sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Neste 25 de agosto: "Seu marido é militar! O que ele faz?"

A pergunta que sempre me fazem ao descobrir que sou esposa de militar:

"Sério? Mas o que seu marido faz?"

Dependendo da entonação utilizada pela pessoa que me perguntou, eu tenho muita raiva ao escutar isso, mas a maioria das vezes eu tento explicar com uma didática peculiar da pedagoga que existe em meu ser. Vou contar de forma simples um pouco do que eu sei, sem termos técnicos, e já adianto: não é o todo!

Primeiro ponto: o Exército compõe as Forças Armadas que se dividem em : Exército, Marinha e Aeronáutica. Cada uma é responsável pela segurança de um espaço pertencente ao seu país, para qualquer entendedor: terra, mar e ar. Eles estão em nossas fronteiras! Vigilantes e preparados.

"Aline, não tem guerra, nem vai ter guerra! Estamos no século XXI, ter as forças armadas é algo arcaico! Não precisa!" 

Vamos ao segundo ponto: Se você acha o mundo seguro, eu não acho! Costumo trancar minha porta antes de dormir, estando em casa e ao sair ainda confiro vinte vezes se está tudo fechado. As vezes a pessoa que alega que não precisa existir Forças Armadas, é a mesma que fala sobre os bandidos engravatados que possuem um grande poder. 

Aí eu pergunto: se eu tenho que me preocupar com a segurança da minha casa por existirem ladrões de objetos de valores, ladrões de galinha e sei que há bandidos com diferentes poderes aquisitivos e políticos, porque não devo "trancar" o meu país? Você espera ser assaltado para colocar uma fechadura na sua porta? As Forças Armadas não esperam a guerra para prepararem os seus soldados.


papel das forcas aramadas, o que o exercito faz

Até aqui, ficou claro, garantir a soberania e segurança de um país é o ponto chave! Como fazem isso?

Existem as Escolas do Exército que formam praças e oficiais que irão para Organizações Militares onde qualificarão soldados para o combate. Para que cada uma dessas organizações exista, é necessário administração, currículo, instruções teóricas, intruções práticas, inúmeros cursos para simular situações diferentes que podem acontecer no confronto com o inimigo, estágios para qualificar profissionais de diferentes áreas que compõem o exército após sua formação, entre outros. Tudo isso é realizado pelos militares e é trabalho pra caramba!

Militares formados, qualificados e orientados. Eles estão desde os pelotões de fronteira, no interior da Amazônia, até outros países do mundo. Mas antes preciso falar de coisas que vão além de seu dever!

Além do trabalho de rotina nas Organizações Militares, eles ainda são acionados a qualquer hora para qualquer missão, seja ela de cunho militar, ou para cumprir papeis que seriam obrigações de outras intituições que por um motivo legal ou não, estão deixando de garantir a lei e a ordem de nosso país.

Indo mais além, eles também se envolvem em calamidades públicas, como as enchentes; participam de campanhas contra epidemias, como a dengue; são empregados na pacificação de favelas, constroem estradas e diversos. E executam tudo isso por fazerem um juramento que os diferenciam de todos os trabalhadores que já convivi: eles juram amor ao seu país e não negam qualquer missão que tenha a ver com o bem estar de seus cidadãos e soberania nacional. 

É difícil a família do militar se acostumar com isso. Já tive uma viagem cancelada por estar sem o namorado, celebrações da formatura sem o noivo, período da gravidez final sem o marido e frequentemente, mudança de planos de dias normais sem o pai da minha filha.

papel das forcas aramadas, o que o exercito faz


Sobre a soberania nacional. Você sabe o que é isso? 


"A soberania do Estado é considerada geralmente sobre dois aspectos: o interno e o externo. A soberania interna significa que o poder do Estado é o mais alto existente dentro do Estado. A soberania externa significa que, nas relações recíprocas entre os Estados, não há subordinação nem dependência, e sim igualdade." fonte: jusbrasil

Ok, Até aqui? Agora sairemos de nossas fronteiras e vamos entender como as Forças Armadas garantem a soberania externa do nosso país.

É comum encontrar alguém que tem um conhecido militar que foi morar um ou dois anos em outro país. O que acontece é que há representações através de aditância, observador da ONU, aluno em curso de outro exército, instrutor em escolas militares de outros países e por aí vai! Sim, as Forças Armadas estão diretamente relacionadas ao bom relacionamento do Brasil com outros países. Não é qualquer militar que tem esse papel, é necessário merecer e no mínimo falar a língua do país que você estará.

Além, mais uma vez utilizo essa palavra propositalmente, as Forças Armadas brasileiras participam de missões de paz em países que precisam de intervenção direta da ONU! Já passou na Globo e em outros canais a missão de Paz do Haiti, por exemplo, mas já tivemos a do Moçambique, Timor Leste, Angola e outras. Hoje a Marinha brasileira está no Líbano em missão de paz! 

papel das forcas aramadas, o que o exercito faz

Meu orgulho? Meu marido ser um militar!

Você não precisa conhecer um militar para se orgulhar de suas Forças Armadas! Como cidadão de um país, se orgulhe de seus soldados, é o mínimo que você pode fazer para quem garante sua liberdade.

 25 de Agosto, dia do soldado!

Beijos













_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!