quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Seja o presente que seu filho quer ter! Dicas para aproveitar o Natal com as crianças


Já vou logo começando o meu texto com um esclarecimento: Não sou contra dar presentes para os filhos no Natal!! Mas...realmente acredito e defendo que o melhor presente que o seu filho quer e pode ter é a sua presença.

natal com crianças

Para minha família, que é cristã, o Natal sempre teve um significado relacionado à nossa crença, ou seja, Natal é nascimento de Cristo. Acredito que, mesmo para famílias que não são cristãs, a data não deixa de ter um significado especial possibilitando momentos de reflexão e união. Desde que João nasceu, essa data que já era especial pra mim, tornou-se ainda mais importante e esperada durante todo o ano. Não porque é uma época de se dar e ganhar presentes, mas pela essência e resgate que esse momento nos proporciona nos fazendo pensar no que realmente importa nessa vida.

Como disse, não sou contra dar presentes no Natal desde que esses presentes não sejam o principal evento da data atendendo ao apelo consumista com que somos bombardeados nessa época. E desde também que não comprometa o orçamento da família e que não seja incoerente com a nossa filosofia de vida. Por exemplo, lá em casa já combinamos que não compraremos presentes exacerbadamente caros e nem brinquedos eletrônicos, celulares, tablets ou afins. Mas esse é o combinado da MINHA família. O importante é que cada uma tenha suas regras e seja coerente com elas. 

Enfim, definitivamente Natal é uma data especial e que mexe com as emoções da maioria das pessoas. Então, porque não deixar essa data ainda mais significativa e construir memórias afetivas para nossas crianças dando a elas aquilo o que é mais precioso e que dinheiro nenhum pode comprar? Ou seja, o nosso tempo e a nossa atenção! E é com essa proposta que venho aqui hoje compartilhar com vocês algumas sugestões e fotos sobre atividades que costumo realizar com o João nessa época do ano. São sugestões muito simples, mas poderosas porque deixam marcas na memória, algo que ninguém pode tirar!

Então, vamos lá! Algumas dicas para se aproveitar o Natal com as crianças:

 Monte a árvore de Natal com seu filho. As crianças adoram isso!

 Monte também um presépio como se estivesse fazendo uma encenação. Vá inserindo os personagens e contando sobre a história do nascimento de Cristo.

 Explique o que o Natal significa de acordo com a crença de sua família. Conte histórias, leia livros e mostre vídeos sobre o tema. Uma linda sugestão de vídeo você encontra aqui.

 Personalize o presépio ou a árvore com elementos ou brinquedos que sua criança goste.

 Escreva uma carta para o Papai Noel junto com o filhote. Se sua criança ainda não está alfabetizada, a escrita pode ser um desenho. Temos aqui um post com ótimas dicas para essa atividade!

 Selecione brinquedos para serem doados. Mas nada de fazer isso sozinho, é muito importante que a criança participe desse momento.

 Vá passear e conhecer a decoração de Natal da sua cidade. Temos muitas sugestões aqui no Roteirinho de Dezembro!

 Leve seu filho para participar das atividades e oficinas relacionadas ao tema que estiverem acontecendo em sua cidade.

 E por fim, mas não menos importante... aproveite o feriado e brinque MUITO com sua criança! Vá até um parque, praça ou simplesmente brinque em casa mesmo. O importante é passar tempo junto e de qualidade com as pessoas que você ama! Seja o presente que seu filho quer ter!


natal com crianças
Passeio para conhecer a decoração de Natal do Shopping Del Rey 

natal com crianças
A família ilustrando o significado do Natal em cada cantinho da casa

natal com crianças
Oficinas natalinas

natal com crianças
Montando o presépio tradicional

natal com crianças
Tradicional passeio pela Praça da Liberdade

natal com crianças
Montagem da árvore de Natal

natal com crianças
Nossa árvore personalizada com fotos

natal com crianças
Construção de um presépio personalizado que fizemos com Lego

natal com crianças
E a tradicional foto com os primos ao pé da árvore!
Espero que tenham gostado das sugestões e que pratiquem bastante TEMPO JUNTO neste Natal! Afinal, como já disse um belo escritor...


"Bons pais atendem, dentro das suas condições, os desejos dos seus filhos. Fazem festas de aniversário, compram tênis, roupas, produtos eletrônicos, proporcionam viagens. Pais brilhantes dão algo incomparavelmente mais valioso aos filhos. Algo que todo o dinheiro do mundo não pode comprar: o seu ser, a sua história, as suas experiências, as suas lágrimas, o seu tempo."



Trecho do livro "Pais brilhantes, professores fascinantes" de Augusto Cury



Feliz Natal!




_

3 comentários:

  1. Lindo texto Tatá! Feliz Natal amiga querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dani! Feliz Natal pra vc e sua família linda também! ❤

      Excluir
    2. Obrigada, Dani! Feliz Natal pra vc e sua família linda também! ❤

      Excluir

Obrigada!
Volte sempre!