segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Tirando o primeiro passaporte!


Olá!!!! Recentemente realizamos um sonho: viajamos para fora do Brasil! E esta foi a primeira vez de todos aqui: minha, do maridão e da Nina! Carimbamos pela primeira vez nossos passaportes juntos e foi uma viagem muito especial! Nossos destinos: Portugal e Alemanha! Nos divertimos "à beça" e prometo falar em breve sobre os destinos, dicas, experiências com a Nina etc.

À começar pelos passaportes, que é o assunto de hoje! 
Para facilitar vou dividir o texto em três partes: 
TRÂMITES, DOCUMENTOS e VALIDADE.

Fonte: Freepik



TRÂMITES

Em termos gerais, é necessário:
Solicitar o passaporte > Pagar > Agendar visita > Buscar o passaporte

  1. Solicitar o passaporte: Solicite o passaporte pelo site da Polícia Federal;
  2. Pagar: Após o preenchimento dos dados no formulário eletrônico, será emitida uma Guia de Recolhimento da União - GRU para pagamento no valor de R$ 257,25 (valor em 08/2016)
  3. Agendar visita: Comparecer ao posto do Departamento de Polícia Federal (DPF) com todas a documentação original exigida, GRU paga e protocolo da solicitação. Realize o agendamento aqui.
  4. Buscar o passaporte: Fique atenta ao prazo de entrega dos passaportes. Em 08/2016, a informação da DPF é que "em virtude de problemas técnicos enfrentados pela casa da moeda do Brasil, na confecção do passaporte, o prazo para emissão do documento será de 45 dias. A situação deverá ser regularizada até o final do mês de setembro." Então não deixe para a última hora! O DPF envia email informando quando o passaporte está disponível para busca, dia, horário e local indicados. De qualquer forma existe um link para consulta, clique aqui. O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo.

DOCUMENTOS

Deverão ser apresentados os documentos originais abaixo:
  1. Documento de Identidade. Para crianças que ainda não possuem RG pode-se levar a Certidão de Nascimento.
  2. Fotografia: Para crianças abaixo de 3 anos os pais deverão levar uma fotografia recente no tamanho de 5x7 cm, colorida, sem data e com fundo branco. Para as maiores de 3 anos a foto é retirada na própria DPF.
  3. Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição (dos dois turnos, se houve). Pode ser certidão de quitação eleitoral - obtida no site do TSE - ou justificativa eleitoral.
  4. Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para os requerentes do sexo masculino a partir de 01 de janeiro do ano em que completam 19 anos até 31 de dezembro do ano em que completam 45 anos.
  5. Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido
  6. CPF
VALIDADE

A validade do passaporte é de até 10 anos, exceto para pessoas com idade inferior a 18 anos, as quais se aplicam os prazos abaixo:

IDADE
VALIDADE 
0 a 1 ano incompleto
1 ano
1 ano completo a 2 anos incompletos
2 anos
2 anos completos a 3 anos incompletos
3 anos
3 anos completos a 4 anos incompletos
4 anos
4 anos completos a 18 anos incompletos
5 anos
18 anos completos ou mais
10 anos

Espero que a informação tenha sido útil!
Em breve volto para contar sobre a viagem!!!

Um beijo,



_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!