terça-feira, 7 de junho de 2016

Dicas para um Home Office bem sucedido!

Olá Mamães!

Como eu já contei aqui, eu abri um escritório de contabilidade para mim! Sempre foi um sonho... E está dando Super certo.



Como eu tenho dois filhos pequenos, eu optei pelo Home Office. Não tenho uma sala alugada que me prende a horários. E o melhor, posso tornar meus preços mais competitivos uma vez que não tenho custos com aluguel, água, luz, telefone... estes custos eu já tenho em minha casa e o Home Office não os fez aumentar.
Posso dizer que foi a melhor decisão que tomei, pois eu consigo acompanhar de perto as crianças e trabalhar ao mesmo tempo. A relação Custo x Beneficio comparada a trabalhar fora, nem se fale... vale muito a pena.

Mas vou dizer a verdade, tive que apanhar um pouco para poder aprender a trabalhar em casa. Não é tão simples e lindo quanto parece.

Depois de muito perder prazos, fazer trabalhos de madrugada, chorar e morrer de dor na coluna eu aprendi. E logo depois que eu aprendi na marra, li em um livro de um dos meu autores preferidos tudo que eu precisava saber.

As crianças se divertem, eu leio!

Gustavo Cerbasi, em parceria com o Christian Barbosa, no livro "Mais tempo, mais dinheiro", dá as seguintes dicas para um Home Office Bem sucedido (Abaixo de cada dica deles vou contar como foi aqui em casa, tá?):

"Para seu Home Office funcionar bem, é preciso que estabeleça algumas regras:

1º) Família - Você precisará negociar com a sua família o trabalho em casa.  Ela deverá entender que você em casa significa trabalho. Se tiver crianças, precisará de uma babá que acompanhe os filhos durante seu horário de expediente.
Aqui em casa - Como eu estava trabalhando fora ate o fim de 2015, eu já tinha uma babá que ficava aqui em casa com o Theo o dia todo e com a Lara na parte da manhã, pois ela vai pra escola na parte da tarde. O que eu fiz foi continuar com ela.
O Theo por ser menorzinho, eu tenho que manter a porta do escritório fechada, pois assim que ele vê uma frestinha aberta ele corre e entra. A Lara já entende, que eu seu estou trancada no escritório, eu estou trabalhando. Já conversei muito com ela sobre a como fazemos para ganhar dinheirinho e comprar tudo que ela deseja, como disse aqui, então ela não me dá muito trabalho em relação a isso.
Dica: Parte de sua família sempre vai achar que você não faz nada por estar dentro de casa ou que você nunca estará cansado, Acostume-se.

Jana, A babá que me salva!

2º) Disciplina - Você precisará criar o hábito de trabalhar em casa. Isso significa um horário fixo de trabalho (começo e término), roupa adequada, e intervalos semelhantes aos da empresa. Nada de trabalhar de pijama ou na cama, pois isso só fará você se dispersar e perder sua produtividade.
Aqui em casa - Eu não tinha essa disciplina no começo. Marcava compromisso para o horário que eu deveria estar trabalhando, trabalhava na cama, de pijama... e isso me prejudicou muito. Hoje eu tenho uma rotina certinha. Vou a Academia as 06:30 da manhã, volto, tomo um banho, me arrumo e vou logo para o escritório. Paro de trabalhar por volta das 11:30, ai ajudo a babá com o almoço e os banhos, levo a Lara a escola as 13:00 e já volto e me tranco no escritório até as 16:30, quando paro, faço um lanche e busco a Lara na escola as 17:00.
Tempo marcar todos os meus compromissos externos para um dia só da semana, o que facilita muito.
Claro que meus horários não são engessados, as vezes se pinta alguma coisa pessoal, eu dou um jeito de me organizar para encaixar e não deixar o serviço sem fazer.
Dica: Apesar de ter um horário certinho, permita-se fazer um lanche, ou se estiver muito cansada deitar por 30 minutos... afinal qual seria a vantagem do Home Office se ficar tudo muito chato e burocrático?

Eu e Lara malhando antes de trabalhar

3º) Ambiente - Se possível, crie um espaço reservado para seu escritório, invista neste ambiente. Compre mesa, cadeira ergonômica, armários, gaveteiros, material de papelaria e escritório, impressora, telefone sem fio, etc.
Aqui em casa - Isso é muito, mas muito importante. No começo eu trabalhava no meu quarto, em uma mesinha minuscula só com o notebook em cima. Era Péssimo!
Aqui em casa temos 4 quartos, e as crianças, além de terem cada um o seu quarto, tinham um quarto de brinquedos, que era o máximo. Relutei muito, muitoooooooo... Mas me desfiz do quarto de brinquedos e montei meu escritório.Comprei mesa, cadeira, impressora, um notebook novo, comprei sistema, além de todo o material de escritório básico que eu precisava. E foi mágico!
Foi só mudar que o serviço fluiu! Ficou muito mais organizado, menos complicado, parece ate que ganhei mais tempo! Pra mim, é a dica mais importante!
Dica: Os móveis aqui do Escritório eu fiz na Decora House, empresa da Madrinha do Theo e já fiz pensando em leva-los um dia para uma sala alugada. Pois vai que eu cresço (Se Deus quiser) e tenho que mudar de espaço né?


4º) Tecnologia - Esse é o principal ingrediente de um Home Office eficaz. Você precisará de uma banda larga de alta velocidade (acima de 2 Megabytes) e uma conexão backup no caso de falhas ( todos sabemos que a internet falha exatamente quando precisamos dela). Converse com uma equipe de tecnologia de sua empresa e veja como acessar seus e-mails, rede e sistemas corporativos a partir de sua casa."
Aqui em casa - Como eu já falei ai em cima, eu comprei um notebook novo, comprei um sistema contábil, impressora, e paguei uma pessoa de TI para instalar rede aqui em casa... Ainda preciso melhorar algumas coisas... Mas já estou no caminho.
Dica: Invista também em um Celular bom, com uma boa internet. Pois muitas vezes você precisará ligar para clientes, responder emails, olhar planilhas.


Para todo novo negócio, eu acho essencial o "pé no chão" mas sem estar preso! Você tem que estar atenta a todos os passos que dá, afinal ninguém quer que seu negocio afunde né? Mas não pode ter medo de arriscar.
Eu trabalhava em uma empresa grande, tinha um salário bom e possibilidades de crescimento, mas estava ficando muito infeliz por alguns acontecimentos de "empresa grande" e pela falta dos meus filhos. Não tive medo! Arrisquei! E estou ai... um dia de cada vez, conquistando os clientes pouco a pouco e fazendo meu trabalho honesto!
Não tenho Medo! Ele não me pertence!
E se um dia não for o que eu sonhei, começo de novo!
Afinal a vida é feita de recomeços!

Você já pensou em mudar? Recomeçar? E quem sabe Começar!
Seus sonhos só dependem de você
Corre!

Contato@mamaesortuda.com

Beijos e mais beijos


Thaísa Freitas



_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!