sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Lições de costura


Minha mãe costura impecavelmente e a vi costurando a vida toda. Brincávamos no meio de moldes, linhas e alguns alfinetes...kkkkkk. Eu e meu irmão éramos aqueles irmãos bonitinhos que andavam arrumadinhos, com roupinhas estilosas, produzidas por ela! No mínimo se achava um máximo vestindo os seus filhos né? Hahahaha! Mais que um hobby era também uma economia ter as roupas feitas pela mãe! De vestidos à casacos, ela fazia tudo! 

costurices, costura, Heloisa Drumond, heranças criativas, costura afetiva, Mamãe Criativa,


costurices, costura, Heloisa Drumond, heranças criativas, costura afetiva, Mamãe Criativa,

Tantas coisas ela tentou me ensinar na vida e hoje, depois de muitos anos de vida, tenho vontade de aprender! Não que eu não tivesse interesse, mas sim, algumas coisas se afloraram em mim depois de alguns anos! O primeiro pontapé, foi o meu casamento econômico e DIY (depois confere lá no Noiva Sortuda). Ele me fez enxergar o quanto eu poderia ser criativa no meu dia-a-dia também!

No ano passado passeando pelo Barro Preto, uma área para quem ama moda, aqui de BH, desenvolvi uma paixão: garimpar tecidos fofos! E comecei a colecionar tecidinhos lindos, mas nada fazia com eles. Ou seja, estava me tornando uma acumuladora de tecidos. kkkkkkkk.

Mas eis que em dezembro fiz a permuta mais linda da vida! Troquei com a Fabi, do BH For Kids, fotos profissionais por uma máquina de costura que ela estava desapegando. Oh geenteeeee, me senti um pinto no lixo! Minha mente se encheu de ideias e de força de vontade também, já que não havia feito aulas de costura.

Eu podia ter ido na minha mãe tomar umas aulinhas? Podia! Mas e a ansiedade?  Resolvi que ia fazer uma roupinha para a Ana Sol, minha bebê que está quase chegando!

Impressionante como algo está inserido na nossa vida e não nos damos conta, não é mesmo? Sempre fui muito atenta ao que a minha mãe fazia. E na hora que comecei a minha aventura parecia que ela estava do meu lado falando o passo-a-passo: "vamos fazer o molde usando uma peça de roupas?", "deixe um pedacinho a mais nas laterais para fazer a costura e a roupa não ficar pequena", "costure com calma", "no início e no final faça um arremate voltando o ponto" ... e as coisas foram fluindo!

Fiz algumas adaptações durante o percurso pois eu não me senti segura para ousar muito, mas quando vi a minha produção pronta fiquei tão tão tão feliz! Nem acreditei que consegui fazer minha primeira costurice!!!!! Não vejo a hora que ver a Sol usando essa roupinha!

Depois de pronta, recebi algumas dicas das costureiras mais lindas que conheço: minha mãe e a Lilian, da Para Malu! Já vou poder aperfeiçoar para as próximas produções! E olha o resultado!




Essa experiência para mim é tão cheia de ensinamentos que quero compartilhar alguns com vocês:

1) Não tenhais medo de aprender! Vejo pessoas falando que sonham em fazer determinada coisa mas se sentem incapazes antes mesmo de tentar fazer. Então não tenha medo! Faça! Se for algo que você gosta, deseja, sonha...FAÇA!

2) Aceite as imperfeições como um processo de aprendizado! Impossível fazer algo perfeito de primeira vez. Faz parte do crescimento, errar, corrigir e até não fazer algo tão lindo, mas esse é o processo do aprendizado! Por mais que se tenha dom para determinada coisa é preciso ser persistente e pensar que precisamos subir um degrau por vez, cada um em seu ritmo!

3) Deixe sementes! Assim como a minha mãe deixou as sementes dela na minha vida para a arte, criatividade, costura, música e por aí vai uma lista de coisas lindas, deixe sementes para os seus filhos. Ao te ver fazendo algo, seus filhos estão aprendendo com você! E isso pode ou não aflorar como um desejo de aprendizado mais intenso. Mas mesmo que eles não queiram aprender, estarão aprendendo, sabe? 

4) Criatividade! Se inspire no mundo! Tudo trás algo que pode transformar nosso olhar em outras coisas. Crie e recrie! Veja combinações de cores que te agradam, traga isso para sua casa, para seu trabalho, para seu celular, para combinações de roupas etc. Veja formas que te agradam do mundo e pense no que elas podem se transformar. Dê novas utilidades para objetos corriqueiros. Se inspire no mundo, no bonito, no estranho, nas formas, nas cores, nos personagens, na personalidade de alguém... tudo isso pode se transformar em algo!

5) Coloque amor em tudo que for fazer! Isso já deixa a sua intenção ainda mais linda!


Não fiz tantas coisas por aqui ainda, mas quero compartilhar mais duas costurices que fiz usando costura simples e afetiva!

Fiz embalagens para presentear com panetones no Natal!

costurices, costura, Heloisa Drumond, heranças criativas, costura afetiva, Mamãe Criativa, panetone, porta panetone, DIYcosturices, costura, Heloisa Drumond, heranças criativas, costura afetiva, Mamãe Criativa, panetone, porta panetone, DIY

Fiz um conjuntinho de jogo americano e guardanapos para presentear minha amiga Mi, no aniversário dela!

costurices, costura, Heloisa Drumond, heranças criativas, costura afetiva, Mamãe Criativa, jogo americano, mesa posta, guardanapo de tecido, DIY

costurices, costura, Heloisa Drumond, heranças criativas, costura afetiva, Mamãe Criativa, jogo americano, mesa posta, guardanapo de tecido, DIY

Que 2019 seja um ano cheinho de produções criativas!
Vou compartilhando com vocês as aprontações deste ano!



_

2 comentários:

  1. Nossa fiquei emocionadissima!!! Não pensei que estava ensinando tanto... Estou muito surpresa e Feliz com suas experiências!!!

    ResponderExcluir

Obrigada!
Volte sempre!