terça-feira, 6 de junho de 2017

Joy - Infância Bilíngue e a Importância do Brincar na Era Digital

Olá, famílias sortudas!

Acredito que uma das metas de todas as famílias no processo de formação de suas crianças é fazê-las aprender, pelo menos, uma segunda língua.

No mundo globalizado é um diferencial (que oportuniza várias situações) compreender outras línguas e ser capaz de se comunicar por elas. 

O medo de que a criança terá dificuldade para assimilar outra língua ou mesmo que o seu contato poderá prejudicar o aprendizado da língua materna já é suprimido pela orientação dos especialistas, que garantem que nossas criancinhas são muito capazes de descobrir outro idioma sem prejuízo.  

E a melhor maneira de aprender qualquer coisa na infância, inclusive língua estrangeira, é brincando!





No dia 20 de maio, nosso time de mamães sortudas foi ao brunch de abertura da Joy - Infância Bilíngue para conhecer seu espaço e sua proposta, pautada em fazer com que as crianças aprendam a segunda língua de forma natural e divertida. 

Se foi legal? Simplesmente A M A M O S! 

A Joy não é uma escola tradicional, mas, em sua própria definição, um espaço de arte, cultura e brincar autêntico, de múltiplas linguagens. Um lugar para descobertas, diversão, aconchego e segurança. 

Na Joy o inglês é introduzido de maneira lúdica e criativa na rotina das crianças: pela arte, pelas histórias, pela alimentação, pelas brincadeiras e mesmo no faz de contas. 

O espaço é estruturado para favorecer as brincadeiras, a construção, a criatividade e o contato com o verde (tem até espaço para horta).










Nossos filhotes estiveram presentes e puderam experimentar o mundo Joy num momento de recreação: participaram de diversas brincadeiras onde os educadores introduziam o inglês por meio de histórias, brinquedos, jogos, elementos da natureza, alimentos e teatro (com direito à apresentação para os pais ao final da visita). 











Se as crianças absorveram alguma coisa na manhã que passamos lá? Acredite! Saíram de lá tagarelando em inglês e curiosos para saber como se diz todas as coisas possíveis em inglês (inclusive todos os brinquedos que estão no armário, todas as coisas que estão na cozinha...). 

Enquanto as crianças se divertiam com o inglês, nós tivemos a oportunidade de conversar sobre temas tão relevantes na atualidade: o bilinguismo e a importância do brincar na era digital. 

A psicóloga Michelle Rocha nos convidou a refletir profundamente sobre a importância do brincar, principalmente o brincar lá fora, no mundo tecnológico em que vivemos. 




Você lembra daquelas brincadeiras da nossa infância? Quando construíamos nossos próprios brinquedos, inventávamos jogos, corríamos com os vizinhos nas ruas? Andávamos em bandos, sempre a procura de uma brincadeira coletiva? Se não passarmos essa herança cultural para os nossos filhos elas serão esquecidas e perdidas. 

Atualidades

Infelizmente nossa realidade é a de "pessoas que olham para baixo" e o vício é reproduzido em nossas crianças. São ferramentas que auxiliam no desenvolvimento intelectual, mas a utilização precoce e/ou exacerbada traz muitos prejuízos também. É preciso um equilíbrio entre as tecnologias e aquelas atividades que não dependem dela. 

Já imaginou como é para uma criança tentar partilhar com alguém sobre suas descobertas e a pessoa estar de cabeça baixa ocupada com o celular? Isso acontece o tempo todo em nossa volta e como querer que essa criança experimente uma conexão com a natureza, faça atividades diversas, se estamos evidenciando com nosso comportamento que as tecnologias são tão importantes que nos ocupam o tempo todo e nos "desconectam" do ambiente onde estamos? 

O que mais gostamos na Joy foi isso: buscar promover o aprendizado da língua estrangeira por meio do brincar livre, do brincar lá fora, com a terra, fazendo horta, com consciência ecológica, resgatando brincadeiras criativas e coletivas e deixando a tecnologia em seu lugar, por meio de um aplicativo que permite a troca de informações entre a equipe da Joy e as famílias. 

Foi muito produtivo passar uma manhã na Joy e ainda ganhamos lembrancinha: uma mudinha de erva e um chaveirinho de tricô. 





E para completar, o brunch foi delicioso! 







Obrigada, equipe Joy, pelo acolhimento e por todas as reflexões propostas! Desejamos sucesso!

Mamães sortudas com a Manoela (segunda da esquerda para direita) e a Gabriela (primeira da direita para esquerda), idealizadoras do projeto Joy - Infância Bilíngue

E você? Quer conhecer mais sobre a Joy? 

Endereço: Avenida Otacilio Negrão de Lima, número - 5450 / Belo Horizonte
Telefone: +55 (31) 3564-1005
E-mail: secretaria@joybilingue.com.br

Créditos das fotos tiradas na Joy: 

Leila Alcântara Fotografia

E nossa querida mamãe sortuda Helô.

See you soon!
=)





_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!