sexta-feira, 28 de julho de 2017

Roteiro de Férias: Onde Ir em Jeri

Me leve pra longe agora
O que nos espera lá fora
É mais do que a gente sonha
Mais do que a gente sabe
(Me Leve - Plutão já Foi Planeta)

Julho chegou! Férias! Conforme prometido em meu último post (clique aqui para visualizar: Roteiro de Férias: Vila de Jeri), hoje vou falar um pouquinho sobre alguns passeio para fazer por Jeri: Duna do Pôr do Sol, Pedra Furada, Igrejinha e Praias...

Jeri é aquele lugar paradisíaco, onde as pessoas estão conectadas com a energia boa que a natureza e seus fenômenos trazem e, por isso, os melhores pontos turísticos são as maravilhas naturais da região.  




 Praia de Jericoacoara - Praia Principal 

A Praia de Jeri fica de frente para a vila e é mais agitada no fim do dia. A maré interfere diretamente nessa praia. O mar recuava muito durante a manhã e subia rapidamente ao longo do dia. No fim da tarde, o mar quase invadia a vila, a água ficava quente e praia virava um piscinão.





 Praia da Malhada 

Para chegar à Praia da Malhada (ou Praia Malhada), basta seguir o canto direito a partir da Praia de Jeri, fica no caminho para a Pedra Furada.

Se a maré estiver baixa é possível ir pela praia, mas se estiver cheia tem que ir por uns jardins próximos aos bares do canto direito. É bem tranquilo o trajeto, bem deserto e passa em frente ao cemitério (para aqueles que não gostam). 

  



A praia é bem vazia e tem muitas pedras! É preciso cuidado, mas é bem legal para apreciar as conchinhas e a areia quente com tom laranja.
















 Duna do Pôr do Sol 

Eu sou amante dos fins de tarde. Adoro ver a luz do dia apagando e em Minas a gente tem o privilégio de sempre ter um belo pôr do Sol em um horizonte sempre cheio de cores e montanhas. Então para mim é difícil encontrar fim de tarde mais bonito do que os de nossas montanhas, mas tenho que admitir: Jeri tem o pôr do Sol mais lindo que meus olhos já assistiram. 



O fim do dia por lá é incrível! E foi só vivenciando que consegui entender porque o ritual diário costuma ser subir a Duna do Pôr do Sol para assistir ao entardecer e aplaudir o espetáculo dançante do Sol ao encontro do mar infinito. É uma energia! Uma conexão com a natureza, com a vida e as coisas simples. 

Ninguém perde o fim de tarde! É parada obrigatória subir a Duna ou, para aqueles que estão sem disposição, ficar na beira da praia ou mesmo dentro da água quentinha do mar. Experimentei todos e confesso que foi mais emocionante na Duna do Pôr do Sol.




A Duna do Pôr do Sol fica no canto esquerdo da praia de Jeri e tem cerca de 30 metros. Todo dia por volta de umas 17 horas começávamos a subir. Um tempinho antes do fim do dia para aproveitar a paisagem lá de cima, tirar umas fotos, curtir as artes que o pessoal passa vendendo ou apresentando e comer ou beber alguma coisinha das barraquinhas que ficam no topo da Duna. 










As dicas são: levar um óculos para proteger os olhos dos ventos carregados de areia e descer a Duna escorregando com alguma coisa (eu e meu filhote descemos sem nada, só de bumbum mesmo, e foi bem divertido também).



 Pedra Furada 

Provavelmente quase todo mundo já viu uma foto da Pedra Furada porque é cartão-postal de Jeri e até mesmo do Ceará. 

É uma verdadeira aventura! Você pode ir pela praia, apenas quando a maré estiver baixa, ou ir pela chamada Trilha do Serrote, um morro que chega por cima do local. 

Indo pela praia, basta seguir o canto direito a partir da praia de Jeri, passando pela praia Malhada, e ter muita disposição para andar entre as formações rochosas até a Pedra Furada. São muitas pedras! Recomendo tênis para a aventura e muito cuidado para não machucar nas muitas pedras. 

Indo pela Trilha do Serrote também exige disposição. Todo mundo diz que o trajeto é entre 30-40 minutos, mas depende muito, principalmente se estiver com crianças. O caminho é "mais fácil" porque não tem as pedras da beira da praia, mas tem um belo morro para ir. A paisagem lá de cima é muito bonita e é possível ir até o farol. 




Disse no outro post que Jeri tem temperaturas elevadas e que parece só existir uma estação por lá: verão! Então, esteja equipado de protetor solar, óculos, roupas e adereços para proteção do Sol e muita, mas muita água. 

Eu estava com meu filho de 5 anos e não tive coragem de continuar em nenhuma das duas opções de ida para a Pedra Furada, nem pelo morro, nem pela praia cheia de pedras. Meu filho já pedia água e sombra, não arrisquei fazer essa aventura. 

Fiquei um pouco tristinha porque queria conhecer o local, mas acabei descobrindo que existia um barquinho que saia da praia de Jeri e levava até a Pedra Furada. É uma ótima opção para quem está com criança pequena. Não tem esforço! Apenas para subir e descer do barco e no caminho ainda pudemos avistar as famosas pedras da Tartaruga e do Jacaré.

Fomos em torno de 14 horas, mas há quem vá ao fim de tarde para assistir o pôr do Sol por lá.







 Igrejinha 

Dizem que a igrejinha de Jeri foi construída na década de 60 por moradores e com pedras do morro do Serrote

É conhecida por Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima ou Igreja Nossa Senhora da Consolação e é uma gracinha! Com certeza um dos pontos mais bonitos da vila. 






Espero que tenham gostado de saber um pouquinho mais sobre Jeri. 

Aguardem o próximo post, pois contarei sobre os passeios em lagoas da região.

Abraços!







_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!