quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Projeto Social Lacre do Bem

Esta campanha foi idealizada pela menina Julia Macedo de 12 anos. Consiste em arrecadar lacres de latinhas de alumínio e com os recursos arrecadados com a venda desses lacres, adquirir cadeiras de rodas que serão doadas para pessoas, creches e outras instituições que cuidam de crianças com paralisia cerebral ou mobilidade reduzida.

Tudo começou a quase 3 anos atrás, após uma doação que fizemos a Creche Tia Dolores, que cuida de crianças com paralisia cerebral. Quando Julia recebeu esse agradecimento, que foi em forma de bonequinhos de papel (origami), guardou em seu coração a vontade de ajudar mais um pouco a creche.

No início, sua ideia consistia apenas em recolher lacres das latinhas que encontrasse pelo caminho. Foi muito difícil, pois juntar tantos lacres não é tarefa simples. Mas a Julia tinha determinação: fazia bilhetinhos todos os dias e entregava na escola, pedindo às pessoas que colaborassem recolhendo lacres. Foi assim que chamou a atenção de colegas, professores, amigos e parentes, ao ver que sua atitude poderia ajudar muita gente.





UM MOMENTO IMPORTANTE:

Depois de dois meses juntando lacres, só tínhamos menos da metade de uma garrafa PET de 2 litros. Mostrei a Julia a quantidade de lacres que havíamos recolhido, no intuito de fazê-la desistir. Mas ela, com os olhos brilhando, disse: “Que tanto!”. Eu olhava a parte vazia da garrafa, e ela olhava a parte cheia… Essa forma positiva de ver as coisas foi uma lição muito grande para todos nós e o grande motivo para darmos continuidade a esse “trabalho”.

Fomos à escola e pedimos auxílio à diretora, que aceitou o desafio na hora. Colocamos cartazes por todo lado e intensificamos os bilhetinhos para todas as famílias. E as doações começaram a acontecer… Após esse episódio, o jornal Estado de Minas publicou nossa história, juntamente com a TV Alterosa, na Série Mineiros de Ouro.

Além do Prêmio Mineira de Ouro, Julia ganhou o prêmio Bom Exemplo Cidadania 2014, promovido pela Rede Globo Minas em parceria com a Fundação Dom Cabral, a Fiemg e o jornal O Tempo. Isso serviu para alavancar ainda mais a campanha e ganhou proporções que não esperávamos.

OUTROS PRÊMIOS RECEBIDOS:

– Prêmio Gentileza Urbana, promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-MG);
– Medalha Valores da Liberdade no 8 º no Festival Internacional Andando de Bem com a Vida.
– Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Curvelo, proposta pelo vereador Laudimir Rodrigues da Silva;
– Manifestação de Aplausos proposta pelo Deputado Wander Borges, da Assembléia Legislativa de Minas Gerais;
– Moção de Aplausos proposta pelo Vereador Coronel Piccinini da Câmara Municipal de Belo Horizonte;

Hoje recebemos doações de lacres de várias cidades de Minas Gerais e do Brasil (Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Brasília, Bahia, entre outros estados). É necessário o equivalente a 140 garrafas de 2 litros (105 quilos de lacres) para adquirir uma cadeira de rodas de uso geral – ou seja, 385 mil lacres.

Hoje, além de coletar os lacres, fazemos palestras sobre a campanha, e oficinas de recicláveis em eventos, empresas, escolas, faculdades e universidades solidárias ao projeto. Incentivamos as doações, a solidariedade, o exercício da cidadania e falamos sobre a importância da reciclagem para crianças e adolescentes que se sensibilizam e adotam esta idéia de cultivar o bem ao próximo.

É a corrente do bem contagiando a todos.

Temos postos de coletas nos vários pontos comerciais, Shoppings e Escolas. Acesse os endereços dos pontos de coletas já cadastrados no nosso site: www.lacredobem.com.br.

A solidariedade é um nobre sentimento, em gestos grandes e pequenos; o único remédio capaz de devolver e manter o equilíbrio na sociedade e dentro de nossos corações.

Muito obrigado a todos os corações solidários que contribuíram de alguma forma, seja com lacres ou pensamento positivos, sem citar nomes, pois todas as contribuições são importantes, não importa a quantidade.

Aprendemos que o Brasil tem jeito, que o brasileiro é generoso e tem o coração grandioso, que pequenos atos são fortalecidos quando as pessoas se unem.

Aprendemos com esta campanha que não estamos sozinhos no mundo e que todos precisamos do nosso próximo.

Nossas crianças precisam de bons exemplos para formar a personalidade para o futuro, 
que já está bem próximo.

projeto lacre do bem faça parte


ORGANIZAÇÃO DO PROJETO: 

Hoje temos várias empresas, shoppings, escolas, universidades solidárias ao projeto fazendo a campanha internamente e estamos introduzindo em outros estados como Espírito Santo, Roraima e Altamira e no Pará. Hoje, após o recebimento dos lacres, temos que realizar o beneficiamento: retiramos das PETS, peneiramos o material (passando um imã em todos os lacres para retirada de objetos metálicos estranhos) e após completar a quantidade de 1 tonelada de lacres puros, vendemos para a indústria de reciclagem e com o recurso financeiro arrecadado com essa venda, compramos as cadeiras de rodas na fábrica em São Paulo.

Após a triagem e sindicância dos pedidos de cadeiras de rodas realizados pelas assistentes sociais voluntárias ao projeto, realizamos um evento de entrega de cadeiras de rodas.

Chegamos a marca de reciclagem de 9,500 toneladas de lacres de alumínio (33,5 milhões) com a doação do Luciano Huck( doou 20 cadeiras de rodas) chegamos ao total de 107 cadeiras de rodas doadas.

Com a repercussão nacional que tivemos com a matéria apresentada no programa Caldeirão do Huck no dia 23/04, sentimos que “tocamos” o coração de milhares de pessoas, tivemos o nosso site e da Globo, fora do ar, por alguns minutos, e mais de 8.000 emails de pessoas de todo Brasil, querendo fazer suas doações e pedindo ponto de coletas em vários estados e cidades Brasileiras. Como não temos estrutura e logística para expansão da campanha, propomos parceria a esta conceituada empresa de nos unirmos com o firme propósito de atender mais pessoas em todo o Brasil e multiplicar a coleta dos lacres e a doação de cadeiras de rodas.

Segue o link da matéria no Caldeirão do Huck

Julia hoje é seguida por várias crianças, que se sentem “ajudantes da Julia”, em coletar lacres, e criou um verdadeiro exército de crianças do bem, com o intuito de coletar lacres para a campanha.

Criamos eventos: oficinas de inclusão social, entregas de cadeiras de rodas, para que estas crianças tenham contato com a Julia, pois sentimos que esse contato fortalece muito a nossa campanha. 

Participamos este ano da Virada Cultural BH e foi um sucesso várias crianças ajudantes da Julia compareceram na Oficina de Recicláveis.

CONHEÇA UM POUCO MAIS: 

Vídeo Institucional da Campanha Lacre do Bem:


SITES:


E com esse projeto, Julia quer MUITO escrever um livro. E para isso, está acontecendo um crowdfunding (financiamento coletivo), para que esse sonho da Julia se torne realidade. 

VAMOS JUNTOS NESSA?


CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), em todo o mundo existem cerca de 610 milhões de indivíduos com alguma limitação. Só no Brasil, país considerado um dos campeões em população com deficiência, são 24,5 milhões de brasileiros com algum tipo de incapacidade intelectual ou para ver, ouvir e se locomover. Segundo dados de 2000, do IBGE, no Brasil 48,1% do total de pessoas com deficiência possuem deficiência visual, 27,1% deficiência física, 16,6% deficiência intelectual e 8,2% deficiência auditiva. No Brasil, tem duzentos mil cadeirantes e quase dois milhões de pessoas precisa de cadeiras de rodas, isto é, somente 10% das pessoas tem acesso a estas cadeiras.

Lacre do bem Julia e sua mãe Ivete

Ivete Rodrigues de Macedo

Vamos sonhar junto com a Julia?

Um beijo, Carol!





_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!