sábado, 3 de outubro de 2015

Faça Você Mesma: Caderneta da Saúde para Bonecas, Bonecos e dos Ursinhos


O Ministério da Saúde das Bonecas, Bonecos e dos Ursinhos adverte: vacinar bonecos e ursinhos nos primeiros anos de vida e realizar acompanhamento de peso e tamanho por idade favorece à saúde e diversão do seu filho!

Nada como ensinar brincando!

Me lembro quando a Victória, minha sobrinha, aos 4 anos, recebeu uma revistinha da Turma da Mônica, sobre queimaduras em crianças, que foi distribuída no Hospital João XXIII (hospital de Urgência e Emergência, referência em tratamento de queimados e trauma, de Belo Horizonte, da Rede onde trabalho). O gibi era muito legal e mostrava situações do dia-a-dia da turminha nas quais era possível se queimar: brincar próximo do fogão, brincar com fósforo, encostar a mãozinha em panelas quentes... visando ensinar às crianças como evitar acidentes com queimaduras! Minha sobrinha amou o Gibi e por muito tempo as atitudes de prevenção eram relembradas: "Tia Ló, não podemos brincar perto do fogão! Lembra da Mônica?!".

As brincadeiras podem trazer muitas lições positivas para as crianças! 

Na semana passada, na escolinha que a Nina estuda, fizeram um dia de vacinação das bonecas! Eu achei a ideia super legal!!!! Para os pequenos da escola foi um dia de responsabilidade com os brinquedos, dia de vacinar, dia de praticar ações de saúde! Achei a ideai tão legal que resolvi criar uma Caderneta de Saúde para bonecos e ursinhos! Desta forma as crianças podem brincar e aprender que é necessário vacinar, acompanhar o peso e tamanho e tomar medidas de saúde básicas!

Nos arquivos para download você pode baixar Caderneta de Saúde para Bonecas, Bonecos ou Ursinhos. Como somos a favor da não distinção de brinquedos de meninos ou meninas, todos podem brincar livremente! Sendo assim na capa tem um espaço para seu filho ou filha se identificar como Pai ou Mãe. Vai ser divertido!




Passo-a-passo:

1) Baixe os arquivos para impressão:

2) Escolha a capa e imprima a escolhida em papel (opalime, linho, vergê, etc.) de gramatura mais alta (acima de 120 gramas) . Você encontra estes papéis na Kalunga, Leitura ou outras papelarias.

3) Os arquivos disponibilizados pelo nosso blog não podem ser utilizados para venda, e sim, somente sim, para uso próprio.

4) Imprima a página de dicas de saúde e acompanhamento de vacina em papel de alta gramatura também.

5) Na última página da caderneta está acompanhamento de tamanho e peso por mês. O imprima em um A4 simples pois é necessário realizar dobradura, e fica mais fácil sendo em folha mais fina. Dobre nos locais indicados conforme figura abaixo.


6)  Ordene: 
a) capa;
b) folha de vacinas;
c) folha de acompanhamento de peso e tamanho por idade (dobrada nos locais indicados); e,
d) dicas de saúde.

7) Fure as páginas com um furador, ou com agulha ou grampeie. Eu estava sem furador em casa, sendo assim furei com uma agulha e amarrei atrás. Você pode furar com furador e amarrar com uma fita. Não se esqueça de deixar a linha ou fita mais froxinha para que a criança possa passar as páginas com mais facilidade.




8) Está pronto! Hora de brincar e aprender!




As tabelas utilizadas são as mesmas das cartilhas do Ministério da Saúde e as imagens foram baixadas no site Freepik (BonecosBonecas  e Ursinho)

Espero que tenham gostado!
Faça para o Dia das Crianças!

Quando fizer nos marque nas redes sociais e nos conte como foi a brincadeira!

Um beijo,


Heloisa Drumond
contato@mamaesortuda.com
_

4 comentários:

Obrigada!
Volte sempre!