segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Chocotone ou Panetone Caseiro

Genteeeeeeee, que saudadeeeeeeeeeeeeee!!!!
Há muito não apareço por aqui, maaaaassss trago novidades! Hahahaha!


Já tem uns 7 anos que faço biscoitos amanteigados para presentear no Natal! Eis que resolvi mudar nesse ano! Nunca achei que seria capaz de fazer um panetone, afinal não sabia fazer nem pães. Mas a louca dos pães atacou aqui na quarentena e eis que com essa época natalina tão gostosa decidi que já estava preparada para fazer panetones. Gente, deu certo!!! Muito certo!!! Ficou melhor que o panetone daquela marca famosa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk



Então quero presentear vocês nesse natal com essa receita!!! Ela é da Rita Lobo, mas fiz adaptações para chegar no resultado que eu queria!!!! Então vou compartilhá-la com as devidas adequações, ok?


Vamos de presente? Vamos de chocotone ou panetone?
Vamos de gostosuras?
Simbora!!!!

A receita é realizada em algumas etapas:
- ESPONJA
- MASSA
- RECHEIO - opcional
- COBERTURA - opcional




PARA A ESPONJA

INGREDIENTES

1 pacote de fermento biológico para pães - 10g - (aquele de saquinho)
1 xícara (chá) de água
2 xícaras (chá) de farinha de trigo

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture o fermento na água para dissolver. Acrescente a farinha e misture bem com uma colher até incorporar todo o líquido. Cubra com filme (ou um pano) e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos, ou até a mistura crescer e ficar aerada.



PARA A MASSA

INGREDIENTES

5 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
8 gemas
2/3 de xícara (chá) de leite
150 g de manteiga em ponto pomada
1 colher (chá) de sal
raspas de 1 limão-siciliano
raspas de 1 laranja
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de vinho tinto
1 colher (sopa) essência de panetone
2 xícaras (chá) de frutas cristalizadas e uvas passar OU 2 xícaras (chá) de gotas de chocolate
Formas de papel para panetone (Essa receita rende 8 panetones de 250g, ou 4 de 500g)

MODO DE PREPARO

1) Separe as forminhas de papel para panetone.
2) Reserve 1/2 de xícara (chá) da farinha para adicionar na hora da sova e coloque o restante numa tigela. Misture com o açúcar e o sal, reserve.
3) Assim que a esponja estiver pronta, comece o preparo da massa final. Numa tigela grande junte as gemas e o leite e bata com um garfo, apenas para misturar. Acrescente a esponja e misture com uma colher de pau – não precisa desmanchar completamente a esponja, apenas o suficiente para facilitar a mistura com os ingredientes secos.
3) Acrescente os secos à mistura de gemas e mexa bem com a colher para incorporar todos os ingredientes e formar uma massa – no começo parece uma massa seca e pesada, mas logo perde esse aspecto, se preferir misture com as mãos. Adicione as raspas de limão e de laranja, o extrato de baunilha, essência de panetone e o vinho. Misture novamente.
4) Atenção: é importante que a manteiga esteja em ponto pomada, ou seja, macia mas sem derreter. Se estiver muito gelada leve para rodar no micro-ondas por alguns segundos. Junte a manteiga à massa em três etapas, misturando bem com a colher de pau a cada adição para incorporar – dobre e aperte a massa sobre ela mesma. Nesse ponto, ela vai começar a ficar mais pegajosa e densa.
5) Ainda na tigela, comece a sovar a massa – como ela é densa, elástica e um pouco grudenta. Estique, vire e dobre a massa sobre ela mesma, não é preciso colocar força. Durante a sova, vá adicionando a farinha de trigo reservada aos poucos. Sove a massa por pelo menos 10 minutos, ela vai ficando mais lisa, elástica e menos pegajosa. Se preferir, sove na batedeira com o gancho, em velocidade baixa – na metade do tempo, pare de bater, vire a massa e raspe a lateral da tigela para sovar por igual.
6) Acrescente as frutas cristalizadas e uvas- passas OU as gotas de chocolates, e misture para que fiquem bem distribuídas.
7) Com a espátula (ou as mãos untadas com um pouco de óleo), ajeite a massa para ficar redonda – não precisa ficar uma bola perfeita, apenas o suficiente para crescer de maneira uniforme. Cubra com filme (ou um pano) e deixe descansar em temperatura ambiente por 2 horas, ou até crescer e aumentar o volume em ⅔.
8) Unte a bancada com um pouco de óleo e transfira a massa já crescida para a bancada. Com uma faca (ou espátula de padeiro) divida a massa na quantidade de forminhas de papel (8 panetones de 250g, ou 4 de 500g). 
9) Para bolear a massa: posicione as mãos na lateral da massa, girando e tensionando a massa contra a bancada para formar uma bola. Transfira as bolas de massa para as fôrmas de panetone, cubra com filme (ou pano) e deixe descansar por mais 1 hora e meia.
10) Quando faltar 30 minutos para o tempo do panetone, pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média) e coloque os panetones numa assadeira.
11) Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até ficarem dourados. Se na metade do tempo os panetones já estiverem dourados, cubra cada um com um pedaço de papel alumínio para que terminem de assar sem queimar a superfície. Para verificar se estão assados, espete um palito no centro da massa, se sair limpo estão prontos.
12) Assim que os panetones saírem do forno, tente deixar descansando em cima de uma grade, até esfriarem por completo.
Seus panetones ou chocotones estão prontos!!!!











PARA O RECHEIO

Com uma faca fiz um buraco no centro do panetone e coloquei Nutella!
Hummmmmmmm!!!!!
Você pode inventar outros recheios!!!!!


PARA A COBERTURA

Tirei os panetones das formas e papel.
Derreti chocolate meio amargo e coloquei em cima deles!!!
Peguei Castanha do Pará, ralei e passei na frigideira com um tiquinho de óleo de coco! Dourei!
Coloquei por cima do panetone com o chocolate ainda derretido!
Espere o chocolate endurecer!











Faça uma embalagem linda e pronto!!!!


Usei meus enfeites de Natal que fiz pelo Lindeza Procê para deixar ainda mais fofinho!!!








_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!