quinta-feira, 23 de julho de 2015

Quarto da Cecília 3: Espelho e Barra

Pra quem acompanha o nosso blog, não é novidade posts que contam sobre o quarto montessoriano da Cecília. Iniciei contam sobre minha pesquisa e definições do que ficou para mim sobre O que é o Quarto Montessoriano. Após resolvi pintar uma Casinha e contar para vocês sobre a escolha do tapete e rodízio de brinquedos.

Hoje vou trazer mais dois elementos que ficam em uma mesma parede: O espelho e a barra!

A barra auxiliou muito no desenvolvimento motor da Cecília, antes de andar ela já se apoiava na barra para ficar em pé. pegar objetos que eu pendurava e andar com apoio em marcha lateral. Depois que coloquei o espelho virou festa e o agachamento era constante! Sua diversão era ver a "imagem" do espelho acompanhando seu movimento de abaixar e levantar.
Essa "barra para bebês" não é nada mais nada menos do que uma barra para pendurar cortina! 


Para falar sobre o espelho vou usar um artigo da Crescer que resume muito bem a atração que os bebês sentem por esse objeto. Antes quero contar para vocês que optei por um espelho de acrílico, que não quebra facilmente e é recomendado para crianças e bebês.
Vamos ao artigo que você pode ler na íntegra aqui:

"A fascinação com a imagem do espelho é comum entre os bebês já a partir dos primeiros meses de vida. É o encantamento de quem está aos poucos descobrindo o mundo à sua volta, aprendendo a reconhecer as pessoas com quem desenvolve uma ligação de afeto, tomando consciência a respeito de si mesmo. Ao brincar com o reflexo, a criança sorri, produz sons, faz gestos. Tudo isso ajuda na aprendizagem da fala.
Por etapas 
Você pode imaginar jeito mais divertido de ajudar seu filho a realizar tantas conquistas? As reações da criança mudam conforme a faixa etária. Com 6 meses, o bebê já consegue reconhecer ali a figura da mãe. Chega mesmo a olhar alternadamente a mãe do espelho e a que está ao seu lado. A vontade de se comunicar mais ativamente com as imagens refletidas aparece por volta dos 8 ou 10 meses. Eles tocam no espelho na tentativa de pegar figuras. Isso quando não tentam mordê-las. Não demora e puxam o espelho, procurando investigar se o que enxergam não estaria por trás da superfície refletora. Somente lá pelos 18 meses é que o bebê descobre que é dele a imagem que vê no espelho. Aí a festa é total: ele começa a ter noção do corpo completo. Até então, via-se aos pedaços: as mãos (já reparou que seu filho é capaz de ficar horas olhando a mãozinha?), os braços, as pernas. A brincadeira fica ainda mais divertida com a infinidade de caretas e personagens que as crianças adoram representar na frente do espelho. Que tal aproveitar e se divertir junto com o seu filho? Ele vai adorar!" fonte: Crescer


E quem disse que não dá para brincar com amigas no espelho e barra?
Ta aí uma diversão em dupla com a Manu!


Beijos.


Aline Caldas Viterbo
contato@mamaesortuda.com



_

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada!
Volte sempre!