segunda-feira, 10 de abril de 2017

Relato de mãe: parto normal!


Hoje contarei um pouco sobre o parto da minha prima-irmã.

Se foi fácil? Nem um pouco. E - assim como muitas de vocês - já passei pelo "drama" parto e o meu foi chamado de parto (a)normal de tão complicado (contei aqui), mas - mesmo para ela sendo bem difícil - eu sempre me divirto quando esse história vem à tona. Principalmente por conhecer bem o gênio dessa pessoinha! Rsrsrsrs

"Em 06/08/2011 (sábado), eu estava em casa sozinha e preparando um suco quando minha bolsa estourou.". Tudo bem que ela é "viciada" em suco natural. Mas imaginam a cena? Isso não foi nada comparando com a "novela mexicana" que foi o parto dela!

Parto normal hospital público
Laila grávida

A bolsa estourou por voltas das 10h. Inicialmente eu não sabia que era a bolsa, pois saiu pouco liquido.  O rompimento foi pequeno e aumentando aos poucos, bem lentamente.

Eu tinha plano de saúde e a carência para parto venceria em 1 semana e, mesmo assim, não liberaram para eu ter o Pedrinho em maternidade particular. Pedi ao pai do meu filho para me levar para o Vila da Serra, pois seria atendida pela urgência e ele não quis me levar, falou que não resolveria. Eu discordei, mas infelizmente eu não estava dirigindo e nessas horas ninguém escuta a gente.

parto normal
Primeiro carnaval da esola

Por volta de 11:30h cheguei à Maternidade Odete Valadares, com 4 cm de dilatação, com o pai do meu filho (hoje somos separados) e minha mãe. Fui muito bem atendida em todos os departamentos em que precisei passar, no entanto havia falta de pediatra (existe uma proporção de quantidade de bebês para cada pediatra e não havia pediatra suficiente no dia). Então, precisei esperar na fila da rede pública por uma vaga em umas das maternidades públicas. Não estava sentindo dor, estava bem, apenas o liquido me molhando pelo fato da bolsa ter rompido que me incomodava.

parto normal
Pedro e Felipe (pai)

Passaram-se 2 horas e não saiu vaga em outra maternidade. Então providenciaram minha internação no Odete Valadares. Quando subi não havia nenhuma gestante, somente eu. Como eu não estava sentindo contração, aplicaram o remédio via endovenosa para induzir (ocitocina). Isso já era +- 14:30h. Daí em diante as dores não cessaram. Comecei a andar (pois a gravidade ajuda nessa hora), fiz exercício na bola de Pilates, tomei banho; fiz todos os procedimentos possíveis para auxiliar no parto.

As horas iam passando e a dilatação acontecia lentamente, o que para mim era terrível, devido as dores. Fora os exames de toque o tempo todo que incomodava um pouco! O tempo todo o pai do meu filho estava junto a mim. As horas passavam e passavam, e nada de dilatava o suficiente, mas estava tudo dentro do previsto para um parto normal induzido.

Às 18:30h eu já não estava suportando mais as dores e falei para o pai do meu filho que iria dar um showzinho na maternidade para me aplicarem anestesia. Ele riu e, tentando me acalmar, fazia graça,o que era inútil porque eu estava bem brava! Então comecei a gritar, com 2 gritos vieram 2 enfermeiras e uma médica imediatamente, lá vamos nós para mais um exame de toque e, nesse momento, tinha 7cm de dilatação; então pensei: "oba! falta pouco para atingir 10cm; agora vai". Implorei pela anestesia e com muitoooo custo me aplicaram e me deixaram ciente que a anestesia atrapalha o processo de dilatação, fica mais lento ainda; mas achei melhor esperar mais tempo sem dor, do que ficar sentindo dor!! 19h - primeira anestesia, alivio quase que imediato; consegui relaxar! Ufa!!

parto normal
Laila e Pedro

Pedro estava encaixadinho, tudo indo "bem" por parte da medicina; e eu arrasada porque achei que teria o parto parecido com o da minha mãe que teve 3 filhos de partos normais e chegava na maternidade ganhado praticamente na recepção.

20h, nada de atingir 10 cm de dilatação... mas estava com 8 cm. Resolveram me levar para a sala de parto! Aleluia!!

Entrei na sala de parto achando que agora sim "a magia iria acontecer", que nada! Eu perdi as contas de quantos exames de toque foram feitos em mim. Por fim, falei para o pai do meu filho que ele teria que ganhar pelo menos 3 exames de toque, porque ser pai é bem mais fácil, faz o filho, não carrega 9 meses e só assiste tudo no dia do parto. Tentávamos manter o bom humor para não surtar. Estávamos todos apreensivos pela demora.

A anestesia me deixou sonolenta e em meio as forças que eu fazia para ele nascer, comecei a cochilar, o que não era nada bom! Eu estava exausta, mas mãe tira força até de onde não tem e lá vamos nós de novo fazer força para o baby nascer. 9 cm de dilatação.. agora não é possível - VAI NASCER! Que nada! Anestesia acabou, Pedro desencaixou e subiu. Pior noticia naquele momento, porque nessa situação o que menos queremos são imprevistos.

Acabou o plantão da equipe que me acompanhou, então vamos dar oi para a outra equipe que me trataram tão bem quanto a primeira.

Pedrinho lindo
Me deram outra anestesia, eu exausta, sonolenta em uma mesa de parto com as pernas para cima, toda uma equipe em minha volta. Felipe, pai do meu filho, é alto, branquelo de olhos verdes, estava quase transparente e com olho quase pulando para fora; ele tentava manter a calma; mas estava bem nervoso também!!

Eram quase 22h e nada do meu filho nascer, atingi os 10 cm e nada! Não citei anteriormente; mas avisei para o Felipe não deixar usarem fórceps em mim, se ele deixasse teria grandes problemas comigo (sou bem brava...rsrs).

Devido ao histórico do dia e tudo que já haviam feito, o medico toma a decisão de fazer o parto e penso: será que ele vai fazer cesária a essa altura do campeonato? Não... nada disso, ele conversou conosco deixou claro que não poderíamos aguardar mais e que iria me auxiliar e que eu teria o bebe nos braços em poucos minutos. 

O médico subiu na escadinha que usamos para subir em camas de hospital, apoiou o braço em minha barriga e disse que iria contar até 3. No 3 eu iria respirar fundo e quando tivesse soltando o ar era para fazer força... ok! Entendido. Vamos lá! Pior 1,2,3 da minha vida... quando soltei o ar e fiz força ele fez força na minha barriga e o baby nasceuuuu as 22:20h!! Meu Deus, não acredito, acabou! Eu estava exausta, um caco, não queria fotos nada... vários vasinhos arrebentaram no meu rosto e pescoço, eu estava roxinha; mas só me falaram depois para eu não ficar mais nervosa!

Pedro nasceu bem, porém muito cansado devido a tudo que aconteceu; segurei ele um pouco e logo o levaram para o berçário para ficar em observação. Ele ficou sem nenhum aparelho, nada! Foi apenas para observação mesmo e eu deveria descansar.

Fotos pré-aniversário de 5 anos
Saí da sala de parto cochilando. Felipe foi embora e minha mãe ficou para dormir comigo. Dormi a noite toda, o peito gigante de tanto leite, vazando o tempo todo. Subi ao berçário para dar de mamar pela primeira vez, Pedro passou a noite muito bem, estava ótimo; mas não quis mamar... tentamos várias vezes e nada. Então tirei o leite e as enfermeiras passaram uma sonda nele, pois devido ao tempo que tinha do nascimento, ele não podia ficar mais sem alimentar. Começaram a dar o leite pela sonda e meu filho antes de completar 24h de nascido arrancou a sonda com a mãozinha, mamou logo em seguida.

Voltei para o quarto e Pedro continuou no berçário. O tempo todo fui bem tratada, nada a reclamar da maternidade, até a comida eu achei boa e olha que sou nojenta com essas coisas! Fiquei no hospital +- 4 dias, acharam que eu estava com infecção urinária, Pedro precisou fazer exames de sangue e, nessas esperas por resultados, sempre sairiam no dia seguinte e eu aguardando. Por fim, os resultados não apontaram nada em nenhum dos dois. Pedro fez teste do pezinho no próprio hospital, eu doei leite lá.. tudo certo!! Vamos ter alta agora.... não! Nada disso. Chega a pediatra falando que Pedro estava com suspeita de ictericia!! Pensei: tá brincando! Não tem lógica! Tomou banho de luz e fez mais exames, nada de acusar a ictericia. Falei para a pediatra que eu assinava qualquer termo para ter alta, ela só me liberou porque falei que tinha plano de saúde e expliquei tudo. Ótimo, fomos para casa! 

Ficou quase tudo bem, devido a força que fiz no parto minha hemorróida começou a sair e retornou, isso fez ficar uma pequeno excesso de pele no ânus,o que doía muito! Vamos ao proctologista para avaliar, resultado: precisei fazer uma pequena cirurgia, foi bem rápido! Fiquei fora de casa por 24h, fiz a cirurgia e tudo se resolveu. 

Enfim, esse foi meu parto! Chega bem perto de uma novela mexicana! Mas já adianto que se fosse para ter outro filho enfrentaria o parto normal de novo, pois a recuperação é muitooo rápida! Conheço várias mulheres que sofreram 15 dias ou até mais devido a cesária e ficaram muito limitadas em casa!"

parto normal em hospital público
Resultado compensador do "drama" parto

Também teve um parto difícil? Foi engraçado? Foi tranquilo?
Foi parto normal ou cesariana? Conte pra gente!!!

Beijooo,

mamãe sortuda

@minhas24horas
_

Um comentário:

  1. Super parto , forte ... Muuuuiiiiitto forte!!! Parabéns pela garra q tem !!! Bjo te amo...Sua irmã ....

    ResponderExcluir

Obrigada!
Volte sempre!