quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Dicas para viagens de avião com bebês


Neste ano fiz a viagem dos meus sonhos, fui para Portugal e para Alemanha, em 20 dias, com o meu marido e com a Marina! Fomos visitar uma prima, um tio, uma amiga, um amigo... bem, saímos de lá com o coração cheio de momentos com eles e também com novas amizades!!!! Vou ainda contar muitas coisas desta viagem por aqui! 

Fiz várias pesquisas em blogs sobre dicas para viagens com bebês, bem como, consultei amigos e familiares que já haviam vivido esta experiência, e elas foram essenciais para que eu tivesse uma boa viagem! 

Sendo assim, resolvi criar este post com o objetivo de compartilhar as minhas dicas para uma viagem de avião à quem precisar! Antes de viajar tiramos o primeiro passaporte, leia aqui.

Dicas para viagens de avião com bebês


Esta foi a primeira de avião da minha filha, e os trajetos tiveram durações longas. Na ida fomos para Portugal (9 horas) e ficamos 5 dias lá. Depois voamos para Alemanha (4 horas) e completamos os dias restantes. Na volta, saímos da Alemanha, fizemos uma parada em Portugal e viemos para o Brasil (15 horas ao todo, contando tempo em aeroporto).

1) Locais de assento: Como a Marina estava com menos de 2 anos ela não pagou passagem, no entanto, o assento foi a mamãe, em praticamente toda viagem! Muito prazer, meu nome é cadeira! hahahaha! Agora estou rindo disso! kkkkkkkkk. Neste caso pagamos apenas as taxas de embarque dela. A dica maravilhosa que dou nesta etapa é: peça ao seu agente para marcar os assentos de preferência no início do corredor pois são as cadeiras com maior espaço. Mesmo que sejam assentos com valores a pagar pela reserva vale muito à pena. O espaço que tínhamos na frente era suficiente para eu sentar no chão e ficar brincando com a Marina. Já que foi uma longa viagem fez toda a diferença este espaço a mais. 
2) Bercinho: Algumas companhias aéreas têm bercinhos para crianças menores de 2 anos. Fomos pela TAP e ela disponibiliza este bercinho para crianças abaixo de 2 anos, e também, para bebês com peso abaixo de 10 kg. A Marina estava com menos de 2 anos, e menos de 10 kg, porém como ela é bem grandinha não coube no bercinho. Na ida tivemos uma baita sorte, já que esta palavra me define! Sentamos na fila do centro, que possui 4 assentos. Para nossa sorte estavam dois assentos vazios, e ela pôde dormir tranquilona nestes. E o que contribuiu muito foi a questão do horário noturno, que é a minha próxima dica!

3) Horários: na ida saímos de BH às 17 horas! Foi ótimo pois logo, logo, anoiteceu e ela quis dormir. Passou boa parte da viagem dormindo! Na volta, além de termos feito os dois trajetos Alemanha>Portugal, Portugal>Brasil, viemos de dia. Ela não dormiu praticamente nada e passei a maioria do tempo tentando entretê-la. Foi bem difícil pois ela só queria saber da cadeira, ops, mamãe! hahahaha! E pensa naquele dia difícil, em que o dente resolver começar a doer, dia de grudinho com a mamãe e dia de pirraças. Bem, passei aperto na volta para casa. Desta vez voltamos na frente da fila de assentos também, no entanto, estavam todos ocupados. Fiquei exausta. O lado bom é que chegamos em casa todos cansados e dormimos bem! 

4) Alimentação especial: Algumas companhias aéreas apresentam lanchinhos especiais para crianças abaixo de 2 anos. Nos voos que fizemos perguntaram se a Marina queria leite ou papinha. De qualquer forma enchi a bagagem de mão com coisas dela: biscoitos, leite e frutinhas. Foi bem útil! Além disso como o voo foi longo tivemos um almoço/janta bem reforçado, que ela comeu junto com a gente!

5) O que ter na mala de mão: essa foi a parte que me mais me preocupei em executar bem. Então na malinha de mão da filhota tínhamos:
- 2 trocas de roupa;
- blusa de frio e acessórios de frio que foram muito úteis devido ao ar condicionado do avião: luvinhas, cachecol e touca;
- mantinha para família (eles tem cobertores no avião mas resolvemos levar o nosso fofinho de casa para ficar mais aconchegante);
- distrações: brinquedos, livros, lápis de cor, fone de ouvido, etc;
- kit banheiro: bolsinha para troca rápida no banheiro com fraldas, lenços umedecidos e pomada;
- comidas;
- acessórios: bico, mamadeira, lencinhos etc.

6) Brinquedinhos: A TAP deu de presente uma bolsinha com brinquedinhos, babador, livrinho etc. Foi bom não confiar somente no que vinha de brinde pois ela quis mesmo foi brincar com o que já era dela! hahaha! E a Clarice viajou! Clarice é a boneca predileta!

7) Pressão nos ouvidos: para aliviar a pressão nos ouvidos levamos um potinho (potinho é apelido, levamos um potão mesmo) com uvas! Ao mastigar as uvas o ouvido se movimenta e diminui consideravelmente a pressão nos ouvidos! Funcionou com ela, e também, com a gente! Foi um sucesso tão grande que compramos para a viagem de volta também!

8) Preparação: Prepare seu filho para o que ele irá viver. Antes da viagem mostrei para a Nina pelo computador como era um avião, aviões de brinquedos, apontei os que vi no céu, se apareci em desenhos animados mostrava também...enfim, e falei que íamos viajar de avião um dia. Foi tão legal isso pois entramos no avião pela rampa e sentamos. Na cabeça dela não passou que estávamos dentro de um avião. Ai ela olhou pela janelinha e viu um avião decolando e começou a gritar "Mãeeeee, o 'vião', mãe!!! O 'vião'!!!!!!" Meu olho encheu d'água de tanta emoção! 

9) Pista de caminhada: Quando bate um tédio dentro do avião fazemos dele uma pista de caminhada. Nina deu tchau para todas as pessoas e deve ter dado umas 15 voltas nele inteiro. Viagem fitness!!!

10) Sling: Levei o sling e ele foi útil nos aeroportos, bem como, em toda a viagem! SUPER RECOMENDO!!!! 

11) Remédios: Pedi à homeopata uma receita de medicamentos para enjoo e febre. Deixei na bolsa e não precisei usar. Deixe a receita na bolsa de mão. Levei um termômetro também.

12) Regras de cada operadora: leia atentamente as regras da sua operadora de voo pois podem haver diferenciações entre peso de bagagem, o que portar ou não na bagagem, horário de check in etc. Quando saímos de Portugal para Alemanha fomos parados no momento da checagem das bagagens e fomos solicitados a tirar o biberon da bolsa para análise do conteúdo. Por sorte já tinha sido introduzida ao diferente linguajar de Portugal e eles fizeram análise da mamadeira, que já estava com o leite preparado. Verificaram e deu tudo certinho, pude passar com ela pronta.

13) Dica ímpar: nossa viagem foi bem tranquila na ida e bem intensa na volta, mas se me perguntarem se eu faria de novo, digo que faria!!!! Valeu a pena demais poder viajar e levar nossa pequena com a gente! Nos divertimos muito juntos, amamos vê-la descobrindo coisas, vivenciando novas experiências etc. Se ela vai lembrar eu não sei, mas estão aqui pelo menos 1.000 fotos e muitas histórias para recordar!! Tem dias que ela fala algumas palavrinhas que aprendeu lá ou nome de algumas pessoas que ela conviveu e percebe-se que foi marcante para ela também!!!!

Em breve, quero contar como foi nosso trajeto, adaptação com o fuso horário, comidinhas (nham, nham...), descobertas, tudo ... tudinho! Se você está pensando em fazer uma viagem internacional fique ligadinha aqui pois quero compartilhar muita coisa legal com vocês!

Se você tem alguma pergunta pode postar nos comentários abaixo, e se for o caso, crio mais dicas! E se tem alguma dica essencial para viagens compartilhe com a gente!!!

Um beijo,


_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!