terça-feira, 15 de março de 2016

Nossos pequenos consumidores

Hoje, dia 15 de março, é o dia mundial do consumidor! E é sobre isto que eu venho hoje falar... Sobre o consumo.
Eu e minha família estamos de férias em Porto Seguro, e lhes escrevo neste momento do nosso quarto aqui no Resort. Mas o assunto Consumismo se encaixou perfeitamente para o momento.


Quando estávamos fechando nosso pacote de viagem, optamos por um pacote all inclusive justamente porque não sabíamos como as crianças iriam reagir as ofertas (no caso de comidas e bebidas) na praia. Imaginei que a Lara iria querer mil picolés por dia e vários sucos, e o Theo só com o consumo de água (ele ama água) já nos levaria a falência! hahaha
Mas não foi bem assim... apesar de aqui ter tudo liberado, eles são bem contidos nos pedidos...

Mesmo a praia sendo provativa do Resort, eles permitem que alguns ambulantes entrem para nos vender algumas coisas. Neste ponto não tive receio, hora nenhuma, da reação da Lara... Por incrível que pareça ela quase nunca me pede nada!
Fui eu que insisti com ela para fazer uma tatuagem de Henna e um Tererê no cabelo, porque eu acho legal... mas hora nenhuma ela me pediu! Acabei comprando algumas bijuterias das artesãs locais também, mas pouca coisa.



Em nossa segunda noite aqui fomos na famosa Passarela do Álcool, o paraíso para os consumidores e mais uma vez, nenhum pedido. NENHUM. Tomamos um sorvete e voltamos pro hotel ao terminar de passearmos pelas barraquinhas.
Na passarela do Alcool, a oferta de consumo era bem grande... Eu poderia ter oferecido a ela que comprasse algo, poderia ter dado algum brinquedo novo, uma camisetinha, bolsinha etc e tal,,, Mas preferimos não instigar o consumo.


Graças a Deus, nós podemos sair com as crianças tranquilamente sem que eles nos peçam nada, porque foram acostumados a não comprarem tudo que verem. A questão do consumo vem na vida da criança desde pequenos... eles são "ensinados" a pedir e a gastar.
Não posso ser hipócrita e dizer que a Lara nunca nos pede nada, as vezes pede sim, e algumas vezes pede mais de uma coisa. Então o que eu faço? Negocio. Sim... eles entendem bem como fazer isto.



Quando ela quer mais de uma coisa, sempre digo que só pode uma e mostro para ela que ela deverá escolher qual dos dois quer. Essas duas coisas nem sempre são brinquedos, as vezes, por exemplo, ela quer tomar sorvete e brincar no parquinho pago do shopping, eu a faço escolher entre um dos dois.

E sim, mesmo que eu tenha dinheiro para os dois, na maioria das vezes a faço escolher entre um e outro, pois acho que ela tem que aprender que as vezes nos teremos que abrir mão de alguma coisa que queremos para ter outra.
O mesmo eu faço quando ela me pede coisas muito caras, ou que eu acho que não valha a pena, converso com ela e explico que a mamãe não pode pagar aquele valor.Aqui em casa usamos a expressão: "São muitos dinheirinhos!".
Quando digo a ela que são muitos dinheirinhos ela já sabe que não poderemos dar a ela o que ela pede. E sempre conversamos com ela como é que fazemos para ganhar nosso dinheirinho! Ela sabe
que o papai sai todo dia de manhã para ganhar seu dinheirinho e que a mamãe se tranca no escritório também para ganhar seu dinheirinho. Dar a eles o conhecimento de como fazemos para ganhar nosso dinheiro, pelo menos la em casa, os faz dar mais valor... pois a Lara sofre quando vê o pai saindo ou eu me trancando no escritório, e isso a faz saber que quanto mais precisarmos de dinheiro mais a mamãe e o papai não estará com ela. Duro né? Mas as crianças saberão lidar com isso melhor que imaginamos.



Para finalizar vai algumas dicas minhas:

- Não fique oferecendo coisas para a criança comprar o tempo todo.
- Faça negociações quando houver mais de um pedido.
- Mostre para ela quanto custa o dinheiro.
- Mostre a diferença de preço entre as coisas que ela pede.
- Não de tudo que você pode comprar de uma vez só.

E lembrem-se: Vocês são espelhos dos seus filhos, pais consumistas, filhos consumistas.

Beijos e mais beijos
Fui pro mar!





_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!