terça-feira, 20 de março de 2018

Saúde bucal na primeira infância


Independentemente da técnica de higienização utilizada, é importante que seja realizada sobre todos os lados dos dentes e gengivas. Hoje é dia de dicas de saúde com a Mr.Clean Odontologia e Saúde aqui no Mamãe Sortuda!

Método efetivo para remover a placa bacteriana é:
· uso do fio dental antes da escovação
· Limpeza da língua

Fotografia: Dione Lopes



Uso do fio dental:

Entre um dente e outro a única forma de se remover a placa bacteriana é com o fio dental. Corte um pedaço de aproximadamente 25cm. Enrole nos dedos médios de ambas as mãos, em um dos dedos enrole um pedaço pequeno e no outro o restante. O espaço contido entre os dedos (2cm) será utilizado para limpar as áreas de contato dos dentes.


Escovação:

As crianças geralmente querem fazer a escovação sozinhas, é importante que isso seja respeitado e até motivado, mas sempre com a presença de um adulto, principalmente durante a higienização noturna, por causa da diminuição da produção de saliva durante o sono.

Do início da fase escolar até a puberdade, o esperado é que a criança escove os dentes sozinha e que tenha incorporado o hábito de fazê-lo após as refeições.


Limpeza da língua:

Os resíduos alimentares encontrados na região posterior da língua são conhecidos como saburra lingual, responsável por noventa por cento do mau hálito. Pode ser removido com a própria escova ou com um dispositivo chamado raspador de língua, desenvolvido para as pessoas que têm ânsia de vômito, adquirido em drogarias.


Crie um bom escovador: 

Se os cuidadores têm bons hábitos de higiene bucal, a criança vai adquirir o gosto mais facilmente. O hábito pode ser estimulado, se o momento for divertido e descontraído. Uma forma de fazer isso é contar uma boa história em que os personagens principais são a escova, o fio dental, a pasta e os dentes. O importante é que a criança associe o higienizar a boca como algo bom.O pior é fazer desta hora um momento de brigas e ameaças,assim a criança vai relacionar este momento como uma obrigação chata e até utilizar para fazer birras e chantagens.

primeiros dentinhos, mr clean odontologia e saúde, kenia monteiro

Kenia Monteiro
CROMG18498
Gestora e responsável técnica



Conteúdo produzido em parceria com a Mr.Clean Odontologia e Saúde.

_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!