segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Viajando com Crianças: Curitiba!

Se tem uma coisa que a gente ama é viajar, e nessas viagens o que a gente ama é turistar!
Eu gosto de conhecer a cidade em que viajo...conhecer os pontos turísticos, as principais avenidas, as comidas típicas, e até os shoppings! rss...



Muita gente fica surpreso em como faço para andar de um ponto a outro da cidade, parando em tudo quanto é lugar para conhecer, com duas crianças! 
E tenho duas dicas: Planejamento e paciência!

Dentro da parte do planejamento, uma coisa que nos ajuda muito é alugar um carro! Nós poderíamos muito bem fazer os passeios de ônibus, uber ou ate mesmo caminhando... mas vou citar algumas vantagens de se alugar um carro quando se tem criança:
- Agilidade: Com o carro, nos conseguimos visitar muito mais lugares por dia que com ônibus ou uber... pois não perdemos tempo esperando o transporte.
- Segurança: De ônibus ou uber, as crianças andam sempre sem as cadeirinhas de segurança... alugando-se o carro, podemos alugar junto as cadeirinhas ou assentos, então as crianças estarão sempre protegidas.
- Liberdade: Com o carro alugado, podemos mudar os planos de ultima hora ou até mesmo atender a algum capricho da criança... seja voltar para o hotel porque estão cansados, ou até mesmo desviar a rota para tomar um sorvete!
- Custo x beneficio: Não posso e não sei dizer se alugar um carro fica mais barato que pagar uber para todos os lugares que fomos, mas com certeza pensando em Custo x Beneficio, é certeza que vale a pena!

E sobre paciência, só tenho a dizer que em viagens com crianças, por mais que planejamos tudo, devemos ter em mente que algo pode não sair como planejado! As crianças podem ficar cansadas, podem enjoar no carro, podem dormir, uma serie de fatores!
Mas temos que ter paciência e tentar contornar todos estes imprevistos da forma mais leve possível!

Ficamos no Paraná sete dias...
Quando digo que ficamos no Paraná, é porque no fim de semana descemos para Matinhos, para pegar uma praia!
Vou resumir em dias tudo que fizemos, para ficar mais fácil e quem sabe até ajuda-los a montar um roteiro legal né?

1° Dia -  Quarta-Feira:

Chegamos em Curitiba as 10:00 da manha e fomos direto pegar o carro que alugamos...
Alugamos na Foco Locadora, confesso que achei estranho pegar o carro com tanque vazio e ter que devolver vazio, mas fora isso foi tudo tranquilo!
Só passamos no Hotel, deixamos tudo la e ja fomos bater perna!







Mercado Municipal
Na rua do nosso hotel ja ficava o mercado municipal, então caminhamos até la para conhecer! Adoramos... bem parecido com o daqui mas bem mais organizado... com muita fruta, e frutos do mar tambem! o que nos chamou atenção tambem era a variedade de lojas de artigos vindo do japão!

Ah, aproveitamos tambem para comer um pastel famoso, de carne seca com pinhão! Confesso que achei maravilhoso!




Jardim Botânico
Saímos do Mercado e fomos direto para um dos pontos turísticos mais famosos de Curitiba: O jardim Botânico! Demos o azar de pegar ele pouco florido!
Dizem que na época que os canteiros estão floridos la fica maravilhoso... e ja achei sem florir, imagina florido???







Shopping Estação


Saímos do Jardim Botânico e fomos passear no Shopping estação! Mas não se engane que não foi um passeio turístico! O Shopping foi construído em uma antiga estação de trem... então a estrutura do shopping é linda... como uma estação bem antiga mesmo!

Além de ter um trem de ferro de verdade dentro dele!






Rua 24 horas     
                                                       
Voltamos para o Hotel, tomamos banho e já saímos de novo... agora para a rua 24 horas! Unico passeio que "falhou"... nos achamos que realmente ela era 24 horas, mas não! o comercio dela fecha a noite e só ficam os barzinhos... o que não foi de tudo ruim...

Mas dizem que antigamente realmente a rua funcionava 24 horas por dia!


2° Dia - Quinta-Feira:







Unilivre


Começamos o dia visitando a Universidade Unilivre
A universidade foi construida toda no meio de uma reserva... e a entrada é por esta pontezinha ai que da direto em um lago comum paredão de pedras ao fundo... e depois as salas de aula foram todas construidas em uma torre que abriga um mirante lindo, de onde se vê o lago e toda a reserva!

Deve ser uma delicia estudar ouvindo os pássaros ne?




Parque Tanguá
Para mim um dos parques mais lindos de Curitiba! Amei este parque... como todos, ele tambem é bem cuidado e tem um mirante contruido para admirarmos a cidade! Ele fica bem no alto então a vista é bem linda!





Parque Tingui /Memorial Ucraniano
Os dois ficam bem um do ladinho do outro! Aqui eu tive uma surpresa boa e uma não tão boa! A boa é que o Memorial Ucraniano é lindo... a construção muito bonita, tem uma pequena exposição de Pêssankas, que são ovos pintados (tradição Ucraniana) e os jardins também são lindos...

Mas o parque Tingui, eu esperava mais... pelo que vi é bem uma área verde que as pessoas usam para se exercitarem mesmo!







Parque Barigui
Este parque também é usado muito para caminhada, corrida ou bike... mas ele é mais atrativo! tem mais agua... algumas quedas d'agua... bem bonito mesmo!
Na volta ainda passamos no Shopping Muller... Ele está passando por uma reforma, mas memo assim muito amplo e estruturado!
Se alguém ai estiver já pensando que sou viciada em shoppings... acertou! Hahaha



3° dia - Sexta-Feira:






Museu Oscar Niemeyer
Passeio bem necessário pois faz parte do turismo de Curitiba, mas quem se interessa por arte, claro, curte mais!

O que me deixou bem decepcionada foi "o olho"... que é a parte superior do museu... eu esperei que ali teria algo bem bacana... mas não! faz-se um suspense para chegar la, e só se vê uma sala escura com uma única escultura de lâmpadas! Bem decepcionante.

Mas devo ser meio leiga para artes né? rss...


Bosque do Papa / Memorial PolonesEste eu amei! o Bosque do Papa nada mais é que um bosque mesmo... com uma trilha! Mas o memorial Polones é uma graça!

São várias casinhas de madeira, e em cada uma tem alguma parte das tradições polonesas... uma delas tambem tem alguns artigos do papa Joao Paulo II. Em uma outra tem uma capela... este bosque foi visitado pelo papa em 1980.



Parque do Alemão

Este é um passeio bem legal para crianças.. apesar de ter uma trilha um pouco longa, os meninos conseguiram andá-la toda! Ao longo dessa trilha, vai sendo contada a historia de João e Maria até chegar na casa da Bruxa... que realmente existe!

Nela tem uma biblioteca infantil onde fica uma funcionaria vestida de bruxa contando historias!
No final do parque ainda tem um portal lindo... inspirado nas construções alemãs!

Dica: comece o parque por cima... assim você pega o sentido certo da historia!




Torre panorâmica

Um dos únicos passeios pagos que nos fizemos!
Pagamos R$6,00 inteira R$3,00 crianças maiores de 5 anos e idosos.

Desta torre consegue-se avistar a cidade inteira... mas inteira mesmo!!!! em cada ponto cardeal da vista há uma plaquinha direccionando os visitantes sobre o que pode-se avistar daquele ponto!

4° Dia - Sábado:

Descemos para a Praia!!!
Para irmos para Matinhos, temos duas opções... ir pela BR277 em que se gasta uma hora em média ou passarmos pela estrada da Graciosa! Que demora mais, tem bem mais curvas, mas é um passeio e tanto! Optamos pela Graciosa!






Estrada Graciosa

Considerada uma das estradas mais lindas do Brasil, as curvas valem a pena! Rodeada por flores dos dois lados e preservando ainda o pavimento original de 1873.





Morretes

Paramos em Morretes para almoçar! Uma cidadezinha linda.. pequena...
O turismo lá gira em torno do Rio! Vários restaurantes perto da ponte tradicional da cidade, alem de uma feirinha de produtos artesanais! Bem legal!

Ah, o forte lá é banana... então na cidade toda você consegue comprar pacotes e pacotes de doces da fruta!




Matinhos

Chegamos em Matinhos por volta das 14:00 e como bons mineiros já corremos para a praia né? mesmo o tempo estando um pouco nublado!

Vale muito a pena, em uma visita a Curitiba, esticar até Matinhos!

A praia é perfeita para crianças... areia fininha, mas raso e com ondas moderadas!

E o melhor... a agua não é gelada igual as praias do litoral do Rio não!

5° dia - Domingo:



Caiobás - Matinhos
No domingo fomos conhecer Caiobás, um bairro de Matinhos onde fica a praia mais "elitizada".

É la onde ficam os maiores prédios, as melhores casas de temporada... e também onde em alta temporada ficam as "badalações".

Nós não entramos na praia la, voltamos para Riviera, que era o bairro em que estávamos ficando!



6° dia - Segunda Feira:



Na segunda feira pegamos mais uma praia, porque somos mineiros né? E era o dia que o sol estava melhor! Depois do almoço voltamos para Curitiba! Nos voltamos pela BR277 e gastamos uma hora... estrada boa, mas muito cheia de caminhos por causo do porto paranagua que fica ali naquela região!




Ah... neste dia chegamos cansados... mas ainda fomos ao Shopping Palladium jantar! Otimo Shopping... muito grande e com boas lojas!
7º dia - Terça-Feira:

Dia de ir embora!!!! Nosso voo era as 15:00 e antes disso eu queria resolver uma frustração!!
Em nosso segundo dia, Fomos a Ópera de Arame mas ela estava fechada para reforma... no final de semana ficamos sabendo que era tinha reaberto! Eu não perdi tempo e fui conhece-la antes de voltar pra minha terrinha!








Parque São Lourenço
Chegamos a Ópera de Arame as 08:30, mas para nossa surpresa ela só abriria as 10:00... então para não perdemos este tempo, fomos a um parque bem la perto, o Parque São Lourenço!

Também um parque mais usado para esportes, mas omo todos, muito lindo!
Ópera de Arame
A opera de Arame é linda! Muito linda...

Ela foi construída em 1992 e foram gastos somente 75 dias para a finalização da obra! Prazo que impressiona por sua grandiosidade!
Ela é rodeada por um lado e o piso é todo vazado... onde se pode ver la em baixo!

Ela recebe vários shows de artistas famosos, inclusive internacionais!
Depois disso voltamos para o Hotel, tomamos banho e partimos em direção ao nosso lar!

Algumas dicas legais:

- Ficamos no Hotel Nacional Inn da Mariano Torres, um hotel ótimo que fica no centro da Cidade, então era fácil sair para qualquer lado da cidade.

- A gasolina lá é mais Barata!

- As ruas são lindas e as pessoas muito educadas! Nos falaram que os Curitibanos são frios e fechados... nós não achamos não! Muito pelo contrário.

- O tempo lá é meio doido... alguns dias fizeram calor e outros frio!

- Fique o tempo todo com a camera/celular ligado! Tudo la é lindo e rende varias fotos maravilhosas!

Seguem mais algumas fotos, nas legendas explico onde é cada uma!


Jardim Botânico!

Jardim Botânico - Perfeito para um piquenique

Mirante da Universidade Unilivre

Memorial Polones 

Mercado Municipal

Shopping Estação

Mirante da Unilivre


Parque Tanguá - o meu preferido

Museu Oscar Niemeyer

Memorial Polonês

Portal do Bosque do Alemão

Curitiba é realmente uma cidade encantadora! Tudo é muito limpo e bonito!
Recomendo o passeio...
Mineiro tem mania de só viajar para praia (e olha que conseguimos conciliar) mas temos que deixar de lado essa mania e viajarmos mais para explorar as belezas e historias!
Isso enriquecerá imensamente a memória e a vida de nossos filhos!

Quem ai já foi em Curitiba? O que achou?
Me conta aqui!

Beijos e mais Beijos









_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!