segunda-feira, 8 de maio de 2017

Padrinho: Dr. Flávio Diniz Capanema, membro do Comitê de Nutrologia da Sociedade Mineira de Pediatria


Apresento hoje um padrinho e amigo especial para o nosso time Mamãe Sortuda: Dr. Flávio Capanema! Nos conhecemos na FHEMIG, onde trabalhamos juntos, na Diretoria Estratégica, durante 8 anos! Neste tempo tivemos a oportunidade de fazer em conjunto pesquisas de referência na área da saúde sobre varicela (catapora), úlcera por pressão, transplantes de fígado e rim, dentre outros! Médico Pediatra, especialista em Distúrbios Nutricionais, pesquisador, professor e agora nosso padrinho!!! Seja bem-vindo Flavinho! 


"Ao receber o singelo convite das queridas Helô e Aline para participar deste blog “Mamãe Sortuda” como padrinho, respirei fundo de alegria e ansiedade por mais um desafio em minha vida, agora me inserindo num novo mundo, o da realidade virtual. Assim, gostaria de me apresentar como pediatra, disposto a trazer algumas contribuições e reflexões, envolvendo as minhas áreas de atuação. 

A pediatria chegou em minha vida bem cedo, ainda acadêmico do curso de medicina, quando me tornei monitor do departamento de pediatria da UFMG. A partir do contato com este mundo da criança e do adolescente tive a certeza da minha vocação profissional. O paciente pediátrico me cativou como amor à primeira vista – por mais graves que eles se apresentassem, traziam sempre nos olhos a vontade de viver, num misto de força e pureza muito particular e tocante. Assim, após a graduação, fiz minha residência em pediatria no Hospital das Clínicas da UFMG, onde atualmente trabalho como Neonatologista. 


Na parte acadêmica, sou professor universitário com mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG. Realizei meu pós-doutorado no Serviço de Gastroenterologia e Nutrição do Hospital Armand Trousseau, pertencente à Rede de Hospitais Universitários de Paris (APHP), conveniado à Universidade de Sorbonne, onde conheci um serviço de referência para obesidade infanto-juvenil. A investigação e a abordagem dos distúrbios nutricionais, como a obesidade e as microdeficiências, marcam a minha atuação profissional como pesquisador e médico de consultório. 

A nutrologia infantil certamente estará entre os meus temas preferenciais a serem aqui tratados, diante das inúmeras questões ligadas à alimentação hoje vivenciadas e de importância crescente, envolvendo os aspectos nutricionais presentes desde os primeiros dias de vida até a adolescência, visando a promoção de uma boa saúde nas diferentes etapas da vida.

Na esfera pública, tenho atuado na área de novas tecnologias, como coordenador do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), buscando divulgar e promover ações voltadas para a pesquisa e o desenvolvimento no âmbito da assistência hospitalar.

Por fim, queria dizer da minha grande felicidade em estar chegando a este time seleto do “Mamãe Sortuda”, esperando poder contribuir da melhor forma com esta ferramenta inovadora de comunicação. Como blogueiro, pretendo postar temas atuais ligadas à saúde das crianças e adolescentes, por vezes polêmicos e reflexivos, em face da diversidade que este mundo digital nos proporciona.

Até breve! 
Dr. Flávio Capanema"









_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!