quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Corrida para iniciantes: Eu nunca vou conseguir correr!

Eu achava que existia um grupo de pessoas que nunca conseguiria correr e para completar, eu estava nele! Por quê? Bom, eu não operei minha adenoide quando criança, fiz um tratamento homeopático e a hipertrofia deu uma diminuída, mas minha respiração não é lá grandes coisas. Fora isso, minha perna é torta, não é levemente torta não, é bem torta! Tenho joelho valgo que  é um tipo de desvio mais comum em mulheres, conhecido como joelho em X. Esse problema restringe a prática de atividades físicas de forte impacto, por aumentar o risco de lesões. Para você ler mais sobre joelho valgo acesse aqui.

Corrida para iniciantes: eu nunca vou conseguir correr!
Corrida da Infantaria



Então, depois de duas tentativas sem sucesso para corrida, após um ano sem qualquer tipo de atividade física depois do parto, entrei para uma turma de circuito funcional. Neste grupo éramos incentivadas a correr toda segunda-feira e sábado. Comecei a amar os treinos e não era uma opção ficar fora da corrida. Foi aí que descobri que era possível iniciar mesmo com minhas dificuldades.

Fizemos um treino a partir de fevereiro para estarmos em condições de correr os 5 km da Corrida da Infantaria em maio, com tranquilidade. Começamos com FartLek contado em minutos andando e minutos correndo. Depois de um tempo assim, iniciamos com a contagem de distância em algumas centenas de metros, correndo e andando. Assim foi por um tempo, sempre progredindo na corrida, diminuindo os intervalos de caminhada, até corrermos direto.

Corrida para iniciantes: eu nunca vou conseguir correr!
Meninas do Comandos Training

Para quem nao conhece o treino Fartlek acesse o blog Eu Corredor de Rua e dê uma olhadinha. É excelente para melhorar o desempenho nas corridas até para quem já corre. Para mim foi o caminho para não ter lesões com meu joelho valgo fortalecendo a musculatura, aprender a controlar a respiração e finalmente correr!

Cheguei em Maio correndo 7 km com tranquilidade e fiquei em 11 lugar em minha categoria. Para mim, foi como ganhar uma medalha de ouro! Não acreditei que consegui terminar bem e que estava correndo!

Corrida para iniciantes: eu nunca vou conseguir correr!
É mais fácil quando se tem companhia! Amiga e exemplo de superação!

Em nosso blog temos uma corredora de mais tempo, a Thaísa, que já escreveu sobre "Etiqueta" da Corrida de Rua, o que é muito importante para quem resolve se aventurar pelo asfalto que está cada vez mais cheio de gente em busca de uma qualidade de vida melhor e mais saudável. Coisa boa!

Se você quer começar a correr e não sabe por onde, indico de cara que faça uma avaliação física! É a primeira coisa a ser feita quando resolvemos praticar alguma atividade, procure um fisioterapeuta, educador físico, uma academia ou personal para te avaliarem. A partir daí, dá pra ir sozinho, respeite o seu corpo e vá no seu rítimo, mas sempre tentando se superar, é isso que vicia! No site Help My Fitness, achei um treino para iniciantes bem parecido com o que eu comecei: 

"Iniciante:
3x por semana em dias alternados
2 semanas, sendo: 2 minutos caminhando, 1 minuto correndo alternadamente por 30 minutos.
2 semanas, sendo: 2 minutos caminhando 2 minutos correndo por 40 minutos.
2 semanas, sendo: 5 minutos caminhando, 5 minutos correndo por 40 minutos.
2 semanas, sendo: 1 minuto caminhando, 5 minutos correndo por 36 minutos.
2 semanas, sendo: 5 minutos caminhando 10 minutos correndo por 45 minutos.
2 semanas, sendo: 5 minutos caminhando 20 minutos correndo.
2 semanas, sendo: 30 minutos correndo em terreno plano.
30 minutos correndo em terreno variado."
Vai que dá! Acreditem!
Sucesso no asfalto!
Beijos



Aline Caldas Viterbo

_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!