terça-feira, 19 de maio de 2015

5 práticas que ajudaram a melhorar o sono dos meus filhos

Eu tenho dois filhos: Nicolas de 6 anos e a Lily de 3. Atualmente, ambos dormem a noite toda, mas a jornada até aqui foi longa, muito longa, amiguinhos... O bom, é que depois de tantas noites insones, consegui reunir algumas dicas que de repente podem te ajudar também! Essas dicas são ideais pra crianças maiores (a partir de 2 anos), mas os pequenininhos também podem se beneficiar de algumas delas!

1. Ter uma rotina consistente na hora de dormir 



Crianças adoram consistência e poder prever o que vem depois. Seguir todo dia a mesma sequência de ações antes de dormir é uma prática super saudável, pois ajuda o corpo da criança a se preparar e é muito mais raro que ela se rebele na hora de ir pra cama, já que isso se torna algo natural pra ela. Aqui em casa normalmente seguimos essa sequência: janta, xixi, banho, pijama, dente, histórias (e/ou algum jogo), xixi de novo, boa noite pra todo mundo, cama (com a gente esperando a dormir ou não, depende da fase).

2. Não fazer uma rotina agitada, mas também não muito chata



Rotina agitada antes de dormir, todo mundo sabe que não funciona! A criança vira um “pinga-fogo”, o sono vai embora completamente e custa a voltar. Por outro lado, uma rotina muito entediante e sem atrativos não motiva criança nenhuma a passar por uma sequência de coisas que inevitavelmente vão terminar em “cama”, né? Portanto, tente fazer todo dia uma coisa que ela goste muito, mas que não seja muito "intensa". Seja ler livros (sem histórias assustadoras), montar quebra-cabeças, lego, jogos de tabuleiro ou alguma brincadeira de boneca e fantoches. Você vai ver, elas vão começar a ansiar a hora de dormir!

3. Envolver pelo menos um dos pais na rotina pra dormir, especialmente se trabalham fora o dia todo


Isso é de longe o maior incentivo pras crianças gostarem dos momentos que precedem a hora de dormir. Como eu trabalho em casa e passo mais tempo com meus filhos, a rotina pra dormir é feita quase que exclusivamente pelo pai. Eles amam! Por mais cansado que ele esteja, é importante fazer um esforço e passar no mínimo 15 minutos lendo um livro ou brincando com os filhos. Sem celular, sem televisão. Tem que estar ali pra eles! Isso torna o momento de dormir muito mais tranquilo e prazeiroso pra todo mundo.

4. Evitar televisão algumas horas antes de dormir


Aqui televisão nunca fez bem pros meus filhos no geral. Meu mais velho principalmente, sempre fica mais agitado, desobediente e desafiador quando vê televisão. Houve uma época que o Nicolas assistia TV com a gente antes de dormir e ele simplesmente quase não dormia. Acordava frequentemente, tinha muitos pesadelos e falava demais no sono. Eu mudei várias coisas na rotina dele, na alimentação, dei homeopatia e nada resolvia. Até o dia que cortei a televisão. Funcionou como mágica! Tanto o sono melhorou muito, quanto o comportamento dele também. Então, se sua criança tem o sono muito agitado, vale a pena ver a relação que isso tem com a televisão, pois muitas vezes as imagens ficam voltando à cabeça deles à noite e atrapalha um sono restaurador.

5. Cortar líquidos 2 horas antes de dormir


Isso vale pra crianças maiores, que já estão desmamadas, tá? Aqui em casa, o leitinho antes de dormir foi parte importantíssima da rotina noturna do meu mais velho até ele fazer 5 anos. Ele simplesmente não dormia sem o leite! Como consequência, ou ele levantava muito pra ir ao banheiro de noite ou fazia muito xixi na cama. Nas duas situações o sono ficava todo sambado. Num belo dia, resolvi cortar isso. Não fui radical, fui cortando gradualmente. Comecei dando meio copo na hora da janta, meio copo antes de dormir. E aos poucos fui aumentando na janta, diminuindo pra dormir. E fui sempre conversando com ele, que um dia ele iria parar de tomar leite de noite. Até que esse dia chegou. Hoje em dia eu faço de tudo pra que bebam muito liquido na hora da janta e depois disso, só mini-goladinhas se estiverem com muita sede. E a qualidade do sono ó: melhorou radicamente! :D

Boa sorte e bons sonhos!

PS: Pra quem quiser saber mais detalhes, aqui eu conto como o Nicolas começou a dormir a noite toda. E aqui conto como foi o processo da Lily, que além disso também envolveu o desmame noturno dela. 


Luciana Azevedo
_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!