quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Papai Noel, Que Brinquedo é Este???


Primeiro... Feliz Natal, famílias sortudas! Que seus lares sejam inundados de sentimentos bons e muito amor. No fim de 2016 e em todo 2017. Feliz ano novo!!!

Segundo... Papai Noel, seu levadinho! Que brinquedo é este que você deixou para meu filho?

BBC


Meu filho acredita em Papai Noel, só fica confuso em como o Papai Noel deixa um presentinho para ele em cada casa de alguém que gosta muito dele. Quem mais passa por isso? Chega sempre alguém dizendo: 

- Olha o que o Papai Noel deixou para você na árvore lá de casa. Pediu para eu entregar você.

E a criança fica SUPER feliz, olha para a mamãe com aquele olhar que grita "está vendo? Como fui uma criança boazinha este ano?" e depois paira com aquele olhar de "o Papai Noel é dono da melhor empresa de logística mesmo! Além de entregar presentes para todas as crianças, ele ainda consegue entregar em mais de uma casa para uma mesma criança". 

HAHAHA! Ou melhor... HOHOHO!

Outro dia mesmo meu pequeno concluiu: 

- Mamãe, o Papai Noel deve trabalhar muito! Porque para ficar olhando se eu estou sendo bonzinho todos os dias. 

Mas eis que em uma dessas levada de presentes do meu filho para a casa de outras pessoas ele deixou um brinquedo com arma. 

E???

E eu não deixo meu filho brincar com armas e acho mesmo que o Papai Noel deveria saber. Em pouco tempo de convivência com uma criança é possível saber os tipos de brinquedos preferidos e aceitáveis pela família. 

Não! Não acho que os pais devem restringir os presentes. Jamais! Mas a minha única restrição é quanto às armas (já basta uma sociedade marcada pela violência diariamente) e aos eletrônicos (acredito que os pais é que sabem o momento certo da criança ganhar um). 

Mas mãe! Qual o problema com as armas de brinquedo?

Claro! O uso isolado de armas de brinquedo ou de outros objetos que lembrem nossa realidade violenta não é fator determinante para o desenvolvimento de um perfil violento da criança.

O problema é caracterizado mesmo quando o incentivo ao uso acontece em um contexto que representa um incentivo à violência em qualquer de suas formas. Também quando faz despertar interesse por outros objetos e jogos que representam mais violência ainda (jogos de assassinar, furtar e por aí vai). 

Acho a situação mais hilária ainda quando as garotinhas ganham bonecas e panelinhas e os garotinhos ganham carros e armas. Vamos lá! Reproduzir o modelo onde o mundo das meninas é em casa e o mundo dos meninos é na rua. Ora! Se a intenção da arma de brinquedo é para promover a ideia herói e vilão, daqueles que são do bem ou do mal (ideias que fazem parte do desenvolvimento infantil), por que as meninas não podem ter uma arma para reivindicar a oportunidade de defesa? O direito à luta? Ah! Então quer dizer que a arma é um brinquedo aceitável só para os meninos?

Reivindicamos tanto uma sociedade mais justa e segura, mas esquecemos que nossas criancinhas serão jovens e adultos.   

Eu não estava com meu filho quando ele abriu o presente, mas ele foi chegando em casa e declarando:

- Mamãe, acho que o Papai Noel errou no presente, porque ele esqueceu que aqui em casa nós não brincamos com armas. 

E eu? 

Papai Noel, que brinquedo é este???

Enfim, cada lar tem uma forma de cuidar da infância, por isso quando você não souber as preferências da criança e as restrições familiares é melhor consultar os pais antes de sair presenteando aleatoriamente. Seu brinquedo preferido pode não ser o mesmo que o nosso!



Fernanda G.

_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!