segunda-feira, 18 de março de 2019

Seu filho é ingrato?


Dia desses conversava com uma amiga e comentávamos como as crianças dessa geração são diferentes, como andam tão "sem graça" para as coisas. E não apenas para as coisas simples, para qualquer tipo de coisa. Já é falado que estamos vivendo na época de maior frustação de todos os tempos. As pessoas querem sempre mais em troca de pequenos momentos de satisfação. Precisam de muito para ter migalhas de prazer. O celular que ontem era moderno, daqui uns meses já precisa ser substituído por outro que tem uma função a mais. O brinquedo que hoje rendeu risos de alegria, amanhã já estará esquecido numa caixa. E assim vai...


Ouvindo o desabafo de uma mãe nas redes sociais dia desses vi perfeitamente isso. De acordo com a mãe, o filho era ingrato e ela estava sofrendo muito por isso. Reclamava de tudo. Nada estava bom. Ela se desdobrava para trabalhar cada vez mais e oferecer todos os presentes que o filho pedia e, ainda assim, ele sempre estava insatisfeito e reclamando. Fiquei pensando...talvez o problema seja esse, dar coisas demais. 

Nós, mães e pais, não devemos dar muitos presentes para nossos filhos, porque isso pode viciá-los em ter cada vez mais coisas para sentir pequenas experiências de contentamento. O melhor presente que os pais podem dar aos filhos é a sua história e seu tempo. Sempre acreditei nisso. Voltar para o essencial, enxergar o belo no simples, sentir a natureza, olhar nos olhos, contar sua história, relembrar sua infância, resgatar valores, passar tempo junto. As crianças precisam aprender a dar importância ao valor e não ao preço das coisas e momentos. 

Segundo o psiquiatra e cientista Augusto Cury, as crianças e jovens do século atual tem sido acometidos pela Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). A SPA é fruto de uma sociedade onde as informações não param de chegar. O resultado: crianças e jovens estão sempre inquietos, sem foco e sofrendo por antecipação. Essa síndrome representa a inquietação do pensamento que é cada vez mais estimulado pelos meios eletrônicos. Essa estimulação exagerada gera uma espécie de círculo vicioso em que o cérebro quer sempre mais estímulos gerando uma perda de prazer pelas pequenas coisas.

Desacelerar a criança com SPA é fundamental. Ótimas técnicas para isso é o brincar livre e o brincar junto. Encorajá-la, por exemplo,a desenvolver atividades mais lentas e lúdicas, como ouvir músicas e contações de histórias, tocar instrumentos, pintar, praticar esportes, fazer teatro, pode ser o início de uma solução. Crianças e adolescentes hiperativos também podem e devem aprender essas práticas.

Leve seu filho para brincar em algum parque, praça ou na calçada de casa mesmo. Explore os elementos da natureza com ele e o ensine a contemplar o belo, habilidade tão importante para que ele seja mais sereno e menos imediatista em suas decisões. Ensine-o que nem tudo é tão rápido como na internet. Estimule-o a acompanhar o crescimento lento das flores e frutos, a ouvir o barulhinho calmo das águas de um riacho. Nisso está a boniteza da vida! E, talvez assim, teremos adultos menos frustados e mais gratos no futuro. 

"Pais brilhantes dão algo incomparavelmente mais valioso aos filhos. Algo que todo o dinheiro do mundo não pode comprar: o seu ser, a sua história, as suas experiências, as suas lágrimas, o seu tempo." (Augusto Cury)

Beijos e pratiquem muito tempo junto!

Talyta Andrade
@joaoemaria_passeiam 



_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!