sexta-feira, 20 de maio de 2016

Mãe tem cara de quê? #parte01


Aproveitando o mês de comemoração das mamães para falar um pouquinho mais sobre o "ser mãe". Meu último post foi sobre ANTES E DEPOIS DE SER MÃE e hoje é sobre que cara mãe tem. 

Mãe tem cara de quê???


Frases comuns por aí:

Você é mãe?
Nossa! Você nem tem cara de mãe!
Mas você é mãe e anda vestida assim?
É mãe e fala essas coisas? 
Bebe? Dança até o chão? Assim você nem parece mãe!

Quem nunca? Nunca ouviu uma dessas? Nunca presenciou alguém dizendo isso para uma mãe? Ou mesmo apontou o dedo e disse?

Afinal! Mãe tem cara de quê?

Bobagem! Mães são ecléticas. Têm todos os estilos, cores, perfumes e sabores. Sabem fazer todas as caras e bocas. 

Coloquei #parte01 no post porque vou escrever outros posts sobre o assunto futuramente. Sou uma dessas mães que fazem as pessoas engasgarem quando ouvem eu dizer que tenho filho: 

Você é M Ã E E E E E? Nossa! Não parece!

Fico buscando compreender o que define uma mãe para a sociedade. Rótulos! As pessoas esperam que a mamãe ande de roupa social, no salto, de unhas feitas, bolsa de marca, saiba cozinhar bem e um tanto de outras coisas. Ai! Mas eu gosto mesmo é de andar de meia-calça com All Star (ou calça-meia no altar como diz meu filho). Sair correndo de manhã com a mochila cheia de livros. Usar blusa do Mickey (já falei sobre nosso amor por ele AQUI). Andar com o cabelo amarrotado (já falei do nosso cabelo AQUI). Usar anel de coco. Dormir no ônibus. Dançar loucamente nas festas (sou apaixonada por música e dança). Ter o meu estilo! 

E quando a mãe está envolvida com várias atividades e ouve aquele comentário: "não sei como você dá conta de fazer tudo isso e ainda ser mãe" ou "sobra tempo para cuidar do seu filho?". Alguém explica que ser mãe não quer dizer que você tenha que largar tudo para ser apenas mãe. Que passar algumas horas do dia fora não faz da mãe uma "menos mãe" ou "mãe ausente". Que a questão não é fazer tudo e ainda ser mãe, mas é ser mãe e ainda percorrer os caminhos que quiser e alcançar sonhos que tiver. 

Sabe os nosso filhos? Eles sabem bem que cara temos...









Em todos os desenhos eu sou uma MÃE. Desenhada de diferentes formas, com muitos ou poucos detalhes. Talvez eu não tenha a cara de mãe que as pessoas esperam que eu tenha, mas meu filho sabe bem que cara tenho: a de mãe dele. 


#sejavocê

XO




Fernanda G.

_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!