quinta-feira, 13 de agosto de 2015

5 Mitos sobre amamentação que você PRECISA riscar da sua vida

Olá mãezinhas!

Na semana passada fui dar uma caminhada com o namorido na praça Duque de Caxias, mais conhecida como praça de Santa Tereza, aqui pertinho de casa. Lá sempre têm mães, pais e babás com bebês pequenos, e quando estávamos indo embora peguei um pedaço de uma conversa entre duas moças e fiquei A-BIS-MA-DA! Elas estavam falando sobre amamentação ao que parece, e eu acabei ouvindo um verdadeiro absurdo! Por conta disso, resolvi escrever um post com alguns mitos que precisam SUMIR da cabeça das pessoas. Vamos lá?




1º Mito: O leite materno é doce e provoca cárie

Gente, foi isso o que eu ouvi na pracinha. Fiquei indignada!  Tomem cuidado com essa ideia! O leite materno é o alimento ideal e natural do bebê. Ele previne diversas doenças (por meio dos anticorpos da mãe passados pelo leite) e há estudos que comprovam que a amamentação ajuda a prevenir a existência de bactérias que podem provocar cáries nos dentes do bebê. O fato de ter sabor adocicado não quer dizer nada. Isso é MITO!

2º Mito: Meu leite é fraco e não sustenta o bebê

Nenhum leite materno é fraco. Cada mãe produz o leite perfeito para alimentar seu bebê. O leite contém todos os nutrientes e toda a água de que o bebê precisa. Se o bebê está chorando e parece não estar saciados, existem alguns outros fatores que podem estar relacionados a isso:

- Demanda Livre: não existe hora para amamentar. Algumas mães acham que só se deve amamentar o bebê de 3 em 3 horas, porém cada bebê se comporta de uma forma: há bebês que passam 4 horas inteiras sem necessidade de mamar e há bebês que precisam mamar de hora em hora! 

- Troca de seio: Muitas mães trocam o bebê de um seio para outro, mas antes de fazer isso é preciso ter certeza de que o bebê mamou todo o leite do primeiro seio. A explicação é simples: é quando o bebê já sugou quase todo o leite que surge um leite mais gorduroso, mais encorpado, que dá saciedade. Se o bebê não mamar esse "finalzinho do leite", a probabilidade de ele ter fome em pouco tempo é quase certa!

- Pegada errada: muitos bebês não conseguem abocanhar o seio adequadamente. Isso se deve tanto à natural inexperiência quanto ao formato do bico do seio da mãe. Há bicos invertidos (pra dentro) que dificultam a amamentação. Por isso é tão importante o uso da concha de amamentação a partir da 36ª semana de gestação.

3º Mito: Quem tem seios pequenos não produz muito leite

Mentira, gente, mentira! Tenho peito pequeno e foi esse peito que amamentou o Théo até 1 ano e 8 meses! Nada de acreditar nesse papo de que mulher que tem pouco seio é "Vaca ruim leiteira", como diz minha avó, hahahaha. O que diferencia o tamanho do seio é apenas a quantidade de gordura armazenada na região. A produção de leite só depende das glândulas mamárias. Só tomem cuidado porque o seio aumenta de tamanho (e isso vale para qualquer tamanho de seio) e podem aparecer algumas estrias. Abusem da hidratação!

4º Mito: Tenho mamilos planos/invertidos, não posso amamentar

Outro mitão. Meu seio esquerdo tinha o mamilo invertido e amamentei bastante! É claro que, no início, o Théo preferia o seio direito, que tinha o mamilo proeminente, mas quanto mais o bebê mamar, mais o bico vai aparecer, e cada vez mais fácil vai ficar. Há a possibilidade de usar a concha, que ajuda a "puxar" os mamilos pra fora. As bombinhas também são super aliadas nesse processo.


5º Mito: Não posso amamentar em público, vou levar fórmula

Eita. Esse me irrita bastante. Amamentar é um ato NATURAL, e o seio é, antes de objeto de desejo sexual, o instrumento de alimentação dos bebês. As pessoas precisam entender isso! Os incomodados que se retirem se não se sentirem confortáveis com a situação. Não gostou? Não olhe? Quem vê maldade é que tem problema. Se você PREFERIR levar fórmula, são outros quinhentos, mas não há nada de ilegal em amamentar em locais públicos. Nadinha!

Se eu fosse continuar com os mitos, ficaria escrevendo sem parar por um mês. Mas esses, pra mim, são os mais importantes de se discutir. O que vocês acham? Que outros mitos horríveis sobre amamentação vocês conhecem? Escrevam pra gente!

Um beijo,




G.


_

3 comentários:

  1. Triste né? Toda divulgação sobre os benefícios da amamentação é pouco diante desse conceitos!
    Bem esclarecedor! Adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que bacana! Muitas mães deveriam ler isso.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, meninas! Ainda bem que os movimentos pró-amamentação estão ganhando cada vez mais visibilidade!

    ResponderExcluir

Obrigada!
Volte sempre!