir a seus filhos sobre tal assunto. Mas, um certo dia, os seus filhos chegaram até ela com um pedido super inusitado: Eles queriam se mudar para a casa da vizinha. Sem entender, ela perguntou o motivo e a resposta não poderia ser mais óbvia: é que lá existia Papai Noel!!!

Ela registrou o caso em um de seus livros e nos mostra que a fantasia vem da criança, está intrínseca, queiramos nós ou não!

Papai Noel Existe!
Theo e a Arvore de Natal
E aí na casa de vocês? Como é tratado o Papai Noel?
Eles já descobriram a verdade?
Conta aqui pra gente!!!
contato@mamesortuda.com

Beijos e mais Beijos





_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!